Terça-Feira, 16 de Março de 2010

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículo do dia;

Assim disse Jesus aos seus discípulos;
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

João 15;7


Informação sobre saúde;

Alimentação rica em cálcio pode prolongar a vida, indica estudo
Adicionar mais cálcio à dieta pode ajudar as pessoas a viver mais tempo, segundo estudo do conceituado centro de pesquisas sueco Instituto Karolinska. Acompanhando, por 10 anos, mais de 23 mil homens suecos com idades entre 45 e 79 anos, os pesquisadores descobriram que aqueles que consumiam maior quantidade de cálcio na alimentação eram 25% menos propensos a morrer durante o estudo, comparados àqueles com a menor ingestão do nutriente.

Na pesquisa, os participantes relataram sua dieta, e nenhum dos participantes consumia suplementos de cálcio. E as análises mostraram que os maiores consumidores de cálcio na alimentação tinham 25% menos chances de estarem entre os 2.358 participantes que morreram durante o acompanhamento, e 23% menor risco de morrer de doença cardíaca do que aqueles que não ingeriam muito cálcio.

Eles destacam que o nutriente pode reduzir a mortalidade de várias formas, como, por exemplo, reduzindo a pressão sanguínea, o colesterol e os níveis de glicose no sangue. Porém, mais estudos são necessários para confirmação desse efeito do cálcio, principalmente que considerem sua ingestão em combinação com o magnésio, e que investiguem outra fonte importante do nutriente, que é o consumo de água.

http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=8523&mode=browse

Dica Culinária;
Pão de milho com iogurte e mel

Ingredientes

1 xícara (chá) de água morna
1 colher (sopa) de mel de laranjeira
1 colher (sopa) de fermento biológico desidratado
1 colher (sopa) de açúcar cristal orgânico
2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de farinha de semolina de trigo
1/2 xícara (chá) de fubá
1 colheres (sopa) de sal
2 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 pote de iogurte natural
1/2 xícara (chá) de uvas passas pretas

Preparo

Em um recipiente grande, misture a água morna, o mel, o fermento, o açúcar e uma colher de sopa de farinha de trigo e reserve. Quando dobrar de volume (aproximadamente 10 minutos), acrescente os ovos, a manteiga derretida, as farinhas, o fubá e o sal. Em seguida, junte o iogurte em temperatura ambiente. Trabalhe bem a massa com as mãos, cubra com filme plástico e deixe descansar por duas ou três horas. Abra a massa com as mãos, recheie com as passas, feche e coloque em uma fôrma própria para pão, untada e polvilhada com farinha de trigo. Quando dobrar de volume, asse em forno quente, previamente aquecido, por aproximadamente 30 minutos.

Rendimento: 20 fatais.

http://itodas.uol.com.br/bem-estar/pao-de-milho-com-iogurte-e-mel/


Manchetes do Dia;

Informação da AGECOM;

Secretaria da Agricultura instala Câmara Setorial de Fibras
Após implantar, no estado, três câmaras setoriais agropecuárias, dos segmentos leite, cacau e carne, a Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri) lança, nesta terça-feira (16), a Câmara Setorial de Fibras. A solenidade de instalação acontecerá no Hotel Catussaba, às 10h, com a participação de lideranças do setor e gestores municipais.

O órgão consultivo servirá para auxiliar o planejamento, formulação e execução de políticas públicas direcionadas ao crescimento e desenvolvimento da competitividade da cadeia produtiva. Uma oportunidade que empresários e governo terão para dialogar sobre as dificuldades, sugestões, propostas e projetos destinados à melhoria das atividades.

Na ocasião serão discutidas ações visando elevação da competitividade, melhores preços, mais divisas e sustentabilidade do setor. Estarão representados no ato todos os agentes da cadeia do sisal, coco e piaçava, agricultores, fazendeiros e instituições que coordenam e tenham ações importantes de desenvolvimento no setor.

Fonte:
http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2010/copy2_of_01/15/secretaria-da-agricultura-instala-camara-setorial-de-fibras

Informação sobre meio ambiente;
Gestão sustentável da água é desafio global

As reservas de água potável acumuladas por nosso planeta ao longo de milhões de anos são consumidas com velocidade crescente. Ou poluídas, tornando-se inutilizáveis. Interromper esse círculo vicioso é tarefa para já. À primeira vista, nossas reservas de água são inesgotáveis: mares, lagos, rios e outras fontes cobrem grande parte da superfície do planeta. Porém somente 2,5% desses recursos são compostos por água potável. E essas reservas escasseiam com rapidez crescente, quer através do consumo desenfreado, quer devido à poluição.

Arsênico, metais pesados, fósforo, nitratos: o ciclo global da água é como uma cloaca – o que se introduz nele também sai do outro lado. E o preço da industrialização do mundo é água poluída e contaminada, tanto pelas fábricas como pelos assentamentos humanos.

Quase sempre o crescimento econômico teve primazia diante do meio ambiente.

Somente na segunda metade do século passado a legislação foi alterada de modo a impedir que águas residuais da indústria fossem lançadas nos rios sem tratamento prévio. Fiscalizações regulares e a ameaça de multas cuidam para que indústria e agropecuária respeitem as normas vigentes.

Rio Tietê, em SP, é exemplo de destruição de fontes de água

http://www.agrosoft.org.br/agropag/213654.htm