Quinta-Feira, 22 de Julho de 2010


Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 30 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículos do dia;
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
ROMANOS 8;28

Manchetes do Dia:
Casa da cultura exibe hoje o filme LULA O FILHO DO BRASIL


 
O filme conta a trajetória pessoal de Lula, desde seu nascimento em 1945, quando , no sertão pernambucano, Dona Lindu , uma mulher simples e de fortes valores morais, dá à luz o seu sétimo filho, Luiz Inácio da Silva, e enfrenta o abandono do marido e as dificuldades de criar seus filhos sozinha na “cidade grande”. Em 1980, Lula se torna o maior líder sindical do país e emerge como uma força política renovadora. Uma vida marcada por dificuldades, perdas e uma notável capacidade de superação. "Lula, o Filho do Brasil" conta a saga da família Silva, uma saga igual a de tantas outras famílias Silva do Brasil.

EXIBIÇÃO NESTA QUINTA-FEIRA A PARTIR DAS 19:00H NA CASA DA CULTURA/CASA BRASIL

ENTRADA GRATUITA.


Informação do Agrosoft:

Saúde alerta para os efeitos dos agrotóxicos no Brasil

Os agrotóxicos foram desenvolvidos para dificultar ou exterminar formas de vida. Justamente por essa característica, são capazes de afetar a saúde humana

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Somente no ano passado, foram vendidas 725,6 mil toneladas dessas substâncias no país, movimentando US$ 6,62 bilhões, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag). Em 1987, o consumo não ultrapassava as 100 mil toneladas.

Considerado o motor do agronegócio brasileiro, o agrotóxico impacta os ecossistemas e a saúde da população, concordam pesquisadores da Saúde — que se envolvem cada vez mais com esta e outras questões do meio ambiente. O relatório da 8ª Conferência Nacional de Saúde já previa a interseção: "A saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde". Noção que foi contemplada na Constituição Federal de 1988.

PREJUÍZOS PARA A SAÚDE
Os agrotóxicos foram desenvolvidos para dificultar ou exterminar formas de vida; justamente por essa característica, são capazes de afetar a saúde humana. "O desenvolvimento de moléculas cada vez mais poderosas em seus efeitos biocidas não poupa as estruturas biológicas de seres que não são seus alvos", diz a especialista em saúde ambiental e pesquisadora do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM) Lia Giraldo.

O inseticida dicloro-difenil-tricloroetano (DDT), por exemplo, foi proibido a partir da década de 1970 em todo o mundo: descobriu-se que interferia na cadeia alimentar animal, contribuía para o desenvolvimento de câncer em seres humanos e se espalhava facilmente pelo ar. Muitas outras substâncias foram e são apontadas por cientistas como cancerígenas.
http://www.agrosoft.org.br/agropag/215004.htm


Informação sobre saúde:

Período chuvoso aumenta casos de leptospirose

Muita chuva e lixo espalhado pelas ruas podem levar à proliferação da leptospirose – doença com incidência de 11% de óbitos nos 105 casos registrados na Bahia este ano. A capital, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), concentrou o maior número de casos, com 73 ocorrências e sete mortes.

Com a constância de chuvas desde junho, o contato entre a bactéria Leptospira, presente na urina do rato, com a água das ruas aumenta o risco de contaminação para a população. Segundo a infectologista Ledivia Espinheira, ruas alagadas ou pequenas poças de água representam perigo aos moradores.

A especialista recomenda evitar, ao máximo, o contato com a água de poças das ruas com os pés descalços ou partes do corpo descobertas. “Nesta época de chuvas, os sacos e latas de lixo precisam estar bem amarrados ou inacessíveis às ratazanas, pois o lixo malcuidado pode ser levado pelas enxurradas e, misturando-se à água, acarreta também a Leptospira”, diz.

Com sintomas semelhantes aos da dengue, os sinais principais da leptospirose são fortes dores de cabeça, febre, aumento da sede e dores musculares. “Um sinal para diferenciar a leptospirose de outras doenças e viroses é que, além dos sintomas iniciais, os olhos ficam amarelos como ocorre na hepatite”, destaca a médica.

Numa fase mais complicada da doença, o paciente pode apresentar insuficiência renal e quadro hemorrágico, com eliminação de sangue por várias partes do corpo, afirma Ledivia. O tratamento dos pacientes é feito no Hospital Couto Maia, especializado em doenças infectocontagiosas. “O paciente não deve tentar se tratar em casa, pois se trata de uma doença grave com forte índice de letalidade”, alerta a médica.

No caso do contato com água suja, Helena orienta lavar os pés com água limpa e sabão. “É preciso também evitar deixar acessíveis alimentos que possam atrair os roedores, além de limpar os terrenos baldios e não acumular entulhos”.

http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=4904670

ACONTECE:

DIA 30 DE JULHO ACONTECE ASSEMBLEIA DE SÓCIOS DA APAEB E NA OPORTUNIDADE SERÁ COMEMORADO OS SEUS 30 ANOS.

TODOS OS SOCIOS, COLABORADORES E PARCEIROS ESTÃO CONVIDADOS A PARTICIPAR DESTE EVENTO.

A DIRETORIA EXECUTIVA DA APAEB AGRADECE A PRESENÇA DE TODOS!

ATENÇÃO:

O STRAF de Valente irá comemorar o dia do agricultor no dia 25 de julho próximo domingo na casa da cultura/casa Brasil a partir das 13:30 com o tema AGRICULTURA FAMILIAR FORTALECENDO A CULTURA POPULAR, e convida a todos os agricultores e agricultoras para participar da comemoração.

DURANTE O EVENTO ACONTECE CONCURSO DAS APRESENTAÇÕES CULTURAIS :

1- TEATRO

2- VOZ E VIOLÃO

3- REISADO

4- CANTIGA DE RODA- COM A PÁRTICOPAÇÃO DO GRUPO GESMIN E OUTROS.

NÃO PERCA!!