Quinta-Feira, 11 de Fevereiro de 2010

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Datas comemorativas;
11 · Dia da Criação da Casa de Moeda
11 · Dia Mundial do Enfermo

Versículo do dia;
Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada.
1Timóteo 4;45


Informação sobre saúde;

Saiba tudo sobre dermatite de contato

Se sua pele fica ressecada, irritada, com vermelhidão, coceira, ardência e até descama quando você usa por exemplo, uma bijuteria, você pode estar com dermatite de contato.

A dermatite de contato é uma reação inflamatória,que ocorre por contato direto com uma substancia que causa dano à pele (dermatite de contato por irritante primário) ou,que cause alergia (dermatite de contato alérgica).

É muito comum as pessoas terem dermatite e não saberem o motivo do aparecimento da patologia. “Existem dois tipos de dermatite de contato por irritante primário. A aguda- contato na pele de substâncias em alta concentração, como ácidos fortes. Crônica - o contato com a pele é através de substâncias de baixa concentração e exposições repetidas, um exemplo comum são os eczemas das mãos das donas de casa, causados por sabões e detergentes”.

O teste de contato é o único método disponível para diagnosticar a dermatite de contato alérgica e diferenciá-la da irritativa. Mas nunca deve ser feito na fase aguda da dermatite.

O tratamento começa pela remoção da substância causadora. Medidas para diminuir o desconforto também são tomadas, por meio de antialérgicos locais e por via oral, dependendo de cada caso. Se houver infecção secundária ao quadro inicial, antibióticos locais ou por via oral são associados ao tratamento de base, as lesões podem evoluir de várias maneiras se não tratadas. “Pode haver infecção, formação de manchas e aparecimento de lesões à distancia da área original. Elas variam de acordo com o grau de sensibilidade do paciente, com a intensidade, freqüência e duração da exposição, e com o potencial irritante da substância”.
A prevenção da doença é indiscutivelmente ter o hábito de cuidar da pele, protegendo-a de substâncias irritantes ou potencialmente alergênicas.

Para a dermatite de contato- irritativa, evitar os irritantes o máximo possível. O uso de luvas protetoras pode ser importante para as mãos.
http://www.dicafeminina.com/saude/saiba-tudo-sobre-dermatite-de-contato/#more-2165

MANCHETES:


Projeto cabril solidário beneficiará 160 jovens na região sisaleira
O projeto cabril solidário é uma parceria da APAEB com a Petrobras, e visa beneficiar 160 jovens de 07 municípios do território do sisal. Os jovens terão acesso ao Pronaf jovem, bem como assistência técnica fornecida pela Fundação APAEB.
Em breve mais informações.

Bahia participa de leilão para escoamento do sisal
O leilão público para o escoamento de cinco mil toneladas de sisal bruto, da safra verão 2009/2010, será realizado no dia 18 deste mês pela Bahia, juntamente com os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, por meio Sistema Eletrônico de Comercialização da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que pode ser acessado pelo site www.conab.org.br.

O secretário da Agricultura, Roberto Muniz, diz que o leilão vai contribuir para o crescimento da atividade sisaleira sendo “um estímulo para o segmento, um mecanismo que beneficia os agricultores”. Trata-se de mais uma ação no sentido de oferecer preço justo ao segmento produtivo.

Na avaliação da superintendente regional da Conab, Rose Ponde, o leilão, considerado um instrumento para o produtor alcançar o preço mínimo, “já é uma prática comum em outras cadeias produtivas como o milho. E pode ser aplicada no sisal, beneficiando o agricultor”.

Uma realização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), essa modalidade de negócio atende aos requisitos do Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) - um instrumento da Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM), que garante ao agricultor o preço mínimo de R$ 1,04 pelo quilo bruto da fibra.

Em contrapartida, o governo concede um prêmio (uma quantia fixada em cada leilão) ao comprador que garantir ao agricultor o preço mínimo e o escoamento de uma quantidade (também fixada em cada leilão) do produto. Para este ano, o governo federal liberou R$ 16 milhões destinados à fixação do preço mínimo ao produtor rural, somente para o Estado da Bahia.

A participação da Bahia é o primeiro resultado prático da reunião promovida, na semana passada, pela Secretaria da Agricultura e pela Conab, com a participação de produtores, empresários, dirigentes de associações de trabalhadores rurais, prefeitos e secretários de Agricultura dos municípios produtores de sisal para debater os gargalos do setor e as soluções possíveis.

Durante o encontro, foi formado um Grupo de Trabalho, que definiu com a Conab a realização do leilão. Este GT é o embrião para a criação da Câmara Setorial das Fibras, (algodão, sisal, coco), que deve ser instalada até o final do mês de maio.

Fonte;
http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2010/02/10/bahia-participa-de-leilao-para-escoamento-do-sisal

Especialistas discutem novo desenvolvimento rural
Um novo desenvolvimento rural pode ser alcançado por meio do fortalecimento da economia da agricultura familiar, da redistribuição do acesso ao conhecimento e de políticas públicas que estimulem os indivíduos a transformarem o mundo em que vivem. Esses foram alguns dos apontamentos enfatizados durante o seminário “Novo Desenvolvimento Rural”, promovido na ultima terça-feira (9), em Brasília, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

“Um novo modelo de desenvolvimento deve redistribuir não só renda e riqueza, mas também ativos estratégicos, como conhecimento. Uma boa política pública deve ser desenhada de modo tal que os receptores dos benefícios se transformem em agentes, e que os benefícios se transformem em direitos que engendram direitos ou que levem os indivíduos a reivindicarem direitos”, argumentou Reginaldo Moraes pesquisador da Unicamp.

Ele complementa que desenhar políticas com esse perfil significa colocar nelas estímulos para que os indivíduos trabalhem juntos. É a ação coletiva e a integração popular naquilo que se chama consumo de produção de informações, idéias, sentimentos”, concluiu.

Pesquisa

O Seminário Novo Desenvolvimento Rural é a etapa mais recente de uma cooperação existente entre a Unicamp e o NEAD/MDA.

O próximo passo do projeto de pesquisa desenvolvido pela Unicamp com apoio do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural é a implantação de uma comunidade virtua. Ela funcionará como um campo de debates sobre o novo desenvolvimento rural, objetivando colocar em diálogo pesquisadores e centros de estudo de diferentes partes do país e de distintas especialidades acadêmicas e orientações teóricas.

ACONTECE;

Companhia Dallas de Rodeio promove grande festa de rodeio, no Clube da APAEB, o evento terá inicio as 21:30 na sexta feira dia 12 e se estende até segunda-feira dia 15.
Não Perca!


Ingressos 06 reais para não socios e 03 reais para socios