01 de Dezembro de 2009 (Terça-Feira)

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículo do dia;
Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.
Lucas 12:33 e 34
Data comemorativa:
01 · Dia Internacional da Luta contra a AIDS

Informação sobre saúde:

Preservativo ainda é apontado como método mais seguro para evitar AIDS
O Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado nesta terça, vem embalado por uma estatística que reforça ainda mais a necessidade de mobilização em torno da data: Salvador registrou um aumento de 41% no número de pessoas com Aids entre 1997 e 2007. Os dados são do Boletim Epidemiológico Aids/DST 2009, divulgado na última quinta-feira, 26, pelo Ministério da Saúde.

A síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) é uma doença transmitida pelo vírus (HIV) e atinge principalmente a imunidade do indivíduo. À medida que a doença se desenvolve e compromete o sistema imunológico, é comum o surgimento de doenças como tuberculose, pneumonia, candidíase e infecções do sistema nervoso, entre outras.

MANCHETES:

Produtores de mel do semiárido têm acesso a crédito
A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) assinou convênio com a Central de Cooperativas dos Apicultores do Estado da Bahia (Cecoapi), para garantir apoio financeiro a grupos de apicultores organizados em cooperativas de produção dos municípios de Ribeira do Pombal, Jeremoabo, Tucano, Inhambupe e outras cidades vizinhas, todas do semiárido baiano.

Com juros reduzidos a partir de 1% ao ano, as linhas de crédito da Desenbahia poderão ser utilizadas para aquisição, por exemplo, de novas colmeias, indumentárias e equipamentos para produção do mel.


Estatísticas da AIDS na Bahia
Na Bahia, desde 1984, quando foi notificado o primeiro caso de Aids, até o ano passado, os dados da Sesab mostram o registro de 10.234 casos da infecção, sendo 9.891 na população adulta.

No total de casos de Aids acumulados em todo o Brasil, incluindo a Bahia, a maioria foi registrada em homens, embora a partir de meados dos anos 90, venha se observando que a taxa de incidência diminui entre os homens e cresce entre as mulheres. O Ministério da Saúde aponta para o crescimento de 44% na infecção por HIV entre as mulheres, no período de 1995 a 2005.

Dados divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde indicam que os grandes centros urbanos do país – onde estão concentrados 52% dos casos de Aids – registraram queda de 15% na taxa de incidência da doença entre 1997 e 2007. Nesse mesmo período, a incidência nos municípios com menos de 50 mil habitantes dobrou, revelando que a epidemia caminhou para o interior do país.

Em 1997, a taxa nas cidades com menos de 50 mil habitantes era cerca de oito vezes menor do que a registrada nas cidades com mais de 500 mil pessoas, e em 2007, essa relação caiu para três vezes.