Quinta-Feira, 17 de Junho de 2010


Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículo do dia;
Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
romanos 12;12

Data comemorativa;
Dia do Funcionário Público Aposentado

Aniversariantes;
JOANITO ARAUJO LIMA /S.PROD. DE TAPETES
GILSON DE LIMA GONCALVES / FIAÇÃO

Manchetes do Dia:
Presidente Lula e Cassel anunciam Plano Safra para a Agricultura Familiar na Feira

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Guilherme Cassel, anunciam nesta quinta-feira, 17, o Plano Safra para a Agricultura Familiar 2010/2011. O ato acontece na VII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária - Brasil Rural Contemporâneo, na Concha Acústica, em Brasília.

O volume de recursos disponíveis para o Plano Safra 2010/2011 é de R$ 16 bilhões (R$ 1 bilhão a mais que no ano passado). "É uma garantia de que não vai faltar dinheiro nem ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), nem aos agricultores, para o custeio e investimentos", diz Cassel.

Segundo o ministro, nesta próxima safra a expectativa é realizar em torno de 2,2 milhões de contratos através do Pronaf em todo o Brasil. "Assim, vamos garantir que o alimento que consumimos no dia a dia chegue para todos a preço baixo e com qualidade"afirma o ministro.

O ministro destacou que, graças à existência do Plano Safra e sua crescente valorização e reforço financeiro, foi possível organizar políticas públicas de comercialização da produção da agricultura familiar, revelado pelo censo agropecuário de 2006 como responsável por 70% do alimento consumido pela população do País.

A força da Agricultura Familiar

O Brasil Rural Contemporâneo é o maior evento da América Latina de exposição e venda de produtos da agricultura familiar. Ao todo, nas seis edições realizadas desde 2004 – quatro em Brasília (DF) e duas no Rio de Janeiro (RJ) – cerca de 700 mil pessoas compraram e saborearam produtos e se deliciaram com espetáculos e apresentações culturais.

http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=4369888

Informação sobre saúde;

Doenças bucais podem comprometer a saúde de todo corpo

Você sabia que sua saúde bucal mantém relação direta com sua saúde geral?

Muito se tem pesquisado sobre a inter-relação entre as doenças de origem odontológica e a saúde do paciente. A influência que patologias como a doença periodontal tem sobre outras patologias sistêmicas, tem recebido cada vez mais atenção de profissionais da área da saúde, sendo freqüente alvo dos recentes estudos recebendo assim a classificação de Medicina Periodontal.

A falta de higiene bucal leva ao acúmulo de placa bacteriana (biofilme) sobre os dentes. Este biofilme pode levar ao desenvolvimento de algumas doenças na boca dos pacientes, sendo as mais frequentes cáries e doença periodontal (inflamação de gengiva).

A doença periodontal ocorre devido ao acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes.

Esta placa, cada vez mais, vai penetrando no espaço entre dente e gengiva, e as bactérias, ali presentes, irão irritar a gengiva local caindo em sua corrente sanguínea.

A partir do momento que elas entram na corrente sanguínea gengival desencadeiam um processo infeccioso e estimulam nosso organismo a desenvolver um processo inflamatório concomitantemente.

Há alguns anos diversos pesquisadores vêm procurando saber qual a influência que estas doenças bucais poderiam ter sobre nossa saúde geral.

Pesquisas comprovam que a relação entre a saúde geral e a saúde bucal é muito mais estreita do que pensamos.

"É nosso estado de saúde que nos capacita a levar uma vida social e economicamente produtiva." Estes pesquisadores, entre outros, conseguiram avaliar alguns fatos importantes, como:

- Pacientes grávidas que apresentavam doenças gengivais em grau avançado poderiam apresentar partos prematuros e nascimento de bebês com baixo peso.

- Pacientes diabéticos com inflamações gengivais podem apresentar maior dificuldade em controlar seus níveis de açúcar no sangue, e por outro lado, pacientes diabéticos com baixo controle de seu açúcar no sangue apresentam maior chance em desenvolver doença periodontal.

-Pacientes com problemas cardíacos podem ter este problema agravado (como inflamação do músculo cardíaco) devido à presença de inflamações e infecções bucais.

Como podemos ver, nossa saúde começa pela boca! Se não cuidamos da boca por aí começa nossa falta de cuidado com a saúde geral.

Sorria mais e seja feliz.
http://www.minhavida.com.br/conteudo/11396-Doencas-bucais-podem-comprometer-sua-saude.htm

INFORMAÇÃO SOBRE O PAÍS SEDE DA COPA DO MUNDO 2010-AFRICA DO SUL

Vinho produzido na África do Sul é considerado um dos melhores do mundo.

Copa pode ser novidade por aquele país. Mas, copo é tradição sul-africana. Especialmente, os de vinho.

Em 1659 a cidade do cabo já fazia vinho para os navios holandeses a caminho das Índias. O berço do vinho sul-africano é o vale ao pé da famosa Montanha da Mesa.

As montanhas, o mar, o clima e o vento sudeste são responsáveis pela personalidade do vinho da região.

Num país que só acabou com a separação racial há 16 anos, a tradição vinícola do passado colonial não virou herança maldita.

Nelson Mandela, quando ganhou o Nobel da Paz pela luta contra o Apartheid, brindou com vinho do cabo. Hoje, mais da metade do vinho sul-africano é exportada. Saem do país 3% do consumo mundial. O estilo da bebida fica a meio caminho entre a tradição europeia e as inovações sul-americanas. As adegas fazem parte do circuito turístico.

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/06/conheca-os-segredos-do-vinho-produzido-na-africa-do-sul.html