09 de Dezembro de 2009 (Quarta-Feira)

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículo do dia;
Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o Senhor.
1 Corintios 4:4


Data comemorativa:
09 • Dia do Fonoaudiólogo
09 • Dia do Alcoólico Recuperado

Receita de Natal

Peito de Peru à Provençal


Tipo de Culinária: França
Categoria: Pratos Principais
Subcategorias: Aves
Rendimento: 6 porções


INGREDIENTES

1 unidade(s) de peito de peru sem osso
1/2 xícara(s) (chá) de azeite
1 unidade(s) de cebola picada(s)
1 lata(s) de tomate pelado
1/2 xícara(s) (chá) de azeitona preta sem caroço
1 colher(es) (sopa) de ervas de provence
2 colher(es) (sopa) de cheiro-verde picado(s)

MODO DE PREPARO
Asse o peito de peru temperado em forno pré-aquecido a 180 graus até que o termômetro indique a hora certa de retirá-lo. Retire a rede de proteção com ele ainda quente e reserve em local aquecido.
Confeccione o molho: Aqueça o azeite e refogue a cebola. assim que ficar levemente dourada, acrescente o tomate pelado picado, inclusive o suco que veio com ele na lata. Deixe reduzir para ficar levemente espesso. Acrescente as ervas de Provence e as azeitonas pretas, deixando cozinhar por mais 10 minutos. Corrija o sal e salpique o cheiro-verde picado. Sirva o molho quente sobre as fatias de peito de peru.
http://cybercook.terra.com.br/receitas_especial.php?codigo=EM|30|1377|12017

MANCHETES:

Sisaleiros Pedem Socorro
A Região e o Território do Sisal estarão representados no dia 11 de Dezembro, na Casa Brasil, em Valente-BA, no Encontro Regional: “Os Sisaleiros Pedem Socorro” que analisará e construirá propostas concretas e viáveis à solução de problemas com a produção e a comercialização do Sisal.

Atualmente, o setor sisaleiro vem passando por fases difíceis, um delas é a podridão vermelha do tronco do sisal, outra é a falta de mercado e a queda dos preços, além da necessidade de pesquisas que garantam maior aproveitamento e novos usos para o sisal.Lideranças dos Movimentos Sociais, como Urbano Carvalho e Ismael Ferreira têm mostrado grande preocupação com a atual realidade, que se agravou ainda mais a partir da sinalização da Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB, no mês de novembro, em suspender a compra da produção de sisal.

Mobilizações de todas as formas foram feitas e encaminhadas ao Governador Wagner, que em 27 de Novembro visitou os municípios de Araci, Teofilândia e Conceição do Coité e assegurou que negociaria com a CONAB, no intuito de garantir recurso para equalizar os preços do sisal. No início de Dezembro, a Companhia voltou a comprar Sisal.

A compra da produção pela CONAB, ao preço mínimo de R$ 1,04 / kg., beneficia o produtor e o exportador. Essa é a forma justa defendida particularmente por Urbano Carvalho, diretor da Fundação de Apoio aos/as Trabalhadores/as Rurais e Agricultores/as Familiares da Região do Sisal e Semiárido da Bahia – FATRES. “Mas lamentamos que existam trabalhadores/as que emprestam seu CPF e vendem sua produção mais barato para atravessadores”, ressalta Urbano.

Para Ismael Ferreira, diretor executivo da APAEB - Valente, o preço mínimo do Sisal é o ideal, já que com essa proposta, o produtor entrega o sisal na batedeira e recebe o valor mínimo e depois com a nota fiscal provando que pagou, recebe do Governo a diferença em relação ao preço de mercado. Isso resolveria o problema dos atravessadores. “Com o prêmio na exportação, os exportadores também receberiam um valor por quilo para compensar as perdas com a defasagem cambial e garantiriam assim o funcionamento das indústrias, a geração de emprego e a compra da fibra do sisal”, defende Ismael.

O Encontro Regional: “Sisaleiros Pedem Socorro” será realizado para concretizar essas propostas e tem a organização do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira do Estado da Bahia -CODES-SISAL, e as organizações do Território do Sisal: FATRES, Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira – APAEB, Movimento de Organização Comunitária (MOC), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Fundação APAEB), Cooperativa Regional de Artesãs, Fibras do Sertão (COOPERAFIS), Agência Regional de Comercialização do Sertão da Bahia (ARCO SERTÃO), Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Território do Sisal.

Fonte: Comunicação da FATRES

Funcionários do laticínio participam de curso sobre boas praticas de fabricação
A FUNDAÇÃO APAEB realizará, em parceria com o SEBRAE e a UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), um curso sobre boas práticas de fabricação, para os colaboradores do laticínio da cabra.

Trata se do plano de negócio do laticínio da cabra, entre as ações a serem desenvolvidas está a capacitação das equipes com módulos direcionados a diferentes públicos, desde os funcionários a dirigentes e produtores de leite.

Entre os temas que já foram abordados estão, gestão de empreendimento solidário, economia solidária, comercio justo e solidário, cooperativismo e associativismo, reciclagem global do laticínio que é uma técnica de produção de leite pasteurizado, doce, queijo, iogurte de leite da cabra entre outros.

A atividade está sendo coordenada pela Fundação APAEB através do engenheiro Agrônomo, Jazon Ferreira Primo Júnior, e conta com a participação dos professores da UFRB na execução dos cursos.

A próxima etapa da capacitação será realizada entre os dias 11 e 12 no laticínio da APAEB.

CNPq apoiará seminário na região do sisal
Dois projetos foram aprovados pelo CNPq para a Bahia através do Edital 031/2009: um da UESC e outro da UEFS.

O projeto  da UEFS foi apresentado e o tem como coordenador o socióologo e professor Ildes Ferreira. A propósta é realizar um seminário na região do sisal, reunindo produtores, sobe a podridão vermelha, doença que afeta o sisal e está ameaçando a cultura na região.

A podridão vermelha está sendo considerada a vassoura de bruxa do sisal e precisa ser discutida e enfrentada, disse Ildes.

A proposta é levar especialista para discutir com os produtores a forma de combater a doença através de manejo agroecológico da cultura sisaleira.
Fonte:
http://porsimas.blogspot.com/2009/12/cnpq-apoiara-seminario-na-regiao-do.html

ACONTECE
A Embrapa Algodão em parceria com a Embrapa Semi árido; EBDA, Fatres; MOC, APAEB, SEBRAE e Governo da Bahia, realizarão no dia 15 de dezembro, no povoado de Bela Vista, no município de Retirolandia, dia de campo sobre o Sistema de Cultivo e Aproveitamento do Resíduo do sisal na Alimentação Animal. A atividade terá inicio a partir das oito horas.

A presença dos produtores é indispensável neste encontro.

PROJETO SEXTA-FEIRA 11-12-09
COM CLEILTON DOS TECLADOS
A PARTIR DAS 22 HS NO CLUBE DA APAEB

NÃO PERCA!!