17 de Dezembro de 2009 (Quinta-Feira)

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.



Versículo do dia;
Assim diz o SENHOR: Guardai o juízo, e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, para se manifestar.
Isaias 56;01



Informação sobre saúde:

Manter o cérebro ativo é a senha da longevidade
Um dos maiores temores do envelhecimento é a perda da autonomia, especialmente quando ela vem acompanhada do declínio das funções mentais. Nesse terreno, as demências são os maiores fantasmas que assombram quem cruza a fronteira da terceira idade. São síndromes que envolvem o comprometimento de funções cognitivas sem, no entanto, afetar a consciência da pessoa. Essas doenças afetam especialmente a memória, a inteligência, a capacidade de orientação, de julgamento e de convívio social.Elas podem ser degenerativas, como o Mal de Alzheimer, ou secundárias, em conseqüência de algum outro mal, por exemplo a arteriosclerose, o hipotiroidismo ou o alcoolismo.

Entre os transtornos psiquiátricos, a depressão está entre os problemas mais comuns nessa faixa etária. Em alguns casos, pode até sinalizar a instalação de outra doença, como o Parkinson.

Um dos segredos para manter a cabeça jovem é manter-se ativo a vida inteira. É preciso investir em relacionamentos, em hobbies, em atividades que exijam concentração e interação social. Tudo isso favorece a massa cinzenta. Os especialistas recomendam, por exemplo, que os idosos façam trabalhos manuais, leiam muito, aprendam coisas novas. A leitura, especificamente, melhora atenção, memória e fluência verbal, revelou um estudo americano com mais de 500 idosos.
http://www.minhavida.com.br/conteudo/1475-Manter-o-cerebro-ativo-e-a-senha-da-longevidade.htm

MANCHETES:

APAEB participa de oficina Estadual de Controle Social do Programa de Aquisição de Alimento
A Oficina Estadual de Controle Social do Programa de Aquisição de Alimento (PAA) reuniu na manhã da ultima quarta-feira (16), no auditório da União dos Prefeitos da Bahia, em Salvador, agricultores e gestores baianos com o objetivo de articular um debate sobre participação da sociedade civil no acompanhamento, monitoramento e fiscalização do programa.

Do evento, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), participaram mais de 100 agricultores familiares, gestores e beneficiários ligados ao PAA, representantes de conselhos e entidades como a APAEB que foi representada pelo seu gerente de projetos produtivos Gerlândio Araújo.

Além da parceria com o Governo do Estado, o PAA trabalha também com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e com prefeituras municipais. No município de Lauro de Freitas, quase R$ 2 milhões já foram investidos no PAA.

PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos foi criado em 2003 dentro da estratégia Fome Zero. Ele tem o objetivo de garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. São ações vinculadas à distribuição de produtos agropecuários para essas comunidades, à regularização de preço justo e à formação de estoques estratégicos.

Dois programas são operacionalizados pela Sedes - o PAA Leite e o Compra Direta Local da Agricultura Familiar. O primeiro é um programa de ação continuada, em que o Estado compra o leite na mão de pequenos produtores e distribui diariamente 100 mil litros por dia a crianças e povos tradicionais de 162 municípios do estado.

No Compra Direta Local da Agricultura Familiar, que acontece em 20 municípios baianos, o Estado adquire os produtos diretamente do agricultor familiar e os distribui para a rede socioassistencial local.
http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2009/12/16/agricultores-e-gestores-discutem-o-paa

Experiência de desenvolvimento adotada no Território do Sisal será apresentada em Dubai
Uma das experiências desenvolvidas no Território da Cidadania do Sisal, na Bahia, vai ganhar visibilidade internacional em 2010. A presidente do Colegiado Territorial, Gilca Morais, vai a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, apresentar as ações do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira (Codes Sisal) no Território.

Eleito pelo Prêmio Caixa Melhores Práticas, da Caixa Econômica Federal, como uma das 20 experiências brasileiras mais bem-sucedidas em gestão local, o Codes Sisal vai receber o prêmio de R$ 25 mil. O dinheiro será aplicado em melhorias na gestão do território e na infraestrutura do Colegiado, como afirma Gilca Morais. “Pretendemos investir na formação político-social dos atores sociais e na compra de equipamentos para nossa sede”.

O Codes Sisal ganhou destaque por causa das deliberações em favor do fortalecimento da agricultura familiar, da educação no campo, da preservação do meio ambiente, da promoção da saúde, de obras de infraestrutura e de incentivo à comunicação.

Hoje, 20 prefeituras e 20 entidades da sociedade civil entre as quais está a APAEB compõem o Conselho e organizam projetos que podem ser aplicados em outros Territórios Rurais, como, por exemplo, a constituição de Rede Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural e formação das cadeias produtivas de ovinocaprinocultura, apicultura e sisal para dinamização da economia.

Origem

Criado em 2002, o Codes Sisal foi uma iniciativa local que antecipou a implantação dos Colegiados Territoriais pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais (Pronat).

O Codes Sisal nasceu a partir da necessidade de os movimentos sindicais de trabalhadores rurais discutirem políticas públicas com os gestores locais. Em quase oito anos de existência grupos sociais, cooperativas e prefeituras foram beneficiados diretamente pelas ações, projetos e programas desenvolvidos pelo Codes Sisal.
http://www.mda.gov.br/portal/index/show/index/cod/134/codInterno/23073

ACONTECE

Projeto sexta-feira 18-12-09
Com os Miserávões do Forró
As 22hs no clube da APAEB
Não perca!