Segunda-Feira, 03 de Maio de 2010

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículo do dia;Bendito o homem que confia em Deus e cuja confiança é Deus.
Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.
Jeremias 17;7 e 8


Informação sobre saúde;
Com doença rara, menina de 9 anos do CE parece ter 65Aos 9 anos, uma menina moradora de Sobral (CE), apresenta sinais de envelhecimento compatíveis aos de uma pessoa de 65 anos. Não tem cabelos e a pele é coberta por rugas e manchas senis. Os dedos tortos evidenciam que sofre de artrite. Ela foi uma das crianças encontradas desde que foi lançada, há seis meses, uma campanha mundial para identificar portadores de uma doença rara que causa o envelhecimento precoce.

A progéria é causada por uma mutação genética que faz com que a pessoa envelheça de cinco a dez vezes mais rápido do que o normal - a expectativa de vida para portadores da doença é de apenas 13 anos. A Fundação de Pesquisa Progeria (PRF, em inglês), entidade norte-americana criada há 11 anos para financiar pesquisas sobre a doença, estima que existam no mundo cerca de 200 casos. Até outubro de 2009, a fundação havia conseguido identificar apenas 52 crianças. Por isso, a campanha adotou o slogan Encontre as Outras 150.

Além de Ana, a paraibana Bianca Pinheiro, de 4 anos, também foi incluída recentemente nas estatísticas da PRF. Ambas poderão fazer o tratamento nos Estados Unidos, financiado pela fundação. Uma terceira criança brasileira, caso conhecido mesmo antes da campanha, já participa dos testes clínicos.


http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/estado/2010/04/30/com-doenca-rara-menina-de-9-anos-do-ce-parece-ter-65.jhtm

Dica para Donas de casa.

Será que você sabe acondicionar os alimentos de forma correta?
A geladeira é um eletrodoméstico que adianta e muito a nossa rotina diária. Antigamente os alimentos estragavam facilmente por falta de condições de armazenamento e o desperdício era enorme. Mas para que ela funcione bem e os alimentos realmente fiquem conservados devemos seguir algumas regras. E esse será o tema do nosso texto.

Será que você sabe arrumar a sua geladeira para conservar mais os alimentos e evitar o mal cheiro?

Primeira regra, tudo que entra na geladeira deve ser lavado (garrafas, embalagens em geral, etc...), não sabemos por onde aquela embalagem passou e na maioria das vezes nem queremos saber.

Mas vamos ver os locais corretos de cada alimento.
As duas primeiras prateleiras são as partes mais geladas do equipamento. Por isso, devem ali ser armazenados os alimentos mais perecíveis: em primeiro lugar os lácteos como leite, iogurtes, queijos, manteiga. Em seguida, embalagens abertas de sucos, geleias, doces prontos como pudins, manjares, etc...

Nas prateleira abaixo, armazene alimentos prontos como legumes cozidos e sobras devidamente guardados em potes de vidro ou louça. Aposente os tão utilizados potes de plásticos, eles liberam toxinas altamente prejudiciais ao organismo. Essa também é o local dos ovos guardados em sua embalagem original higienizada e no fundo da prateleira.

Acima dos gavetões é a área ideal para colocar garrafas pets, além de frutas diversas, pois tem uma temperatura não muito baixa, o que é ideal para esse tipo de alimento. Lembrando que nem toda fruta pode ser guardada na geladeira, um exemplo é o abacate, se esse for colocado sem estar maduro na geladeira, não vai amadurecer mais. Por isso, somente depois de aberto com o caroço deve ser armazenado dessa forma.

Latas

Não se deve guardar de jeito nenhum latas abertas na geladeira. Ao abrir a lata o verniz interno se rompe e o alimento pode entrar em contato com a lata e se tornar tóxico.

Por isso, retire sempre o produto da lata e coloque em um pote de vidro ou cerâmica.

Os gavetões são o local menos refrigerado. Por isso, é ideal para guardar legumes e verduras. Esses alimentos por serem muito sensíveis a temperatura muito baixas, acabam “queimando” e estragando mais fácil.
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/alimentos_na_geladeira.htm

Manchetes do Dia;
Produtoras utilizam fios de sisal e tapetes da APAEB para fazer artesanatoA rede de produtoras da Bahia, juntamente com o sindicato dos trabalhadores rurais de Valente, realizou na ultima semana um curso de artesanato de sisal, envolvendo grupo de mulheres de 05 municípios da região. Durante quatro dias as mulheres aprenderam a fazer, bolsas, carteiras, caminho de mesa e outros objetos utilizando fios de sisal e tapetes que são produzidos na industria da APAEB.

A rede de produtoras é formada exclusivamente por mulheres que atuam nas áreas de alimentação e artesanato, Uma das coordenadoras da rede Ana Mary Reis, nos dá mais detalhes sobre o curso.

((Entrevista))

Quilombolas do sul baiano visitam APAEB e dão um show de dança e percussão afro

Durante os dias 28 de abril e 01 de maio a APAEB recebeu a visita de um grupo afro descendente da cidade de Itacaré situada na região sul da Bahia, o grupo composto por 23 pessoas faz parte de uma instituição de afro desenvolvimento, que tem por objetivo fortalecer toda comunidade afro descendente que compõe um quadro inferiorizado sócio e economicamente.

Na sexta-feira a noite o grupo deu um show de dança e percussão afro, onde puderam mostrar um pouco da sua cultura.
Em entrevista para o nosso programa o pesquisador e idealizador da instituição de afro desenvolvimento chamado de casa do boneco e a fazenda modelo quilombo d' oití, Antonio Jorge de Jesus conhecido como Jorge Rasta nos dá detalhes sobre este intercambio e o trabalho desenvolvido pelo grupo.

((Entrevista))