Terça-Feira, 19 de JANEIRO de 2010

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículo do dia;
Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
2 coríntios 4;8 e 9


Informação sobre saúde:
Descoberta revoluciona o tratamento da leucemia
Uma notícia ótima para a saúde: uma descoberta de cientistas americanos que revoluciona o tratamento da leucemia. essa novidade pode diminuir muito a espera por transplante de medula óssea.
A nova técnica elimina a necessidade de buscar doadores de medula compatíveis para salvar quem sofre de leucemia, uma espécie de câncer que ataca os glóbulos brancos presentes no sangue.
As células-tronco retiradas do cordão umbilical de um recém-nascido contêm células que ainda não têm as características que podem provocar a rejeição do sistema imunológico. Por isso, poderiam ser transplantadas em qualquer paciente.
Os cientistas do centro de pesquisas de câncer Fred Hutchinson, em Seattle, conseguiram, através de uma proteína, aumentar o pequeno número de células-tronco existente num cordão umbilical.
Com a nova técnica, eles multiplicaram 150 vezes a quantidade dessas células, produzindo o suficiente para suprir as necessidades do paciente.
A nova técnica representa potencialmente um avanço revolucionário no tratamento da leucemia. Resultados preliminares mostram que no grupo de dez pacientes que participaram da pesquisa, sete responderam positivamente ao tratamento e não mostram mais sinais da leucemia que sofriam.
http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1453027-10406,00-DESCOBERTA+REVOLUCIONA+O+TRATAMENTO+DA+LEUCEMIA.html

MANCHETES:

Produtores começam a se adaptar a maquina desfibradora Faustino V
Durante 03 semanas cinco maquinas desfibradora Faustino V estarão à disposição de produtores de cinco municípios do território (Conceição do Coité, Valente, Retirolândia, São Domingos e Santa luz), o objetivo é fazer com que os produtores se adaptem a nova maquina, até que a desfibradora paraibana seja substituída definitivamente. Após três semanas em campo as maquinas retornarão para compor o lote das 200 que deverá ser entregue aos produtores em fevereiro.
Demonstrações já foram realizadas com a desfibradora Faustino cinco em todos os municipios do território do sisal bem como algumas capacitações para aperfeiçoar o uso da memsa por parte dos produtores.
“Acreditamos que em Fevereiro finalizaremos as 200 maquinas faustino cinco que certamente evitará problemas de mutilação", declara o coordenador do APL sisal no terriório Robson Andrade.
A produção da maquina desfibradora Faustino V é uma das ações de destaque do APL- Sisal que está dentro do Programa de Fortalecimento da Atividade Industrial (Progredir), criado para fortalecer as micro, pequenas e médias empresas. O Progredir é coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e executado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA).

Informação da Agecom

Bahia registra recorde no índice de vacinação contra aftosa
http://www.comunicacao.ba.gov.br/radio/2010/01/18/bahia-registra-recorde-no-indice-de-vacinacao-contra-a-febre-aftosa.mp3

Inscrições para o Fórum Social Temático baiano terminam quarta