Quarta-Feira, 14 de Abril de 2010

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículo do dia;

E melhor que uns e outros é aquele que ainda não é; que não viu as más obras que se fazem debaixo do sol.
Eclesiastes 4;3


Data comemorativa
14 · Dia Pan-Americano

Aniversariantes

UILSON MOTA SANTOS /EXPEDIÇÃO
MARCONE DA SILVA LIMA / ADMINISTRAÇÃO

Informação sobre saúde;
Estudo indica que tabagismo pode aumentar os riscos de esclerose múltipla

Um estudo recentemente publicado na revista Neurology indica mais um efeito negativo do cigarro para a saúde: além de seus conhecidos prejuízos para a saúde respiratória e cardiovascular, o hábito de fumar pode aumentar os riscos de esclerose múltipla em pessoas que apresentam outros fatores de risco para problemas neurológicos. Uma das doenças mais comuns do sistema nervoso central e que ainda não tem as causas definidas, a esclerose múltipla é marcada por danos aos neurônios, o que interfere no controle das funções vitais, como enxergar, falar e caminhar.

Avaliando 442 pessoas com esclerose múltipla e 865 sem a doença, os pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriram uma “consistente associação entre esclerose múltipla, tabagismo e resposta imunológica ao vírus Epstein-Barr em três regiões geográficas distintas”. Os resultados sugerem que os fumantes que têm maiores níveis de uma proteína que protege contra esse vírus comum do herpes seriam duas vezes mais propensos do que os não-fumantes a terem esclerose múltipla.

De acordo com os autores, estudos anteriores já vinham sugerindo que o tabagismo e a proteína que combate o vírus são fatores de risco independentes. E a nova pesquisa avaliou como os dois fatores interagem para aumentar os riscos da doença neurológica. “Descobrimos que a associação (da proteína com a esclerose) foi mais forte em pessoas que relataram fumar do que naquelas que não fumavam”, explicou a pesquisadora Claire Simon. Avaliando o tabagismo junto a outro fator de risco para a doença - o gene HLA-DR15 -, os pesquisadores não encontraram associação significativa.

“Estudar os potenciais fatores de risco simultaneamente pode oferecer pistas sobre por que algumas pessoas têm esclerose múltipla e outras não”, concluiu a especialista, destacando a necessidade de mais estudos neste sentido.
http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=8446&mode=browse

Dica Culinária
Sopa de Queijo Especial

Deliciosa e super fácil de fazer

Ingredientes
2 cebolas picadas bem fininhas 2 colheres de sopa rasas de margarina 4 colheres de sopa de farinha de trigo 2 litros de caldo de galinha 4 xícaras de leite b 1 xícara de cenoura cozida picada 250 g de Queijo Prato picado em cubinhos Salsinha e pimenta a gosto 1 prato de Queijo Parmesão ralado grosso

Modo de Preparo
Dourar a cebola na margarina. Juntar o caldo, a cenoura e a farinha dissolvida no leite. Juntar a salsinha e deixar ferver. Juntar os queijos e tampar. Quando levantar fervura, baixar o fogo e tampar parcialmente.
http://www.minhavida.com.br/conteudo/5285-Sopa-de-Queijo-Especial.htm?utm_source=news_mv_rec&utm_medium=10_04_09&utm_term=header&utm_content=alim&utm_campaign=sopa_queijo_especial

Manchetes do Dia;

Governador Inaugura trecho recuperado da BA-411 que liga Salgadalha a Conceição do Coité
Os moradores e visitantes do município de Conceição do Coité, localizado a 210 quilômetros de Salvador, no território do Sisal, foram beneficiados com a restauração do trecho da rodovia BA-411 que liga Conceição do Coité a Salgadália. O trecho foi reinaugurado nesta quarta-feira (14) pelo Governo da Bahia.
No total, foram 17 quilômetros de extensão recuperados, que recebeu pavimentação em Tratamento Superficial Duplo (TSD) e um investimento de mais de R$ 8,5 milhões.
A recuperação do trecho rodoviário contribui para melhorar o tráfego de aproximadamente 275 veículos por dia, além do escoamento da agricultura, mineração e pecuária, beneficiando 158 mil habitantes dos municípios de Conceição do Coité, Serrinha, Barrocas, Retirolândia e Riachão do Jacuípe.
Desde 2007, já foram recuperados 1,8 mil quilômetros de estradas na Bahia, num investimento de R$ 552,6 milhões.

Agropecuária da Bahia será planejada para os próximos 20 anos
“Nossa meta é organizar, até o final deste ano, um planejamento estratégico para a agropecuária baiana para os próximos 20 anos”.afirmou o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles,

Salles declarou que este planejamento deve focalizar questões como logística, armazenamento, comercialização, verticalização das cadeias, estradas, defesa animal e vegetal, capacitação, assistência técnica e crédito assistido.

O secretário detalhou que o planejamento deve ser elaborado através de câmaras setoriais, a exemplo das já organizadas câmaras do cacau, do leite, da carne e das fibras naturais.

Segundo ele, 20 cadeias produtivas já foram eleitas como prioritárias. “Cada cadeia terá a missão de, até outubro deste ano, apresentar o planejamento, detalhando os planos de trabalho para as próximas duas décadas”, observou. Citou como exemplo a produção de seringa, informando que hoje a Bahia produz apenas 30% do que precisa para atender à demanda representada por cinco empresas de pneumática instalada no estado. “Para eliminar esse gargalo, estamos organizando o setor para ampliar a área plantada para 100 mil hectares nos próximos 20 anos”, destacou.

http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2010/copy3_of_01/13/agropecuaria-baiana-tera-planejamento-estrategico-para-20-anos