Quinta-Feira, 06 de JANEIRO de 2011

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 30 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Data comemorativa
06 · Dia de Reis
06 · Dia da Gratidão

Versículo do Dia;
“Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas”.
2 Corintios 4:18

Manchetes do Dia:

Produtos da APAEB agora tem selo da agricultura familiar

Os derivados do leite de cabra como iogurte, queijo e doce produzidos no laticinio da APAEB, bem como tapetes, carpetes e outros produtos fabricados e comercializados pela associação agora estão identificados com o Selo da Agricultura Familiar - SEAF.

O selo foi lançado pela Secretaria da Agricultura (Seagri), através da Superintendência da Agricultura Familiar em parceria com a UNICAFES - no sentido de ampliar o ingresso da produção familiar baiana nos mercados internacional, nacional, estadual e regional e alavancar políticas públicas específicas para o segmento.

Um dos critérios para adesão ao SEAF é que na composição dos produtos processados tenham no mínimo 60% da composição no produto final de origem na agricultura familiar que possuam Declaração de Aptidão ao Pronaf -DAP.

Além de garantir mais segurança alimentar ao consumidor, o Selo deverá estimular a economia nacional a partir da ampliação da comercialização de produtos da agricultura familiar.

Para saber detalhes sobre os critérios de concessão de uso do Selo da Agricultura Familiar acesse http://www.seagri.ba.gov.br/criterios_seaf.pdf

Conab espera em 2011 recorde na produção de grãos com mais de 200 mil toneladas


O Brasil pode ter novo recorde de produção de grãos este ano. De acordo com o quarto levantamento do ciclo 2010/2011, divulgado hoje pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), devem ser colhidas 149,416 milhões de toneladas de grãos, um aumento de 212 mil toneladas em relação às 149,204 milhões de toneladas colhidas no período anterior. Em relação ao último levantamento, publicado no mês passado, a estimativa aumentou em 0,22%, ou 329,6 mil toneladas.

Segundo a Conab, o ajuste da área de arroz plantada e a melhoria da produtividade do milho primeira safra no Rio Grande do Sul contribuíram para o resultado positivo da pesquisa. A estatal ressalta, no entanto, que a estimativa está condicionada a condições climáticas favoráveis às principais culturas, como algodão, soja, feijão, arroz e milho.

A área cultivada na safra 2010/2011 deve atingir 48 milhões de hectares, representando um crescimento de 1,3% em relação à do ciclo anterior. A pesquisa foi feita entre os dias 13 e 16 de dezembro por 51 técnicos da Conab, que ouviram representantes de cooperativas e sindicatos rurais, de órgãos públicos e privados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de parte do Norte e do Nordeste.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/

Informação sobre saúde;

Embutidos e industrializados trazem malefícios à saúde

Conservantes e outros aditivos químicos sobrecarregam o fígado

Quem não gosta de chegar em casa do trabalho e se render a facilidade de colocar uma lasanha congelada no micro-ondas e, em menos de 15 minutos, ter uma refeição prontinha para devorar.

O "pecado" estaria perdoado se não fosse por um detalhe: esse tipo de produto pode fazer muito mal ao organismo. "A química contida nesses alimentos é completamente desconhecida ao nosso sistema digestivo", afirma a nutricionista Andréia Naves, da VP Consultoria Nutricional.

Uma das substâncias que aparece muito nesse tipo de alimento é o nitrato, que confere cor avermelhada ao produto final e é comprovadamente um agente cancerígeno poderoso.

Corantes, conservantes e outros aditivos químicos acabam sobrecarregando o fígado, que precisa sintetizar tantos elementos novos. Não à toa o consumo excessivo desse tipo de substância está diretamente ligado a piora de quadros de enxaqueca, TPM e até gastrite, se considerarmos que muitos deles irritam a mucosa do estômago.

"Isso sem falar que os níveis de sódio e gordura contidos em comidas industrializadas ultrapassam, e muito, o recomendável, tornando-se um agente poderoso no aumento de casos de hipertensão e obesidade", lembra a nutricionista Daniela Jobst.

Também pense duas vezes antes de lotar o carrinho do supermercado com enlatados. O alumínio liberado pelas latas é tóxico para nosso organismo. Prefira sempre os produtos in natura.

http://www.minhavida.com.br/conteudo/12051-Evite-os-alimentos-embutidos-e-industrializados.htm

ACONTECE;

Projeto Sexta- Feira
Com
Cleilton dos teclados e Cris
A partir das 22 hs no clube da Apaeb