Quarta-Feira, 03 de Fevereiro de 2010

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículo do dia;
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
E o que estava assentado sobre o trono disse:
Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
Apocalipse 21; 4 e 5

ANIVERSARIANTES;
ZENADIO ARAUJO DA CUNHA / S.PROD. DE TAPETES

Informação sobre saúde e beleza;

O que causa a celulite?
Celulite é uma doença que provoca acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que essas células fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com desníveis (ondulações e retrações) e nódulos, que se manifestam externamente através do aspecto "acolchoado" e/ou em "casca de laranja".

2. O que causa a celulite?
É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso. 3. Quem sofre com esse problema? Este problema estético ocorre em 90% das mulheres logo após a adolescência e raramente acontece nos homens. Ao contrário do que se diz, a celulite não está relacionada com a obesidade. Aparece em pessoas obesas, normais e magras.

4. Quais são as principais dicas para se reduzir a celulite?
Reduza o consumo de calorias diminuindo a ingestão de alimentos gordurosos, pois representam nossa maior fonte concentrada de calorias, acumulando mais do que o dobro de calorias das proteínas e carboidratos. Prepare-os no vapor, grelhados, cozidos ou assados.

Evite, sempre, as frituras, ricas em gorduras. Procure utilizar pouco óleo nas preparações, inclusive no tempero de saladas. Prefira o azeite ou óleos como o de canola ou girassol. Evite os doces com recheios, creme de leite, chantilly, chocolate, pois possuem grande quantidade de gorduras e alta concentração de calorias.

Prefira as frutas ou se fizer muita questão dos doces, escolhas os feitos a base destas. Evite os molhos gordurosos, preferindo sempre os mais simples. Coma moderadamente, usando o bom senso e pratique exercícios regularmente.

Fuja da celulite Prefira os alimentos integrais, pois são ricos em fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino e auxiliam na excreção de excesso de gorduras e colesterol da dieta. Utilize sal com moderação, pois o excesso deste, é responsável pela retenção de líquidos pelo organismo.

Mastigue bem os alimentos, este processo permite que o processo digestivo seja mais lento, tendo maior tempo para o órgão enviar mensagens para o cérebro e, assim, diminuindo a vontade de continuar a comer. Lembre-se o cérebro precisa de 20 minutos para receber os estímulos de saciedade.

Faça várias refeições ao dia em pequenas porções, facilita a digestão. Seu apetite será menor e o organismo mandará menos reservas para os depósitos de gordura
http://www.minhavida.com.br/

MANCHETES:

Governo discute soluções para o sisal da Bahia
Maior produtor nacional de Sisal, a Bahia responde com cerca de 90% da produção brasileira, atividade que emprega mais de 700 mil baianos em 35 municípios do semiárido. Mas, de acordo com os produtores, o quadro atual em que se encontra a indústria baiana de sisal exige ações e mudanças que tornem o setor competitivo e rentável.

Toda essa problemática será debatida nesta quarta-feira (3), a partir das 14h, no auditório da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), no Centro Administrativo da Bahia, por representantes de todos os elos da cadeia produtiva do sisal. Eles vão participar da primeira reunião com esta amplitude realizada na história da agricultura baiana, para discutir os problemas do setor, identificar os principais gargalos da cadeia e encontrar as soluções de curto, médio e longo prazos.

Promovido pela Seagri, em parceira com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o encontro, que deverá gerar a criação da Câmara Setorial do Sisal, contará com as presenças do secretário Roberto Muniz, da superintendente da Conab para Bahia e Sergipe, Rose Pondé, prefeitos e secretários da agricultura dos municípios das regiões produtoras de sisal, produtores, sindicatos e associações de agricultores.

Durante o encontro a Conab apresentará os normativos para implantação do Prêmio para o Escoamento do Produto (PEP), instrumento da Política de Garantia de Preço Mínimo, que consiste em subvenção econômica concedida àqueles que se prontificam a adquirir o produto diretamente do produtor rural e ou de sua cooperativa, pelo preço mínimo decretado pelo governo federal.

http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2010/copy_of_01/02/seagri-e-conab-buscam-solucoes-para-o-sisal-da-bahia

Produtores discutem Convivência com o Semiárido
Discutir a convivência com o Semiárido e partilhar experiência da agricultura familiar com foco na agroecologia, esse foi um dos objetivos do X Encontro de Produtores Orgânicos da Região Nordeste (EPO), realizado na ultima semana de janeiro de 2010, no município de Santa Luz. Nesse ano teve a presença de cinco Estados brasileiros, sendo dois da região Sul: Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e três do Nordeste: Ceará Pernambuco e Bahia.

O encontro foi realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Santa Luz (STRAF), em parceria com a Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional - Cida, a Fundação de Agricultura do Canadá – Share, além da FATRES, da Fundação APAEB e SICOOB ITAPICURU.

Com uma proposta de levar e trazer informação, trocar experiência de sucesso na agricultura familiar, promovendo a partilha de saberes entre os envolvidos, eles participaram de palestras e oficinas sobre convivência com o semiárido, juventude, comercialização, educação contextualizada, tecnologia alternativa, agricultura familiar, com destaque para agroecologia, beneficiamento e agregação de valores. Eles também visitaram experiências no Território do Sisal, nos municípios de Conceição do Coité, Santa Luz e Valente.

O Encontro conseguiu reunir 150 agricultores de cinco Estados, numa pretensão de fortalecer a agricultura familiar como uma forma de desenvolvimento sustentável solidário, sem esquecer-se da responsabilidade ambiental que agricultura familiar tem através agroecologia, com uma produção saudável.

CODES-Sisal realizará Evento Comemorativo

No dia 05 de fevereiro (sexta-feira), o Conselho Regional Desenvolvimento Rural Sustentável do Território do Sisal-BA (CODES) realizará um Evento Comemorativo no intuito de enaltecer a classificação no Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local.

A solenidade acontecerá a partir das 14h, no Clube Sócio Recreativo da APAEB, em Valente – BA. A programação enfatizará o reconhecimento e a premiação das entidades filiadas ao CODES e encerrará com um Coquetel e Apresentações Culturais.

No final de dezembro de 2009, as experiências do Território do Sisal receberam o atributo do Programa Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, da Caixa Econômica Federal, como as 20 experiências brasileiras mais bem-sucedidas, no âmbito das deliberações em proveito do fortalecimento da agricultura familiar, da educação no campo, da preservação do meio ambiente, da promoção da saúde, de obras de infraestrutura e de incentivo à comunicação.

Atualmente, 20 prefeituras e 20 entidades da sociedade civil compõem o Conselho. Para confirmar presença no evento envie uma mensagem eletrônica para: codes.sisal@ibest.com.br ou ligue para o telefax: 75.3263-2376.
http://fatres.blogspot.com/