Segunda-Feira, 23 de agosto de 2010

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 30 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículos do dia;
Por que o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade.
Provérbios 2;6 e 7

Aniversariantes:
ROBELHA ARAUJO SANTOS / S.PROD. DE TAPETES

Manchetes do Dia:

Casa da cultura sedia oficina de formação para mobilizadores culturais

Jovens mobilizadores e equipe da Valente FM
Associação Comunitária de Comunicação e Cultura Valente, entidade mantenedora da Rádio Valente FM , realizou entre os dias 21 e 22 na casa da cultura em Valente a oficina de formação de mobilizadores culturais. O curso contou com a participação de sete jovens inscritos no projeto sala de cultura e a equipe da radio Valente FM, o projeto tem como parceiros o GOVERNO FEDERAL, MINISTÉRIO DA CULTURA, PROGRAMA MAIS CULTURA, FUNDAÇÃO NACIONAL DE ARTES, BANCO DO NORDESTE DO BRASIL, INSTITUTO NORDESTE CIDADANIA e FUNDAÇÃO CULTURAL DO ESTADO DA BAHIA.

“O nosso município é muito rico em cultura, sabemos que os 60 dias que os mobilizadores terão para  atuar através do projeto é pouco e será dificil catalogar todas as culturas, mas  esta é uma oportunidade para que seja realizado um projeto bem maior” acredita o diretor presidente da radio valente FM - José Melquíades de Oliveira.

O facilitador do curso foi o professor Manoel Messias da Conceição que é formado em letras pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB de Conceição do Coité e especialista em desenvolvimento rural sustentável.

Em sua explicação o professor destacou a influência dos meios de comunicação na disseminação da cultura.

“Na região agente tem visto um pouco deste esquecimento da cultura popular e em conseqüência disso temos o crescimento da cultura de massa, que sobretudo entra em nossa casa, no nosso dia a dia através dos meios de comunicação e faz com que aos poucos nossa cultura de raiz seja desvalorizada e esquecida” explicou Messias.

Durante a oficina os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre cultura através da teoria e pratica, assistiram a vídeos que mostram a realidade da cultura em nosso país e observaram a feira livre de Valente que é realizada aos sábados, no passeio pela feira foi observado as varias expressões culturais como os objetos comercializados, as relações comerciais, interpessoais, os aspectos educativos e toda estrutura montada.

Cultura é o acervo de conhecimento de uma sociedade conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo e se revela através de varias atividades como a musica, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social etc.

A próxima oficina acontece nos dias 28 e 29 de agosto na casa da cultura com foco em produção cultural a facilitadora será a professora Virginia Araujo, gestora educacional da fundação APAEB

MAIS NOTICIAS

Doação por cartão de crédito é novidade na campanha eleitoral deste ano

Sema promove encontro de Colegiados Ambientais em Salvador

Produtos da agricultura familiar chegam à Cesta do Povo