Quinta-Feira, 29 de Julho de 2010


Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 30 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículos do dia;
Os ouvidos que escutam a repreensão da vida no meio dos sábios farão a sua morada.” Provérbios 15:31

Manchetes do Dia:

Campanha Estadual de Prevenção e Controle da Podridão Vermelha do Sisal será lançada em agosto

A Câmara Setorial de Fibras Naturais do Estado da Bahia reune no dia 10 de agosto as 9:00h no auditório da Casa da Cultura em Valente – Ba, técnicos Agrícolas, Agentes Comunitários e Engenheiros Agrônomos para o nivelamento de informações sobre a prevenção e controle da PODRIDÃO VERMELHA do Sisal, doença que vem trazendo sérios prejuízos para a cadeia produtiva do sisal do estado da Bahia.

Na oportunidade será realizado o lançamento da Campanha Estadual de Prevenção e Controle da Podridão Vermelha do Sisal

Deverão participar do evento profissionais da EBDA, ADAB, Fundações, Sindicatos, Institutos, ONGs, Secretaria de Agricultura, produtores de sisal, dentre outros que estão inseridos nos diferentes Territórios de Identidade que produzem sisal no Estado da Bahia.

Informações: 75 3263 2528/ 3263 2003
e-mail: campanhapodridaovermelha@yahoo.com.br

Informação do jornal agrosoft

Contag defende melhoria das condições no campo para evitar êxodo de jovens

Ao contrário do que muitos pensam, a juventude rural brasileira não anseia em deixar o campo e seguir para os grandes centros urbanos, mas as condições impostas no interior do país forçam a saída desses jovens, de acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Ao participar da cerimônia de abertura do 2º Festival Nacional da Juventude Rural, a secretária de Jovens Trabalhadores Rurais da Contag, Maria Elenice Anastácio, lembrou que quase 8 milhões de jovens trabalham no campo – 3 milhões deles permanecem analfabetos. Há problemas também na área de saúde, crédito, estradas e moradia.

"Não somos a minoria, como é dito nas estatísticas. Somos marcados pela invisibilidade. Pregaram, ao longo dos anos, que a juventude é o futuro. Porém, esse futuro depende do presente que estamos ofertando para essa juventude", disse ela, ao destacar o que considera uma dívida histórica do Brasil com a juventude.

Maria Elenice destacou que políticas específicas para a juventude têm havido, mas apenas nos grandes centros urbanos. Desta forma, para que os jovens do campo tenham acesso a uma boa educação, por exemplo, precisam deixar o ambiente rural.

"Não é uma escolha nossa não ficar no campo, são as condições que nos empurram a sair. Mesmo precárias, elas só existem nas cidades. Não é verdade que não queremos ficar, mas precisamos ter condição de ficar na terra", afirmou. Segundo Maria Elenice, é preciso que haja melhorias no acesso ao crédito e garantia de preço mínimo para o que é produzido pelos jovens.

"O Brasil começa a recuperar a dívida histórica que tem com os jovens. Ampliar escolas técnicas, universidades, ampliar os direitos aos jovens. É dessa forma que vamos avançar no tema juventude como política pública de Estado", concluiu o secretário nacional da Juventude, Beto Curi.

O 2º Festival Nacional da Juventude Rural prossegue até o dia 30 de julho e deve reunir cerca de 5 mil jovens trabalhadores rurais de todo o país para discutir a questão rural. O evento é promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

Os jovens vão debater políticas públicas de educação, saúde, reforma agrária, crédito agrícola e direitos humanos com representantes do governo federal, de universidades públicas e de organismos internacionais, além de organizações não governamentais.

FONTE
http://www.agrosoft.org.br/agropag/215070.htm

Dica culinária:

Chocomousse


Esta é uma receita a moda Belga.

Ingredientes:
· 6 ovos
· 120 gr de açúcar de confeiteiro (refinado)
· Barra de chocolate (amargo) – 4 blocos (400 gr)
· Um pouco de manteiga
· 2 colheres de creme de leite


Preparação:
1. Separa as gemas das claras dos ovos;
2. Bata as gemas com o açúcar de confeiteiro;
3. Deixe o chocolate derreter com um pouco de manteiga em uma banheira de água quente (banho-maria). Você pode adicionar 2 colheres de creme de leite para um sabor mais suave;
4. Adicione as gemas com o chocolate derretido;
5. Bata as claras em neve e mistura bem com o chocolate (deveria ficar de cor marrom escuro de novo);
6. Despeje o chocomousse numa vasilha o em taças de vidro;
7. Deixa o chocomousse pelo menos 3 horas na geladeira;
8. Bom apetite!
ACONTECE

Cine + Cultura

A origem dos Bebes

Comédia de costumes sobre as confusões que as crianças fazem a respeito da vida sexual dos adultos.

Exibição nesta quinta- feira a partir das 19 h na casa da cultura / casa Brasil Classificação livreEntrada gratuita

Não Perca!!

ATENÇÃO
A APAEB REALIZA NA PROXIMA SEXTA-FEIRA DIA 30 DE JULHO ASSEMBLEIA ESPECIAL PARA COMEMORAR OS SEUS 30 ANOS DE EXISTENCIA.

TODOS OS SOCIOS, COLABORADORES E PARCEIROS ESTÃO CONVIDADOS A PARTICIPAR DESTE GRANDE EVENTO QUE ACONTECE NO CLUBE DA APAEB APARTIR DAS 13h30min.

A DIRETORIA EXECUTIVA DA APAEB AGRADECE A PRESENÇA DE TODOS !!!