Quinta-Feira, 18 de novembro de 2010


Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 30 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Data comemorativa
18 . Dia do Conselheiro Tutelar

ANIVERSARIANTES:

ADELIDIO OLIVEIRA / FIAÇÃO
GIRLANDIO OLIVEIRA / TECELAGEM
JOSE RENE SANTIAGO / MANUTENÇÃO

Versículos do dia;

Percebendo a discussão, Jesus lhes perguntou: “Homens de pequena fé, por que vocês estão discutindo entre si sobre não terem pão? Ainda não compreendem? Não se lembram dos cinco pães para os cinco mil e de quantos cestos vocês recolheram? Nem dos sete pães para os quatro mil e de quantos cestos recolheram? Como é que vocês não entendem que não era de pão que eu estava lhes falando? Tomem cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus”.
Mateus 16:8-11

Pensamento:
Os discípulos, que testemunharam em poucos dias Jesus providenciando pão milagrosamente para milhares de pessoas, agora estão preocupados com o que apenas doze vão comer. O foco de Jesus é outro - não é o alimento material, mas o espiritual.

Manchetes do Dia:

Fórum Baiano da Agricultura Familiar retoma diálogo com o governo estadual

Dirigentes de entidades e organizações que integram o Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF) participaram no dia 09 de novembro de uma plenária realizada em Salvador/BA, com o objetivo de definir a estratégia de diálogo com parlamentares da base aliada e com o Governador Jaques Wagner sobre o processo de transição para o mandado 2011/2014, bem como organizar melhor as propostas a serem apresentadas à equipe de transição.

Entre as entidades presentes estava a APAEB que foi representada pelo diretor executivo Ismael Ferreira. Esta foi a primeira plenária realizada após as eleições de 2010 e marcou a retomada do diálogo com o Governo da Bahia para que ainda neste período de transição, seja ajustadas as bases que garantam a ampliação/qualificação das estruturas, dos programas e políticas, visando a melhoria da qualidade de vida, da renda e do acesso aos serviços públicos à toda população do meio rural na Bahia.

O Fórum Baiano da Agricultura Familiar foi criado no inicio do governo Wagner, por organizações do estado que discutem a agricultura familiar. Estas entidades elaboram propostas e discutem a implementação junto ao governo.

Segundo Ismael uma das propostas do fórum é a criação de uma secretaria especifica para a agricultura familiar. “É necessário que tenha uma secretaria com autonomia, com capacidade de atuar, financiar e apoiar varias iniciativas junto a agricultura familiar”, acredita Ismael.

Através desta aproximação entre governo e organizações varias ações já estão sendo executadas a exemplo dos financiamentos de ATER que resulta em convênios com varias entidades de assistência técnica, construções de cisternas, acesso a credito e outras medidas que beneficiam a agricultura familiar.
********************************************
Presidente Lula assina decretos na área da economia solidária
Ao discursar ontem (17/11/10) na reunião plenária do Conselho Nacional de Economia Solidária (CNES), no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da economia solidária no país. "Não apenas consolidamos políticas para a economia solidária como conseguimos motivar estados e municípios a criar e ampliar suas políticas para a atividade. Em 2003, apenas quatro governos estaduais e algumas dezenas de prefeituras tinham políticas de economia solidária. Hoje já são 18 estados e centenas de municípios", afirmou.

Durante a plenária, o presidente Lula assinou dois decretos. Um deles disciplina o funcionamento do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (Proninc). Por meio de parceria entre o governo e instituições de ensino superior, o Proninc buscará desenvolver e fortalecer processos de incubação de empreendimentos econômicos solidários com foco na geração de trabalho e renda.

O outro decreto institui o Sistema Nacional do Comércio Justo e Solidário, um conjunto de parâmetros para execução de políticas públicas relacionadas à promoção da economia solidária e do comércio justo. Um dos objetivos do sistema é apoiar o processo de educação para o consumo com vistas à adoção de hábitos sustentáveis e à organização dos consumidores para a compra de produtos e serviços de comércio justo e solidário.

O Conselho Nacional de Economia Solidária foi criado em 2003 e é formado por representantes do governo e de entidades que atuam em prol da economia solidária, que é definida como um conjunto de novas práticas de produção e consumo que priorizam o trabalho coletivo e o desenvolvimento local.

http://www.agrosoft.org.br/agropag/216201.htm