Segunda-Feira, 02 de Agosto de 2010


Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 30 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículos do dia;Aquele que confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem.
Proverbios 11:28

Manchetes do Dia:
APAEB comemora 30 anos de luta e realizações
A fundação oficial da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira-APAEB, aconteceu em 02 de julho de 1980 através da mobilização e organização dos produtores rurais, desde então a APAEB tem trabalhado com a missão de promover o desenvolvimento social e econômico sustentável e solidário, visando à melhoria da qualidade de vida da população da região sisaleira.


“Vivíamos em um país de ditadura militar onde não tínhamos direito a nada, nem a se reunir, começamos os trabalhos comunitários no ano de 1972 com ajuda da igreja católica, então quando a APAEB foi fundada oficialmente já tínhamos cerca de oito anos de luta, agora o que mais me marcou desta história toda foi que aprendemos a ser gente a ter coragem e ver que o mundo foi feito para todos e que temos direito de viver com dignidade e ter voz e vez para defender nosso trabalho". Estas são palavras de um dos sócios fundadores da APAEB Reinaldo Lopes de Oliveira, que estava presente na assembléia especial de comemoração aos 30 anos da associação realizada na ultima sexta-feira ( 30) de julho.

A solenidade contou com a participação de centenas de pessoas entre diretores da APAEB, associados, colaboradores, parceiros e lideranças da região sisaleira. Também marcaram presença a Secretária da Casa Civil da Bahia Eva Chiavon, que representou o governador Jaques Wagner, o superintendente da Agricultura Familiar (Seagri/Suaf), Ailton Florêncio, o superintendente de Economia Solidária, Helbeth Oliva, o ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, entre outros.

Na oportunidade os convidados puderam prestigiar algumas apresentações culturais, um culto ecumênico, apresentação de um vídeo sobre a APAEB e o lançamento do livro, APAEB - Um exemplo de luta e realizações escrito por Alamiro Galvão.

“A APAEB tem uma história de muita luta e resistência, é uma experiência que não se encontra em qualquer lugar do Brasil nem no mundo, reconhecemos que tem muita coisa ainda a ser feito, mas não tenho nem uma duvida de que a APAEB tem tido um papel muito importante na região", afirma o diretor executivo da associação Ismael Ferreira.

Durante estes 30 anos a APAEB criou muitos projetos econômicos e sociais e beneficiou milhares de pessoas na região sisaleira, para a associação não adianta só aumentar a renda, é necessário também o crescimento das pessoas, o aumento da consciência política, ambiental e solidária.

Segundo a Secretária da Casa Civil da Bahia Eva Chiavon a APAEB é a essência do pensar desenvolvimento e por mais que o governo da Bahia não faça parte direta da associação tem orgulho de ter colaborado com suas ações.

"A APAEB faz parte do projeto político de desenvolvimento no qual o governador Jaques Wagner acredita, pois esta associação leva em conta a construção da dignidade humana, portanto pensa na área social, leva em conta a questão econômica e querem a construção coletiva e solidária do desenvolvimento", declarou Chiavon


Informações da EBDA
320 mil agricultores familiares já podem realizar operações de crédito na Bahia
Visando otimizar o acesso dos agricultores familiares junto às linhas de crédito rural, a Bahia intensificou suas atividades de emissão de Declarações de Aptidão (DAP), e atingiu, em 2010, com o apoio da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), mais de 55 mil declarações emitidas, totalizando 320 mil Dap`s em menos de quatro anos. A meta é atingir 400 mil declarações emitidas até dezembro deste ano.

A Declaração é o instrumento que identifica o agricultor familiar como beneficiário do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e é obrigatório para acessar créditos e programas sociais. É o passaporte que dá ao agricultor acesso aos programas sociais dos governos do estado e federal, às linhas de crédito como o Pronaf A ou B, ao programa Mais Alimentos, e dá também garantia do direito à assistência técnica e à tecnologia.

De acordo com o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, a Bahia é o estado que possui o maior contingente de agricultores familiares no país, com um total de 665 mil famílias. "Desde a criação do Pronaf até 2008, período de 20 anos, o estado possuía apenas 193 mil DAPs, portanto esse número de 320 mil é o reflexo de que o trabalho está no caminho certo", comentou o secretário.

Além dos agricultores familiares, são também beneficiários pescadores artesanais que se dediquem à pesca artesanal, com fins comerciais, com meios de produção próprios ou em regime de parceria com outros pescadores que se dediquem à exploração extrativista ecologicamente sustentável, silvicultores que cultivem florestas nativas ou exóticas e que promovem o manejo sustentável desses ambientes e devem ser identificados por declarações de aptidão ao Pronaf.

Também são aptos a adquirirem o documento, aquicultores que explorem área não superior a dois hectares de lâmina d'água ou ocupem até quinhentos metros cúbicos de água, quilombolas e indígenas que pratiquem atividades produtivas agrícolas e/ou não agrícolas de beneficiamento e comercialização desses produtos.
http://www.ebda.ba.gov.br/

Informação sobre Saúde

Propriedades da maçã

Diz-se que há mais de 4000 variedades entre as comestíveis e as de uso industrial.

A sua composição química é: 85% de água, 0,5% de proteínas, 14% de hidratos de carbono e a sua grande capacidade mineralizadora deve-se à grande abundância de sódio, potássio, magnésio e fósforo. Contêm vitaminas A, B1, B2, B6 e C.

As maçãs vermelhas possuem maior teor de vitaminas e minerais, quando comparadas com as verdes.
O "fruto proibido" é uma boa fonte de vitamina C, o que significa que reforça o sistema imunológico, ajuda a cicatrização, combate o envelhecimento, entre outros benefícios. A pectina é uma fibra solúvel que combate o colesterol.

Há estudos que demonstram que duas maçãs por dia ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue até 10%. Por outro lado, a pectina ajuda o organismo a eliminar metais nocivos, como o chumbo e o mercúrio.
A maçã também limpa os dentes, fortalece as gengivas e os seus ácidos ajudam a fazer a digestão de alimentos gordos.

No tempo dos Romanos era usada para tratar sintomas de palpitações e melancolia.
Tem propriedades altamente terapêuticas e nutritivas, é um dos tesouros da alimentação racional.

É um fruto depurativo e desintoxicante e é especialmente indicado para a diabetes, obesidade, acidez, diarreias, convalescências e favorece as secreções do aparelho digestivo, pelo que são muito recomendadas para as inflamações desse aparelho, como também do respiratório, dos rins e do fígado.

http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1013