Quarta-Feira, 20 de JANEIRO de 2010


Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículo do dia;
Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
Mateus7;13 e14


Informação sobre saúde:
Chocolates podem ter efeito protetor contra hipertensão, indica estudo
Os produtos do cacau, como o chocolate amargo podem ajudar a reduzir a pressão arterial devido ao seu alto conteúdo de flavonoides, segundo estudo publicado este mês no American Journal of Hipertension.

Pesquisadores da Alemanha e Reino Unido realizaram uma meta-análise de estudos randomizados e controlados que avaliaram os efeitos anti-hipertensivos dos produtos do cacau ricos em flavonoides.

Foram avaliados 10 estudos randomizados, envolvendo 297 adultos normotensos ou com pré-hipertensão/hipertensão estágio 1, com o tratamento tendo duração de duas a 18 semanas.
As análises confirmaram o efeito protetor dos produtos do cacau ricos em flavonoides contra a hipertensão. A alteração média da pressão nos grupos de tratamento entre os estudos analisados foi de -4,5 mmHg para a pressão sistólica e de -2,5 mmHg para a pressão diastólica. Contudo, segundo os autores, foi observada uma heterogeneidade significativa entre os estudos analisados, e questões como a dose apropriada e os efeitos em longo prazo necessitam de maiores investigações, antes que estes produtos sejam recomendados para o tratamento da hipertensão.
http://bibliomed.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=7450&mode=browse

MANCHETES:
Rondonistas conhecem trabalhos de artesãos em Valente



Uma equipe do projeto rondon esteve ontem em Valente para conhecer um pouco sobre a cultura local, e o trabalho desenvolvido a partir do sisal.O grupo esteve na loja riqueza do sertão onde conheceu os produtos de artesãos locais e da APAEB como leite, doces, queijos, iogurtes do laticínio da Cabra, tapetes e capachos de sisal, mel, entre outros.

A equipe de rondonistas, como são chamados os professores e estudantes universitários que participam do Projeto, ficarão no município de Retirolandia até o dia 29 de janeiro, para ministrar oficinas e cursos nas áreas de comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção e trabalho.

As atividades serão realizadas para servidores municipais, professores, agricultores e público em geral. No total 20 cidades da Bahia estão recebendo equipes do projeto rondon.

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população e busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento das comunidades assistidas.

História

Criado em 11 de julho de 1967, durante a ditadura militar, o Projeto Rondon tinha como objetivo promover o contato de estudantes universitários voluntários com o interior do país, através da realização de atividades assistenciais em comunidades carentes e isoladas.

Entre 1967 e 1989, quando foi extinto, o projeto envolveu mais de 350 mil estudantes de todas as regiões do País.

Mais de quinze anos depois de sua extinção, o Projeto Rondon foi retomado pelo governo federal, a pedido da União Nacional dos Estudantes (UNE), tendo sido reformulado e oficialmente relançado pelo presidente Lula, em Tabatinga (AM), a 19 de janeiro de 2005.

Estado vai qualificar 15.000 jovens do Bolsa Família até o final do ano
Estão abertas, até o dia 5 de fevereiro, as inscrições para a segunda etapa do programa de qualificação Trilha/Setre, iniciativa do Governo do Estado, executada pela Secretaria Estadual do Trabalho, Renda, Emprego e Esporte, que tem o objetivo de qualificar e inserir em atividades produtivas, jovens de baixa renda em 57 municípios baianos.

Para buscar uma das 6.250 vagas oferecidas é preciso ter entre 18 e 29 anos, ser beneficiário do Programa Bolsa Família, estar em situação de desemprego involuntário e estudar, ou ter estudado, exclusivamente em escolas da rede pública. O jovem interessado na qualificação pelo Trilha/Setre deve consultar a lista completa dos municípios contemplados e os cursos oferecidos no site http://www.setre.ba.gov.br/.

As cópias dos documentos de RG, CPF, Cartão do Bolsa Família e os comprovantes de residência e escolaridade são obrigatórios para a realização da inscrição.

ACONTECE

VOCÊ NÃO PODE PERDER


CINE + CULTURA
COM
UMA COMÉDIA SUPER DIVERTIDA
O TROCO
E O FILME
A ERA DO GELO


EXIBIÇÃO; QUINTA-FEIRA AS 19 HORAS NA CASA DA CULTURA