Quinta-Feira, 18 de Fevereiro de 2010

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículo do dia;
O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei.
Salmos 28:7

Informação sobre saúde
Extrato de uva pode combater bactéria causadora da gastrite, diz estudo
Um novo estudo da Universidade de Clemson, nos Estados Unidos, indica que extratos de uva e seus compostos são eficazes em inibir a bactéria Helicobacter pylori, uma das principais causadoras de gastrite.

De acordo com os autores, a terapia com antibióticos é comprovadamente eficaz para um alívio inicial, porém, com o tempo, a bactéria pode adquirir resistência ao medicamento, levando o paciente a recaídas. E, apesar de extratos naturais de outras plantas, como brócolis, alho e chá verde já terem sido testados contra a bactéria, ainda não havia sido avaliadas as uvas, com seus altos níveis de antioxidantes e polifenóis.

Os pesquisadores avaliaram os efeitos anti-bacterianos de extratos de diversos tipos de uva, assim como de compostos puros das uvas, como o resveratrol, ácido elágico e miricetina, em culturas de H. pylori. E, após 24 horas de tratamento, os resultados indicaram que um extrato da pele da uva muscadina teria o maior efeito anti-H. pylori, seguida de seu extrato total e das sementes.

Além do extrato da uva, dois compostos isolados – o resveratrol e o ácido elágico inibiram a bactéria. “Neste estudo, extratos de uva e seus compostos foram eficazes em inibir H. pylori in vitro, com maior eficácia do extrato da pele da uva muscadina”, escreveram os autores
http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=7968&mode=browse

Informação sobre meio ambiente;
O lixo doméstico no Brasil
O Brasil produz, atualmente, cerca de 228,4 mil toneladas de lixo por dia, segundo a última pesquisa de saneamento básico consolidada pelo IBGE, em 2000. O chamado lixo domiciliar equivale a pouco mais da metade desse volume, ou 125 mil toneladas diárias.

Do total de resíduos descartados em residências e indústrias, apenas 4.300 toneladas, ou aproximadamente 2% do total, são destinadas à coleta seletiva. Quase 50 mil toneladas de resíduos são despejados todos os dias em lixões a céu aberto, o que representa um risco à saúde e ao ambiente.

Mudar esse cenário envolve a redução de padrões sociais de consumo, a reutilização dos materiais e a reciclagem, conforme a "Regra dos Três Erres" preconizada pelos ambientalistas.

A idéia é diminuir o volume de lixo de difícil decomposição, como vidro que tem tempo indeterminado de decomposição e plástico que demora em média 100 anos para se decompor , evitar a poluição do ar e da água, otimizar recursos e aumentar a vida útil dos aterros.

Caso não haja coleta seletiva em seu bairro ou condomínio, procure as cooperativas de catadores e os Postos de Entrega Voluntária (PEVs).

Tempo de decomposição dos resíduos
Pneus; 600 anos
fralda descartavel comum; 450 anos
tampa de garrafa ;150 anos

http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ambiente/lixo/index.jhtm

Dica de Beleza
Como tirar manchas na pele
As manchas na pele são um tormento para as mulheres que buscam uma pele saudável e homogênea. As causas dessas manchas podem ser as mais variadas como por exemplo a alteração na produção de melanina, infecções, distúrbios hormonais, exposição ao sol e marcas de acne.

Seja qual for o tipo de mancha o mais importante é consultar um médico para que ele possa diagnosticar o tipo de mancha e recomendar o melhor tratamento para o caso.
Confira abaixo os tratamentos mais comuns para tratamento de manchas na pele.

Filtro Solar
No caso de manchas na pele causadas pela excessiva exposição ao sol, o uso de um bom filtro solar com um alto fator de proteção é o melhor caminho para prevenção e também para o tratamento desse tipo de mancha.

Loções clareadoras
http://www.dicafeminina.com/beleza/pele/como-tirar-manchas-na-pele/

MANCHETES:
Beneficiados do projeto Cabril soliádrio terão acesso ao Pronaf Jovem
Na ultima semana veiculamos no nosso programa entrevista com o Coordenador da Equipe Técnica da Fundação APAEB Jazon Ferreira Primo, que falou sobre o projeto “Cabril Solidário: Geração de Trabalho e Renda para Jovens Rurais”, um projeto da APAEB em parceria com a PETROBRÁS.

O projeto tem por objetivo criar alternativas concretas de postos de trabalho e de geração de renda para jovens rurais, permitindo-lhes a permanência no campo em condições dignas, dentro dos princípios da organização comunitária e do desenvolvimento sustentável.

O projeto abrange duas linhas de execução: a) Processo organizativo (sensibilização, mobilização e capacitação) , e estruturação de jovens rurais de seis municípios para a produção e comercialização de leite caprino; e b) a ampliação da capacidade instalada do “Laticínio Dacabra“ que receberá, sob a forma de compra, o leite produzido. Todo processo de trabalho, no entanto, estará voltado para o processo de organização comunitária dos jovens participantes e para o fortalecimento das organizações da sociedade civil.

O projeto beneficiará diretamente 160 jovens que integram comunidades rurais organizadas e que já recebem acompanhamento técnico-educativo de alguma entidade que atua na região, a exemplo da APAEB.

Para que os jovens possam investir na produção eles terão acesso ao Pronaf jovem, por meio da assessoria da equipe técnica da Fundação APAEB e é sobre o Pronaf que Jazon nos dá mais detalhes hoje.