Quarta-Feira, 07 de Abril de 2010

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículo do dia;
O Senhor DEUS me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado. Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça, como aqueles que aprendem.
Isaías 50:4

Informação sobre saúde;

Vitamina B12 previne atrofia cerebral e Alzheimer
Estudo publicado na revista Neurology, por pesquisadores de Oxford University e da Universidade de Oslo, comprovam a ligação entre a falta de vitamina B12 e os casos de atrofia cerebral, um dos agentes usados como marcador de progressão da doença de Alzheimer. A pesquisa analisou 107 participantes do projeto de Oxford, realizando exames anuais por cinco anos,ressonâncias magnéticas do cérebro, avaliações cognitivas e físicas, entre eles.

A comparação das ressonâncias magnéticas obtidas no início do estudo e aquelas realizadas após cinco anos mostrou maior perda de volume cerebral nos participantes com baixos níveis plasmáticos de vitamina B12. Indivíduos cujos medidores estavam entre os mais baixos tinham seis vezes mais risco de perda de volume cerebral.

Investigações anteriores sobre a vitamina B12 apresentam resultados mistos e poucos estudos têm sido realizados especificamente com o crânio em populações idosas. Já, nessa pesquisa, foram testados níveis de vitamina B12 de forma mais apurada ao olhar para certos marcadores no sangue.

"O estudo mostra que consumir mais vitamina B12, por meio da ingestão de carne, peixe e cereais enriquecidos, ajuda a prevenir a atrofia do cérebro e ainda salva nossa memória", comenta Dra. Daniela Jobst, nutricionista clínica funcional. "Pesquisas mostram que a deficiência de vitamina B12 é um problema de saúde pública, especialmente entre os idosos, de forma que a maior ingestão da mesma poderia ajudar a reverter esse problema", finaliza a nutricionista funcional.
http://www.minhavida.com.br/conteudo/3704-Vitamina-B12-previne-atrofia-cerebral-e-Alzheimer.htm?utm_source=news_mv_f&utm_medium=10_04_08&utm_term=dest&utm_content=tem4&utm_campaign=carne_alzheimer

Manchetes do Dia;
APAEB é selecionada para participar do 5º Salão do Turismo em São Paulo
A Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) divulgou, na ultima terça-feira (6), o resultado da Chamada de Seleção de Redes e Empreendimentos da Agricultura Familiar para o 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. O 5º Salão do Turismo acontece de 26 a 30 de maio de 2010, em São Paulo.

A participação do MDA no Salão do Turismo tem sido marcada a cada ano, com a exposição e comercialização de alimentos e bebidas produzidos por agricultores familiares, reunidos em redes, associações ou cooperativas em todo o País. A mostra pode ser vista no espaço Mercado da Agricultura Familiar, localizado na Vitrine Brasil do 5º Salão do Turismo. Em 2009, a comercialização dos empreendimentos que participaram do Mercado chegou a R$ 226 mil ao longo dos cinco dias e a expectativa de negócios futuros foi calculada em torno de R$ 1,7 milhões.

Foram priorizados empreendimentos ou redes de empreendimentos que comercializem produtos orgânicos certificados e produtos da Sociobiodiversidade como: mel, cachaças, geleias, melados, açúcar mascavo, sucos e vinhos, café orgânico, castanhas, biscoitos, entre outros.

O MDA selecionou 30 empreendimentos entre os quais está a Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (APAEB)

Salão do turismo

O Salão do Turismo – Roteiros do Brasil é um evento do Ministério do Turismo (MTur) e lançado como uma estratégia para impulsionar o Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. Trata-se de uma mostra nacional de produtos e serviços turísticos estruturados a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo fundamentado nos princípios e metas do Plano Nacional de Turismo.

http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=3974321


Assentamento é criado na região Sisaleira
O assentamento Atracaju, com portaria de criação publicada na ultima terça-feira (06), no Diário Oficial da União (DOU), atenderá a 35 famílias de trabalhadores rurais sem-terra. Numa área de 1,4 mil hectares, no município de Tucano, no Território da Cidadania do Sisal, a área tem potencialidade para o plantio de mandioca, feijão, milho e cultivo de seringueiras.

De acordo com o laudo de vistoria, o Atracaju está inserido numa área de agropecuária próspera. Além disso, o plantio de sisal é impulsionado na região pela instalação de uma fábrica de calçados. O assentamento está localizado a 22 quilômetros da cidade de Tucano e a 229 quilômetros de Salvador.

O imóvel rural já possuía benfeitorias, tais como: casa de moradores, aguadas, bebedouros e estradas vicinais. Além disso, conta com o licenciamento ambiental prévio até 2012, obtido junto ao Instituto do Meio Ambiente (IMA), órgão do governo do estado responsável por expedir as licenças ambientais. Essa licença autoriza o Incra a implantar, assentar e promover o desenvolvimento do assentamento.
www.mda.gov.br

ACONTECE

CAPACITAÇÃO DA EQUIPE FUNDAÇÃO APAEB
Nos dias 08 e 09 de abril a Aliança Empreendedora de Curitiba, com apoio do Santander, realizará capacitação em Design para artesãs dos grupos acompanhados e equipe técnica da Fundação APAEB o evento acontecerá no auditório da APAEB. Esta ação faz parte do Projeto Germinar, uma parceria entre FUNDAÇÃO APAEB, ALIANÇA EMPREENDEDORA E BANCO SANTANDER.