Segunda-Feira, 13 de dezembro de 2010


Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 30 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Data Comemeorativa:
13 · Dia do Marinheiro

Versículos do dia;
“Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu. Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus. Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles”.
Mateus 18:18-20

Manchetes do Dia:

Mutirão 'Natal Sem Fome 2010' percorre bairros da cidade de Valente

Começou nesta segunda-feira (13) pelo bairro Dionisio Mota e Minação, o mutirão que vai arrecadar alimentos, brinquedos e roupas para as famílias carentes do município de Valente. Participam do mutirão varios representantes de organizações e entidades do município que estão envolvidos desde o inicio na execução da campanha, bem como pessoas da comunidade para auxiliar na arrecadação. Voluntários identificados visitarão as residências para receber as doações, esta é uma iniciativa muito importante para a comunidade por isso faça a sua parte e colabore com essa campanha.

Confira o roteiro das visitas aos bairros durante a semana:
14/12/010 -Bairro Antonio Lopes,Hermirio Simões e Sta Cruz
16/12/010 -Cidade Nova e Liberdade.
17/12/010-Juazeiro e Petrolina
18/12/010- acontece o Dia da Cidadania no Centro de Valente, neste dia haverá uma programação especial de atendimento ao publico com vários procedimentos na área de saúde e beleza.

Governo realiza Fórum sobre desenvolvimento e territorialidade no semiárido

Com o objetivo de enriquecer o debate sobre o semiárido baiano e aumentar a compreensão sobre as suas especificidades sociológicas, geográficas, humanas, ambientais e econômicas, o governo estadual e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) realizam nos próximos dias 15 e 16 de dezembro, no Campus da UEFS, no município de Feira de Santana, o Fórum Baiano sobre Desenvolvimento e Territorialidade no Semiárido Baiano.

O evento, que também tem como meta construir o espaço institucional e interdisciplinar de discussão, articulação e elaboração de estratégias e políticas para o desenvolvimento do semiárido, é uma iniciativa do governo da Bahia, do Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF) e da Coordenação Estadual dos Territórios de Identidade da Bahia (CET), com a parceria da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), do Banco do Nordeste (BNB) e da Petrobras.

A reunião contará com palestras, mesas redondas, painéis, oficinas e mostra de experiências e produtos. Estarão presentes lideranças e representantes de organizações, movimentos sociais e entidades representativas da agricultura familiar, secretários estaduais, gestores públicos, e técnicos de instituições públicas e de organizações não-governamentais. Participam também professores e estudiosos do tema Semi-árido e desenvolvimento rural sustentável, além do público participante da VII Feira do Semi-árido.
http://www.sedir.ba.gov.br/noticias.asp?id=507

Informação sobre saude;

Crianças expostas ao fumo passivo são mais propensas a problemas de comportamento
Os pais que fumam perto das crianças podem estar colocando em risco mais do que a saúde respiratória de seus filhos. Um novo estudo de uma universidade (da University College London), no Reino Unido, indica que as crianças mais expostas à fumaça do cigarro são mais propensas a serem hiperativas e a terem problemas de comportamento.

Avaliando dados de um estudo escocês do ano de 2003, incluindo 901 crianças não fumantes com média de oito anos, os pesquisadores descobriram que aquelas com maiores níveis de cotinina na saliva - subproduto da nicotina, que indica os níveis de exposição à fumaça do cigarro - tinham mais chances de terem problemas de conduta e hiperatividade. E essas associações permaneciam significativas considerando fatores como privação social, status marital dos pais, obesidade, doenças crônicas e níveis de atividades físicas.

Publicados nesta semana , os resultados indicaram, ainda, que 40% das crianças tinham níveis muito altos de exposição à fumaça do cigarro, principalmente dentro de casa, e mais frequentemente em vizinhanças com menor renda. E aqueles com maiores níveis de exposição ao fumo passivo tinham quase três vezes mais chances de terem problemas de saúde mental.

“A medida objetiva da exposição ao tabagismo passivo foi associada com pior saúde mental entre as crianças”, escreveram os autores. “As associações mais fortes com os níveis de cotinina emergiram em transtornos de hiperatividade e conduta”, concluíram os pesquisadores.

http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=8792&mode=browse