Sexta-Feira, 21 de Maio de 2010

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.
Versículo do dia;

Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá
Isaias 43;10

Aniversariante:
Daniel de Araujo Santos / Setor de Informática

Manchetes do Dia:

Acontece hoje projeto sexta-feira especial com Violão de Ouro no clube da APAEB

O clube da APAEB sedia hoje projeto sexta-feira especial com a participação de uma das bandas mais
romanticas do Brasil conhecida como Violão de Ouro ( http://www.bandaviolaodeouro.com.br/ ) a banda tem por vocalista o alagoano José Roberto de Souza, o então "Roberto Violão de Ouro". Neste projeto especial  o objetivo de valorizar o artista da região não será deixado de lado, além da banda Violão de Ouro, haverá tambem a participação de Kiko Venturini de Valente. A festa terá inicio a partir das 21 hs, ingressos custam apenas cinco reais.
Maiores informações ligue (75) 3263-3900

 
Agroecologia é modelo ideal para uso da terra, diz especialista

De acordo com a especialista, pioneira da agroecologia no Brasil, Ana Primavesi , o uso de adubos químicos faz com que o solo se torne "compactado", impossibilitando que a água da chuva penetre, provocando erosão e enchentes. Com o fenômeno, secam os rios, esquenta o solo e, consequentemente, aquecem o ar e o clima. "Tudo isso resulta em baixas colheitas, 12,6% a menos por cada grau que a temperatura sobe. Outro dado preocupante é que, a cada ano, cem milhões de hectares se desertificam", alerta Ana Primavesi.

"A agricultura química sacrifica o solo e a água. Com ela, a terra só produz de sete a oito anos; depois morre. E será preciso despejar toneladas de produtos para gerar um alimento pobre em proteínas", disse. Ana acredita que esse modelo não foi feito para produzir mais alimento. Sua finalidade é industrial.

Segundo Ana, a agricultura orgânica é uma pratica muito trabalhosa, precisa-se usar composto, produz-se pouco e é necessário ser certificada, com custo caro".

Na agroecologia a agricultura é vista como um sistema vivo e complexo, inserida na natureza rica em diversidade, vários tipos de plantas, animais, microorganismos, minerais e infinitas formas de relação entre estes e outros habitantes do planeta Terra.

A Agroecologia também é definida como a produção, cultivo de alimentos de forma natural, sem a utilização de agrotóxicos e adubos químicos solúveis.

Na agroecologia Trabalha-se a conservação do solo ao invés de destruí-lo com arações e gradagens sucessivas. Em vez de se eliminar os inços, aprende-se a trabalhar a parceria entre as ervas e as culturas, entre as criações e as lavouras.

No próximo programa vamos conhecer algumas técnicas agroecológicas

Informação sobre saúde:

Campanha de vacinação contra H1N1 é prorrogada até 28 de maio

A campanha de vacinação contra a Influenza A (H1N1), que se encerraria na sexta-feira (21), foi prorrogada até o dia 28 deste mês em todos os municípios baianos. A meta de imunizar aproximadamente sete milhões de pessoas no estado ainda não foi atingida. Dados preliminares do Ministério da Saúde apontam que, na Bahia, até às 17h desta quinta-feira (20), 54,42% do público alvo havia tomado a vacina.

A vacinação estará disponível para todos os grupos prioritários que fizeram parte das quatro etapas da campanha (trabalhadores de saúde, crianças de seis meses a dois anos, doentes crônicos e a população de 20 a 39 anos) nas quatro mil salas de vacina em todo o estado.


DICA CULINÁRIA:

Baião de Dois

Culinária típica do nordeste;
Rendimento: 6 porções

Quem vê a primeira vez acha que vai comer um simples arroz com feijão Errado! O baião de dois quando feito do jeito certo é uma receita inesquecível.

INGREDIENTES
1/2 kg de feijão de corda cozido(s)
2 xícara(s) (chá) de arroz cozido(s)
250 gr de queijo de coalho
1 copo(s) de manteiga-de-garrafa
250 gr de carne seca cozida(s)
250 gr de lingüiça calabresa defumada picada(s)
quanto baste de coentro picado(s)
quanto baste de cebolinha verde picada(s)

MODO DE PREPARO

Coloque a manteiga de garrafa numa panela,deixe aquecer e adicione a lingüiça.Refogue.

Adicione a carne seca desfiada. Refogue um pouco. Junte o feijão de corda escorrido misture. Coloque o arroz,misture. Coloque um pouco mais de manteiga de garrafa,misture novamente. Tempere com coentro e cebolinha e, por último o queijo de coalho picado, um pouco mais de manteiga de garrafa e misture novamente. Tempere com mais coentro e cebolinha.
Sirva quente.