Sexta-Feira, 12 de Março de 2010

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículo do dia;
Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Romanos 10:9

Data comemorativa;
12 · Dia do Bibliotecário

Aniversariantes do dia;
Liliane Oliveira/ APAEB
Icaro Barreto/

PREVISÃO DO TEMPO

Previsão de sol em grande parte da Bahia no final de semana
Desta sexta-feira a domingo (12 a 14), o tempo deve ficar aberto e com sol na maior parte do estado. O enfraquecimento da frente fria, que vinha atuando nos últimos dias, favorece a redução das chuvas e da umidade relativa do ar (ressecamento). Ao mesmo tempo, intensifica a atuação de uma massa de ar quente e seco em grande parte da Bahia, o que aumenta o calor.

De acordo previsão do Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), no Recôncavo baiano, incluindo a cidade de Salvador e região metropolitana, o céu deve se manter parcialmente nublado a claro e as temperaturas oscilar entre mínimas de 22°C e máximas de 34°C.

A meteorologista Maryfrance Diniz explica que essas chuvas devem ocorrer durante a noite e nas primeiras horas da manhã, com intensidade fraca em áreas isoladas dessas regiões. Nas regiões da Chapada Diamantina, norte e nordeste do estado, a atuação dessa massa de ar deixará o céu parcialmente nublado a claro, com possibilidade de chuvas fracas em áreas isoladas.

Os Índices de Radiação Ultravioletas (IUV's) devem permanecer na região nordeste, fazendo parte da categoria Extrema, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A meteorologista alerta que estes índices elevados são típicos da estação do verão, que por apresentar dias mais longos que as noites, há maior incidência de radiação solar em grande parte da região e, consequentemente, o aumento de radiação ultravioleta.

“Por isso, é recomendável cuidados com o tempo de exposição ao sol, juntamente com o uso de protetor/filtro solar, bonés, óculos escuros e roupas leves, fundamentais na prevenção de danos a pele e aos olhos”, enfatiza Diniz.
http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2010/copy2_of_01/11/previsao-de-sol-em-grande-parte-da-bahia-no-final-de-semana

Em Valente, sol entre poucas nuvens. A temperatura varia entre a máxima de 38 e a mínima de 23 graus, a probabilidade de chuva é de 5%.de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos CPTEC. www.cptec.inpe.br ou www.tempoagora.uol.com.br

Informação sobre saúde;
Anvisa regulamenta uso de plantas medicinais de tradição popular
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quarta-feira (10) uma regulamentação para o uso de plantas medicinais, com o objetivo de popularizar a prática. A medida, que faz parte da RDC 10, busca esclarecer quando e como as drogas vegetais devem ser usadas para se alcançar efeitos benéficos.

“O alho é um famoso expectorante e muita gente tem o hábito de usá-lo com água fervente. No entanto, para aproveitar melhor as propriedades terapêuticas, o ideal é deixá-lo macerar, ou seja, descansar em água à temperatura ambiente”, explica a coordenadora de fitoterápicos da Anvisa, Ana Cecília Carvalho.

Inaladas, ingeridas, usadas em gargarejos ou em banhos de assento, as drogas vegetais têm formas específicas de uso e a ação terapêutica é totalmente influenciada pela forma de preparo. Algumas possuem substâncias que se degradam em altas temperaturas e por isso devem ser maceradas. Já as cascas, raízes, caules, sementes e alguns tipos de folhas devem ser preparados em água quente. Frutos, flores e grande parte das folhas devem ser preparadas por meio de infusão, caso em que se joga água fervente sobre o produto, tampando e aguardando um tempo determinado para a ingestão.

Preparo correto
Outra novidade da resolução diz respeito à segurança: a partir de agora as empresas vão precisar notificar (informar) à Anvisa sobre a fabricação, importação e comercialização dessas drogas vegetais no mínimo de cinco em cinco anos. Os produtos também vão passar por testes que garantam que eles estão livres de microrganismos como bactérias e sujidades, além da qualidade e da identidade.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/03/11/anvisa-regulamenta-uso-de-plantas-medicinais-de-tradicao-popular.jhtm

Manchetes do Dia;
Programa especial com participação do Artista da Terra
Convidado: Wagner dos Santos Souza.
Bairro Santa Cruz.


AVISO

PROJETO SEXTA-FEIRA 12-03-010
COM A BANDA EU E VOCÊ
21HS NO CLUBE DA APAEB
NÃO PERCA!!