10 de Dezembro de 2009 (Quinta-Feira)

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.


Versículo do dia;

Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
João15:5


Data comemorativa:
10 · Declaração Universal Direitos Humanos
10 · Dia Internacional dos Povos Indígenas


Informação sobre saúde:
Sucos que combatem o inchaço, ansiedade e prisão de ventre
O verão traz com ele a necessidade de beber muito líquido para manter o corpo hidratado, mas isso não significa que vale a pena matar sua sede com refrigerantes, não importa se com ou sem açúcar. Para se refrescar de verdade e garantir muita saúde, nada melhor que água e sucos naturais.

Os sucos, além de refrescarem, hidratam e fornecem muitos nutrientes ao organismo e precisam ser feitos a partir de frutas frescas. Nem pense em comprar os famosos (e adorados pelas crianças) sucos artificiais de pozinho, isso porque eles são ricos em calorias e contêm conservantes e corantes, que podem causar alergias, gastrite e até conter substâncias cancerígenas.

O consumo desse tipo de produto acaba causando um grande esforço do corpo para purificar e limpar todas essas substâncias maléficas.

Como se não bastasse, o consumo excessivo dessas bebidas coloridas e doces, mesmo sendo dietéticas, por terem um sabor acentuado, acabam educando erroneamente o nosso paladar a aceitar apenas esse tipo de sabor...
http://www.minhavida.com.br/conteudo/10670-Suco-de-fruta-o-grande-amigo-do-verao.htm?utm_source=news_mv_f&utm_medium=09_12_10&utm_term=header&utm_content=alim&utm_campaign=sucos_inchaco

MANCHETES:

Mais Alimentos reestrutura propriedades da agricultura familiar
Os agricultores de qualquer região do País que necessitarem reestruturar suas propriedades em função de prejuízos provocados por fatores adversos, como os que ocorreram recentemente na região Sul do Brasil, podem utilizar a linha do Pronaf Mais Alimentos.

Segundo o diretor de Financiamento e Proteção da Produção da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF/MDA), João Luiz Guadagnin. as instalações, os equipamentos e outros bens que tenham sofrido avarias em função de vendaval e/ou pelo excesso de chuvas podem ser reparados, reconstruídos ou repostos com o apoio da linha. “O Mais Alimentos pode ser utilizado pelos agricultores que têm projetos de reestruturação produtiva das unidades familiares de produção”, reforça.

Guadagnin explica que podem pleitear o financiamento da linha os agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que apresentarem proposta ou projeto de crédito de investimento em que ficar comprovado que, no mínimo, 70% da renda da unidade familiar seja oriunda das atividades previstas no Mais Alimentos. Estão incluídas na linha o cultivo do açafrão, arroz, café, centeio, feijão, mandioca, milho, sorgo e trigo, fruticultura, olericultura, erva-mate e as atividades de apicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, caprinocultura, ovinocultura, pesca e suinocultura.

O diretor ressalta que agricultores vítimas de prejuízo como o rompimento de açudes também podem acessar o Mais Alimentos. No caso de crédito para atividade de aquicultura e pesca, serão concedidos financiamentos para aquisição de redes, tanques-rede e estruturas de fixação; infraestrutura de armazenagem de ração, guarda de equipamentos, redes, tarrafas, puçás, kits de análise de água; tubulação, materiais para estruturas de abastecimento e drenagem de viveiros; aluguel de máquinas para construção de viveiros e mão de obra; entre outros.

O Mais Alimentos financia propostas ou projetos de investimento para produção, armazenagem e transporte. O limite por beneficiário vai de R$ 7 mil a R$ 100 mil. Os encargos financeiros são de 2% ao ano, com prazo de reembolso de até 10 anos, incluídos até 3 anos de carência.

No caso de máquinas e equipamentos, Guadagnin alerta que somente podem ser financiados aqueles que sejam novos, atendendo aos parâmetros definidos em normativos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
http://www.mda.gov.br/portal/index/show/index/cod/134/codInterno/23005


ACONTECE
A Embrapa Algodão em parceria com a Embrapa Semi árido; EBDA, Fatres; MOC, APAEB, SEBRAE e Governo da Bahia, realizarão no dia 15 de dezembro, no povoado de Bela Vista, no município de Retirolandia, dia de campo sobre o Sistema de Cultivo e Aproveitamento do Resíduo do sisal na Alimentação Animal. A atividade terá inicio a partir das oito horas.

A presença dos produtores é indispensável neste encontro.

PROJETO SEXTA-FEIRA 10-12-09
COM CLEILTON DOS TECLADOS
A PARTIR DAS 22 HS NO CLUBE DA APAEB

O sisaleiro pede Socorro

A APAEB Valente e os movimentos sociais da região convidam os sisaleiros para participar do encontro regional : O sisaleiro pede Socorro, o evento acontece nesta sexta-feira dia 11 a partir das 09 hs na casa da cultura/casa Brasil em valente.
O evento tem por objetivo debater e construir propostas de resolução dos problemas com a produção e comercialização do sisal.

Participe!!