15 de Dezembro de 2009 (Terça-Feira)

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículo do dia;
Se dissermos que não temos pecados,
enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
1 joão1:8


Informação sobre saúde:

Cabeleireiros apresentam maior risco de desenvolver câncer, diz estudo
Os cabeleireiros e outros profissionais do ramo têm maior risco de câncer do que a população geral.
Segundo os pesquisadores, isso ocorre porque esses profissionais estão cronicamente expostos a um grande numero de produtos químicos em seu ambiente de trabalho, incluindo carcinogênios em potencial nas tinturas.

Pesquisadores espanhóis analisaram estudos sobre o risco relativo estimado de câncer em cabeleireiros e outros profissionais do ramo, obtidos em diversas bases de dados, como o Medline, além de consultas aos trabalhos referenciados e aos autores. Avaliando um total de 247 estudos, os pesquisadores estimaram um risco relativo combinado dos diversos estudos específicos da exposição ocupacional como cabeleireiro de 1,27 para câncer de pulmão, 1,52 para câncer de laringe, 1,30 para câncer de bexiga e 1,62 para mieloma múltiplo. As análises indicaram que o aumento no risco de outros tipos de câncer foi bem menor.
http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=191539

MANCHETES:

Funcionários do laticínio aprendem sobre boas praticas de fabricação e Higiene na indústria de Leite


A FUNDAÇÃO APAEB está realizando, em parceria com o SEBRAE e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB, uma série de cursos para colaboradores do laticinio, dirigentes e produtores de Leite.

Os cursos são divididos por módulos, entre os temas que já foram abordados estão, gestão de empreendimento solidário, economia solidária, comercio justo e solidário, cooperativismo e associativismo, reciclagem global do laticínio que é uma técnica de produção de leite pasteurizado, doce, queijo, iogurte de leite da cabra, boas praticas de fabricação e higiene na indústria de leite.

O programa de formação faz parte do plano de negócio do laticínio da cabra e esta sendo coordenado pela Fundação APAEB através do engenheiro Agrônomo, Jazon Ferreira Primo.

O ultimo curso realizado nos dias 11 e 12 de dezembro contou com a presença de funcionários do laticinio e dirigentes de setores produtivos da APAEB, bem como técnicos da Fundação APAEB, e foi ministrado por duas professoras da UFRB.

Segundo a veterinária Ludmilla Santana, uma das orientadoras do curso o principal objetivo é mostrar a importância da higiene para evitar transmissão de doenças de origem alimentar.

“Com a pratica de higiene no processo de fabricação e higiene pessoal diminui muito a carga microbiana existente no leite, e torna o leite com uma qualidade bem elevada” esclarece Ludmilla.

Durante o curso foi reforçado a importância de utilizar água potável na rotina do laticínio, água tratada livre de coliformes totais e de coliformes fecais, está sempre atento ao controle de pragas e roedores.

Os manipuladores devem ter condutas pessoais de higiene usar equipamentos tanto de proteção individual, como equipamentos para evitar contaminação do leite, e sempre lavar as mãos.

“Agente já tem esta preocupação de manter o maximo de higiene no nosso ambiente e na hora da produção, mas este curso veio reforçar e trazer novos conhecimentos”, disse o Gerente do laticínio Agnaldo Ferreira.

As boas praticas de fabricação são importantes não só no aspecto legal, mas está ligada a parte de higiene do processamento dos produtos, e isto deve ser aplicado a qualquer serviço de alimentação, seja restaurante, padaria e outros estabelecimentos que processem alimentos”, reforça a veterinária Tatiana Pacheco.

Os produtores que fornecem leite de cabra ao laticínio da APAEB recebem assistência técnica fornecida pela fundação APAEB, e são orientados a fazer o manejo adequado dos animais, levando em conta a higiene e os cuidados na hora de tirar o leite.

De acordo com as especialistas a higiene tem que está presente em todos os processos, desde a ordenha, armazenagem e transporte do leite até o beneficiamento no laticínio, com isso o leite ficará livre de microrganismos que causam doenças.