Quarta-Feira, 03 de novembro de 2010

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 30 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Data comemorativa:

03 • Dia do Cabeleireiro
03 • Instituição do Direito e Voto da Mulher (1930)

Previsão do tempo:
Em Valente o sol aparece entre poucas nuvens, a temperatura varia entre a máxima de 33 e a mínima 20 graus, de acordo com Centro de previsão de Tempo e Estudos Climáticos CPTEC.

Versículos do dia;
Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas.
Romanos 13:1

Pensamento: Sim, há coisas que não concordamos sobre o nosso governo. Mas, Deus tem nos abençoado para gozar da proteção das autoridades onde moramos. Além disso, vivemos numa época de grande perseguição. Então, ao orar pelos líderes e agradecer a Deus pela nossa liberdade, não podemos esquecer dos daqueles que estão sendo perseguidos no mundo todo.

Manchetes do Dia:

Agricultura deve ter "inteligência climática", diz FAO

O mais recente relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), apela a que as agriculturas dos países em desenvolvimento se tornem inteligentes em termos de clima, para lidar com o desafio duplo da mudança climática e do crescimento da população. Estima-se que a mudança climática reduza a produtividade e a estabilidade agrícolas, e que os rendimentos já tenham diminuído bastante, com vários níveis de insegurança alimentar.

A publicação da FAO, refere que a produção tem de subir até aos 70% nas próximas quatro décadas para responder às necessidades alimentares da população mundial.

O relatório indica que devem surgir mudanças em setores, como o de produção alimentar, por exemplo, que tem de produzir mais alimentos, gastar menos e facilitar a venda dos produtos destes agricultores aos consumidores.

CATÁSTROFES NATURAIS

A agricultura nestes países tem um grande entrave que passa pela necessidade de resistência quanto às cheias, secas e outras catástrofes naturais, algo que necessita de uma melhoria da gestão agrícola e do uso de recursos naturais, como a água, as terras e as florestas.


V Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial

Analisar a evolução e as características atuais da pobreza rural e colher subsídios técnicos e institucionais com vistas à construção de uma agenda de políticas públicas para o enfrentamento do problema no Brasil, este é o objetivo do V Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial: estratégias de combate à pobreza , que acontece de 24 a 26 de novembro, em Recife.

Ao todo serão realizados cinco painéis a respeito do tema central, com a presença de especialista. “O V Fórum se insere nesse contexto de mudanças e reconhece a importância de colaborar na construção de uma proposta de agenda de políticas públicas de enfrentamento da pobreza rural no Brasil”, explicou Carlos Miranda, coordenador executivo do Fórum DRS.

O Fórum é dirigido aos atores sociais e representantes das organizações territoriais, gestores públicos, movimentos sociais, acadêmicos e entidades de fomento do Brasil e de outros países latinoamericanos. “A expectativa é que cerca de 500 pessoas prestigiem o evento”, afirmou Miranda.

As inscrições podem ser feitas no site www.promata.pe.gov.br. O interessado deve preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail vforumpe2010@promata.pe.gov.br.

TEMA - A edição de 2010 do Fórum aborda temas relacionados à natureza e dinâmica da pobreza rural e suas implicações nas estratégias para seu enfrentamento no Brasil. A escolha dessa temática fundamenta-se na constatação que a sociedade e economia brasileira sofreram profundas transformações estruturais nas últimas duas décadas, as quais incluem desde mudanças nas instituições em geral, na estrutura produtiva, no padrão de organização tecnológica, na dinâmica demográfica, que se associaram à configuração e redefinição dos espaços, tanto de territórios naturais como os socialmente construídos. Neste processo, a natureza e sentido da ruralidade mudaram, como conseqüência da aproximação com maior interação geográfica, econômica e cultural entre e o rural e o urbano.

Dica para uma alimentação saudável

4. Faça substituições

"Tente substituir alimentos mais pesados e gordurosos por versões mais leves sempre que possível: faça macarrão de palmito pupunha desfiado, arroz de couve-flor cozida, troque o presunto por peito de peru, compre o atum em água no lugar do atum em óleo, troque os queijos gordurosos por versões mais leves como o queijo cottage e a ricota, substitua o queijo parmesão ralado por ricota defumada e ralada." (Daniela Cyrulin, nutricionista da USP e da Instituto Saúde Plena).

http://www.minhavida.com.br/conteudo/11846-18-maneiras-de-seguir-uma-alimentacao-saudavel.htm?utm_source=news_mv_taeq&utm_medium=10_10_21&utm_campaign=alim_saudavel

Dica Culinária

Strogonoff de Carne Rápido

Categoria: Pratos Principais
Subcategorias: Carnes
Rendimento: 4 porções

Esta receita de strogonoff de carne é um pouco diferente da tradiconal. É feita com ingredientes mais simples, mas não diexa de ser muito saboroso.

INGREDIENTES

500 gr de alcatra em pedaços pequenos
1 lata(s) de creme de leite Mococa sem soro
100 gr de margarina Qualy Sadia
1 unidade(s) de cebola ralada(s)
1/2 lata(s) de Polpa de tomate
1 xícara(s) (chá) de palmito ou até mesmo milho em conserva
quanto baste de sal

MODO DE PREPARO

Coloque a margarina na panela e refogue a carne juntamente com a cebola. Quando a carne estiver cozida e a cebola se desfizer, coloque a polpa de tomate. Deixe cozinhar por uns 10 minutos. Apague o fogo e acrescente o creme de leite e os cogumelos, cortados em filetes.Misture bem e sirva acompanhado de arroz branco.

BOM APAETITE!!