Combate à podridão vermelha do sisal ganha reforço


A Câmara Setorial de Fibras Naturais do Estado da Bahia lança uma campanha de prevenção e controle da podridão vermelha. A doença, também chamada de Podridão do tronco do sisal, é causada por fungos e transmitida principalmente pelo uso de ferramentas infectadas em plantas sadias. O problema vem trazendo sérios prejuízos para a cadeia produtiva do sisal do Estado da Bahia.

A campanha é uma das ações do Nivelamento de Informações sobre a Prevenção e Controle da Podridão Vermelha do Sisal, evento que acontece na terça-feira (10 de agosto), no Auditório da Casa Brasil, em Valente. Especialistas da Adab e da UFRB vãp apresentar a situação atual da doença, métodos de prevenção e controle e mostrar pesquisas.

A cultura do sisal gera a renda que possibilita a sobrevivência de aproximadamente 700 mil pessoas em mais de 260 mil hectares da cultura, distribuídos em 74 municípios do Semiárido baiano, englobando os territórios do Sisal, Chapada da Diamantina, Piemonte da Diamantina, Semiárido Nordeste II, Sertão do São Francisco, Piemonte do Paraguaçu, Bacia do Jacuípe, Irecê, Vale do Jiquiriçá e Piemonte Norte do Itapicuru. Sendo que em mais da metade destes o sisal é a fonte de renda mais importante.

O Brasil é o maior exportador de sisal do mundo, com uma produção anual de 119 mil toneladas, o que corresponde a 56% da safra mundial. É também o maior produtor mundial de sisal, com uma fatia de 40% do mercado. A Bahia é o principal produtor de sisal do território brasileiro, contribuindo com 94% da produção nacional.
No estado da Bahia, o sisal representa o segundo produto na pauta de exportação agrícola, tendo uma grande importância social por envolver aproximadamente 150 mil famílias que encontram no sisal a única fonte de renda. Os grupos reunidos em Arranjos Produtivos Locais (APL) são apoiados pelo Governo da Bahia, através do programa Progredir, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Fonte; http://www.secti.ba.gov.br/index.php/noticias/35-secti/514-combate-a-podridao-vermelha-do-sisal-ganha-reforco.html  

Nenhum comentário:

Postar um comentário