Segunda-Feira, 01 de Fevereiro de 2010

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículo do dia;
O amor não seja fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
Romanos 12:9

Informação sobre saúde;

Hortelã – a folha dos deuses
Com grande capacidade de adaptar-se a climas diferentes, a hortelã é conhecida no mundo inteiro, não só pelo seu sabor, mas também pelo gostoso aroma e valor terapêutico. Ela é estimulante, carminativa, antiespasmódica e um tônico poderoso para organismos depauperados. Elimina cálculos biliares, icterícia, palpitações, tremedeiras, vômitos, cólicas uterinas, dismenorréia, prostatite e tosse, favorecendo a expectoração e eliminando das toxinas.

A planta ainda é ideal para insônia, flatulência, vermes e problemas digestivos, sejam gases, prisão de ventre, dores de barriga ou de estômago. Isso porque excita, estimulando estes órgãos com a contração do estômago e movimentos peristálticos do intestino. É muito usada para cólicas e timpanite, principalmente se forem de origem nervosa. Seu sumo, embebido em algodão, melhora as dores de dentes. Na amamentação, aumenta a produção do leite. Antiséptico bucal, elimina aftas, infecções da boca em geral (bochechos) e garganta (gargarejos). A hortelã é também analgésica, indicada para dores de cabeça, cólicas intestinais, hepáticas e nefríticas. É ótima para problemas circulatórios, depurando o sangue. Além disso, ela acalma…

RECEITAS PRÁTICAS DE HORTELÃ

Para vermes (Giardia e Ameba)
- 2 colheres (de sopa) de sumo de hortelã;

- 2 colheres (de sopa) de mel de abelhas.

Misturar os dois e tomar em jejum, durante 15 dias. Descansar dez dias e repetir por mais 15.

Tintura de hortelã
Deixar em maceração no álcool absoluto que é mais puro, durante 30 dias. Pode-se usar direto no local, sem diluir na água, por ser de uso externo. Fazer fricções no local. A tintura da hortelã é indicada para reumatismo, artrite, artrose ou qualquer dor muscular. Se precisar ingerir, colocar 21 gotas em meio copo d’água (para crianças, metade da dose), tomando de três a quatro vezes ao dia. Nos casos não indicados, usar chás, de preferência com folhas verdes e frescas. Caso não seja possível, usar folhas secas ou tinturas.

Receita de hortelã para coceira e picadas de insetos
Pilar (moer no pilão) bem as folhas e aplicar sobre a pele. Se forem misturadas com argila, o efeito pode ser mais rápido.

COMO FAZER O SUMO

Pilando bastante as folhas e depois coando num pano fino, tipo gaze, apertando bem para aproveitar ao máximo. Nunca se deve liquidificar.
http://www.saudeintegral.com/artigos/hortela-a-folha-dos-deuses.html

Dica Culinária

Quidim

Tipo de Culinária: Culinária Popular
Categoria: Doces
Rendimento: 10 porções


Ingredientes
10 unidade(s) de gema de ovo peneirada(s)
50 gr de coco ralado(s)
150 ml de leite de coco
200 gr de açúcar

Modo de preparo
Depois de peneirar as gemas junte o restante dos ingredientes e misture delicadamente.
Unte uma fôrma de anel com muita manteiga e em seguida polvilhe açúcar na fôrma.
Acrescente o líquido à fôrma e leve para assar em banho-maria a 140º, até ficar dourado e o coco ralado subir a superfície.

http://cybercook.terra.com.br/receita-de-quindim.html?codigo=11350

MANCHETES:
Programa Garantia Safra cadastra agricultores familiares
Já começou o cadastramento dos agricultores familiares para a safra de inverno 2009/2010. A Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), disponibilizou suas unidades operacionais e técnicos, em todo o território baiano para, em tempo integral, promover a inscrição dos agricultores, respeitando os calendários agrícolas, em cada município.

As inscrições serão encerradas no dia 17 de fevereiro. Para ter acesso ao programa, basta que o agricultor se dirija ao escritório da EBDA mais próximo de sua propriedade, munido da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), ou da Carteira de Identidade, CPF e um comprovante de posse ou propriedade da terra.

Para o ano de 2010 como um todo, a Seagri garantiu, junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), 100 mil cotas do programa. Em caso de perda de safra, o agricultor recebe o seguro de R$ 600, divididos em quatro parcelas iguais.


Agricultores vão começar a receber em fevereiro reembolso da safra 2008/2009
A partir do mês de fevereiro, o governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com a Seagri/EBDA, começa a efetuar o reembolso do Programa Garantia Safra, referente à cobertura das plantações que tiveram perdas superiores a 50% na última safra de inverno, no estado, correspondente aos produtos milho, feijão, arroz, mandioca e algodão.

Será mais de R$1,10 milhão, destinado à cobertura de cerca de dois mil agricultores familiares baianos, distribuídos entre os municípios de Nordestina, Ponto Novo, Santo Estevão, Andorinha, Baixa Grande, Conceição do Coité, Gavião, Ipirá, Itiúba e Monte Santo.

http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2010/01/29/programa-garantia-safra-cadastra-agricultores-familiares-para-a-safra-2009-2010