Sexta-Feira, 03 de Setembro de 2010

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 30 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Data Comemorativa:
03 • Dia do Guarda Civil
03 • Dia do Biólogo

Versículos do dia;
Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
Gálatas 6.7

Manchetes do Dia:

Plebiscito para definição de limite de propriedades rurais termina terça-feira
Uma consulta popular sobre o limite de propriedades rurais brasileiras termina no dia 7 de setembro de 2010 em todo o país. Coordenado pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo, o plebiscito tem como objetivo pressionar o Congresso Nacional a incluir um inciso na Constituição que defina em 35 módulos fiscais a área máxima de cada terra.

Áreas com tamanho superior seriam incorporadas automaticamente ao patrimônio público e, posteriormente, destinadas à reforma agrária. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), mais de 50 mil propriedades serão atingidas em todo o país caso a proposta seja aprovada.

Para participar da consulta popular, é preciso ter no mínimo 16 anos e apresentar um documento de identificação. As perguntas a serem respondidas são: Você concorda que as grandes propriedades de terra no Brasil devem ter um limite máximo de tamanho?

Você concorda que o limite das grandes propriedades de terra no Brasil possibilita aumentar a produção de alimentos e melhorar as condições de vida no campo e na cidade?

"O Censo [Agropecuário] de 2006 mostra que a agricultura familiar tem mais capacidade de gerar emprego do que a agricultura empresarial. Conseguimos ocupar cada 100 hectares com 15 pessoas, enquanto o agronegócio ocupa [o mesmo espaço de terra] com 1,5 pessoa", disse.

Por que realizar o Plebiscito Popular pelo Limite da Terra?

6 - Porque a agricultura familiar e camponesa cria muito mais empregos. Emprega 15 pessoas a cada 100 hectares, enquanto que o agronegócio emprega apenas duas.

7 - Porque o latifúndio e o agronegócio são os grandes responsáveis pela violência no campo e pela exploração do trabalho escravo.

8 - Porque banqueiros, grandes empresários e corporações internacionais são donos de grande parte dos latifúndios. Muitos nunca plantaram um pé de cebola.

9 - Porque 1% dos estabelecimentos rurais, com área de mais 1 mil hectares e ocupa 44% de todas as terras, enquanto praticamente 50% dos estabelecimentos com menos de 10 hectares, ocupam somente, 2,36% da área.

10 - Porque no século passado pelo menos 20 países estabeleceram um limite para propriedade rural, entre eles países desenvolvidos como Itália, Japão, Coréia do Sul. Agora é a nossa vez!

Mais noticias:

Fapesb convoca interessados em empreendimentos solidários

Dica Culinária:

Moqueca de camarão

Ingredientes
1/2 kg de camarão médio
Suco de 1 limão
1/2 xícara de café de azeite de dendê
2 cebolas médias cortadas em rodelas
1/2 xícara de chá de coentro
1/2 xícara de chá de salsinha picada
2 cebolinhas verdes cortadas
3 tomates cortados em rodelas
Sal a gosto
1 vidro de leite de coco

Modo de preparo

Limpar os camarões e temperar com sal e o suco de limão
Reserve
Refogue todos os temperos por 15 minutos no azeite-de-dendê
Acrescente os camarões e cozinhe por 5 minutos com a panela tampada
Por último, acrescente o leite de coco
Sirva com arroz branco


Acontece

PROJETO SEXTA-FEIRA

03-09-010
COM BABAL E C&A
A PARTIR DAS 22H
NO CLUBE DA APAEB
NÃO PERCA !!!