Sexta-Feira, 28 de JANEIRO de 2011

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 30 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículo do Dia;
"O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Os que estão plantados na casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos" (Salmos 92:12-14).

Manchete do Dia;

APAEB realiza primeira assembléia de 2011

Aconteceu nesta sexta-feira (28) das 14h as 16h no auditório da APAEB a primeira assembléia de sócios realizada neste ano de 2011, dezenas de pessoas entre sócios, diretores e representantes de entidades parceiras, participaram do evento.

Na oportunidade os presentes obtiveram informações sobre algumas atividades executadas pela associação e entidades parceiras a exemplo do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Valente e a Fundação APAEB.


No final da assembléia os sócios participaram de sorteios e o prêmio não poderia ter sido mas original, foram 03 tapetes de sisal produzidos na industria de tapetes e carpetes da APAEB.


Empreendimentos da agricultura familiar se preparam para a Biofach 2011
O Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA) promoveu na ultima quinta-feira(27), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar a reunião preparatória dos 11 empreendimentos selecionados para a Biofach 2011. A atividade foi realizada no hotel Nacional, em Brasília (DF). O objetivo foi promover capacitação voltada para a inserção dos agricultores familiares no mercado orgânico e também prepará-los para a feira internacional, que acontecerá na cidade de Nuremberg, de 16 a 19 de fevereiro de 2011.

O diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA (SAF/MDA),Arnoldo de Campos abriu a reunião e falou da importância da Biofach para os participantes. “A feira é uma excelente experiência, e para um empreendimento é importante saber como o mercado cresce aqui no Brasil e no exterior. Países como China, Índia, Argentina, Alemanha, Venezuela e África, estão crescendo e querem importar cada vez mais nossos produtos”.

Campos destacou a procura do mercado internacional pelos produtos da sociobiodiversidade brasileira. “Já estamos dialogando com uma empresa alemã que pretende comprar borracha natural e algodão orgânico para fabricação de materiais esportivos que serão utilizados na Copa de 2014”.

Durante o evento serão apresentadas experiências de empreendimentos da agricultura familiar no mercado internacional e a conjuntura internacional do mercado de orgânicos. Também serão debatidos temas relacionados ao comportamento do expositor junto ao comprador.


Campos disse também que o governo da presidenta Dilma pretende nos próximos quatro anos erradicar a extrema pobreza no País. “Em 2010 foram executados R$ 800 milhões do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O objetivo é chegar a R$ 2 bilhões. Uma parte significativa do recurso do PAA será destinado à compra de produtos de agricultores familiares que vivem na linha de extrema pobreza”, relatou o diretor.

A Biofach

A BioFach Alemanha é a maior feira do setor de orgânicos do mundo, e acontece todos os anos, em Nuremberg. O MDA participa desde 2003, oferecendo oportunidades de negócios a dezenas de cooperativas e associações da agricultura familiar com compradores de todas as partes do mundo. Em 2011 os empreendimentos irão expor produtos orgânicos como castanha-do-brasil, cachaças, licores, açúcar mascavo, melado de cana, cacau em amêndoas, composto de mel e própolis, sucos, óleos essenciais, café, doces, guaraná em pó, entre outros.

http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=6743528

Programas de transferência de renda como o brasileiro evita crise alimentar

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) advertiu ontem (26/01/11) que políticas públicas inadequadas podem agravar a crise de alimentos causada pela alta dos preços no mundo. Para os especialistas, restringir as exportações, como optam alguns países superavitários, pode piorar a situação global, pois gera incerteza e a depreciação dos preços do mercado interno.

A FAO recomendou ainda que os governos se esforcem na execução de programas de segurança alimentar para as camadas pobres da população. No Brasil, o carro-chefe dos programas de transferência de renda é o Bolsa Família. Segundo a organização das Nações Unidas, os programas de transferência de renda ou alimentos são essenciais para o "desenvolvimento" de um sistema completo na cadeia de segurança alimentar.

"A experiência da crise alimentar de 2007 a 2008 mostra que, em alguns casos, decisões tomadas de forma precipitada pelos governos que tinham o objetivo de atenuar o impacto da crise acabaram por contribuir e até agravar a crise impactando sobre a insegurança alimentar", disse o diretor de Políticas da FAO e da Divisão de Apoio ao Programa de Desenvolvimento, Richard China.

O Índice de Preços da FAO – que é uma espécie de referência de preços dos alimentos básicos em nível internacional - atingiu o pico em dezembro de 2010. "Com esse novo choque de preços agora, dois anos depois da crise [financeira internacional], há uma séria preocupação sobre as implicações para os mercados de alimentos nos países vulneráveis", disse China.

De acordo com a FAO, os mais afetados pela alta dos preços são as pessoas que vivem em centros urbanos e pequenos agricultores de países em desenvolvimento. Segundo especialistas, os mais pobres gastam de 70% a 75% da sua renda para comprar alimentos.

Em um relatório divulgado ontem (26/01/11), a FAO recomenda que os governos estimulem a produção de sementes em parceria com escolas, comunidades, grupos de agricultores e cooperativas.

http://www.agrosoft.org.br/agropag/216922.htm

Dica culinária
Cuscuz de Tapioca

Rendimento: 10 porções

Ingredientes
1 xícara(s) (chá) de coco ralado(s)
1 colher(es) (café) de sal
500 ml de leite
5 colher(es) (sopa) de açúcar
240 ml de leite de coco
500 gr de farinha de tapioca

Modo de preparo

Misture a tapioca com o coco e o sal. Reserve. Numa panela, misture o leite com o açúcar e leve ao fogo para ferver. Retire do fogo e jogue rapidamente sobre a mistura de tapioca reservada. Deixe descansar por 30 minutos. Enrole a massa em um guardanapo e leve para cozinhar em cuscuzeiro. Cozinhe até a massa fique firme. Retire do cuscuzeiro, coloque em um prato e fure com garfo. Regue com o leite de coco e 1 colher de açúcar. Deixe esfriar e sirva.

http://cybercook.terra.com.br/cuscuz-de-tapioca.html?codigo=2202



ACONTECE

Projeto Sexta Feira
Com:

FOGUINHO DO FORRÓ
Apartir das 22h no clube da APAEB

NÃO PERCA !!