Terça-Feira, 14 de dezembro de 2010


Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 30 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Data Comemeorativa:
14 . Dia Nacional do Ministério Público

Versículos do dia;
Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Eu lhe digo: Não até sete, mas até setenta vezes sete.”
Mateus 18:21-22

Aniversariantes do Dia:

MARIA DA CONCEICAO OLIVEIRA / BATEDEIRA
IVONE DOS SANTOS LOPES /FINANCEIRO

Manchetes do Dia:
Casa da cultura sediará peça teatral Jingo Bel
A Companhia Teatro Diário apresentará entre os dias 17 e 18 de dezembro a partir das 20h na casa da Cultura/casa Brasil a peça teatral Jingo Bel. A companhia garante, o seu natal nunca mais será o mesmo depois de assistir esta peça.
Em breve mais informações

Desafios e potencialidades do semiárido em debate na Uefs
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realiza de quarta a sexta-feira (15 a 17), no campus, a 7ª Feira do Semiárido e o 3º Seminário de Mulheres Rurais, promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão e parceiros da iniciativa público-privada. Devem participar cerca de mil pessoas de vários municípios da região.

A Feira vai abordar o tema Saberes e Fazeres do Semiárido Contemporâneo. Seu objetivo é discutir os problemas dessa subregião do Nordeste, com a identificação de desafios e as potencialidades regionais, observando a capacidade do povo para oferecer produtos e ideias que refletem tanto a convivência quanto os caminhos do desenvolvimento regional.

Estão previstos minicursos, palestras, oficinas, roda de prosa, relatos de experiências, exposições, lançamentos de livros e atividades culturais desenvolvidas em salas de aula, auditórios e estandes instalados no campus.

Novidade
Este ano, a novidade é a realização simultânea do Fórum Baiano de Desenvolvimento e Territorialidade no Semiárido, promovido pela Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan), que abordará temas como economia solidária, agricultura familiar e desenvolvimento e sustentabilidade do semiárido.
http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2010/12/13/desafios-e-potencialidades-do-semiarido-em-debate-na-uefs

Informação sobre saude;
Alguns alimentos podem ajudar no bronzeado
Este é o mês mais esperado do ano para muitos brasileiros, que confraternizam, descansam e aproveitam as férias no verão para pegar uma corzinha. O que muitos não sabem ou não colocam em prática, é que muitos alimentos podem contribuir para um bronzeado mais bonito e uniforme.

De acordo com nutricionistas, o consumo de alimentos ricos em betacaroteno - incluindo algumas frutas, legumes e verduras - podem ajudar no bronzeamento. "O betacaroteno é um micronutriente precursor da vitamina A". "Uma vez ingerido, esse micronutriente é convertido em vitamina A e auxilia a produção da melanina, que é o pigmento que dá cor à pele. É por isso que é conhecido pela sua contribuição acentuada no bronzeado".

Os especialistas destacam que, além de ajudar a ter um bronzeado bonito e uniforme, o betacaroteno ajuda na prevenção aos prejuízos causados pelo excesso de exposição solar, e atua como antioxidante, neutralizando a ação de radicais livres e reforçando o sistema imunológico. Suas principais fontes são frutas como mamão, manga, carambola, nectarina, pêssego; legumes como cenoura, abóbora, beterraba e batata doce; e verduras como espinafre, brócolis, endívia, couve, chicória, escarola e agrião.

“É importante ressaltar que o corpo humano só sintetiza o betacaroteno em vitamina A quando necessário, de modo que o seu consumo em excesso não é tóxico ao organismo”. “O único efeito colateral do consumo excessivo é o surgimento de uma tonalidade mais amarelada da pele, que costuma desaparecer conforme se adéqua a ingestão desse micronutriente, sem deixar sequelas”.

Para garantir um bronzeado mais intenso e duradouro, segundo a nutricionista, você deve procurar aumentar o consumo de betacaroteno algum tempo antes de se expor ao sol, pois os efeitos “costumam aparecer em 10 a 12 semanas”. A quantidade de betacaroteno recomendada tem sido expressa como Dose Diária Recomendada (DDR) para a vitamina A, variando conforme sexo e faixa etária. E, em relação à suplementação em cápsulas, a nutricionista destaca que em médico ou nutricionista sempre deve ser consultado previamente.
http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=8789&mode=browse