Segunda-Feira, 24 de JANEIRO de 2011


Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 30 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Data comemorativa:
24 · Dia da Previdência Social
24 · Dia da Constituição
24 · Instituição do Casamento civil no Brasil
24. Dia Nacional dos Aposentados

Versículo do Dia;
“Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus; pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos”.
Atos 4:19-20

Manchete do Dia;

MDA/SAF divulga resultado de chamadas de Ater para Territórios da Cidadania e Semiárido.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) divulga, nesta sexta-feira (21), o resultado da quarta etapa da implementação da Lei 12.188/10 de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para prestação de serviços em municípios dos Territórios da Cidadania e do Semiárido brasileiro. Os trabalhos estão orçados em aproximadamente R$ 28 milhões e vão beneficiar 31 mil famílias de agricultores familiares. O resultado está disponível no site do MDA no endereço: http://www.mda.gov.br/portal/institucional/Resultado_chamadas_de_ATER.

Segundo o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria da Agricultura Familiar (Dater/SAF) do MDA, Argileu Silva, o foco na demanda efetiva dos agricultores familiares permite que os serviços de assistência técnica e extensão rural sejam, cada vez mais, um elemento estratégico no processo de desenvolvimento sustentável.

A seleção das propostas foi baseada em critérios exclusivamente técnicos, valorizando a entidade que tenha experiência em atividades de ATER, que apresente metodologia de trabalho compatível com a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para Agricultura Familiar (Pnater) e o currículo da equipe técnica.
http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=6691391
Informação da Embrapa Semiárido
Cultivo de planta nativa é opção para oferta de forragem no período de seca
Quando a seca no semiárido nordestino atinge o período mais crítico, entre os meses de agosto a dezembro, o mamãozinho-de-veado flora e frutifica com abundância. O “segredo” da planta é o mesmo que possui os pés de umbuzeiro: a raiz em forma de batata, tecnicamente chamada de xilopódio ou túbera, que armazena água das chuvas numa quantidade que vai permitir a planta atravessar os vários meses de estiagem que caracteriza o clima semiárido.

Em alguns pés de “mamãozinho” a batata chega a pesar 546 kg. Na época de escassez de alimento para os rebanhos, os agricultores de poucos recursos técnicos e financeiros costumam recorrer à retirada dos xilopódios dessas plantas como uma das poucas alternativas de alimento para fornecer aos animais.

O nome científico da espécie é Jacaratia corumbensis O. kuntze. Mamãozinho-de-veado é a denominação popular porque seus frutos são muito consumidos por animais silvestres (tatus, cutias, seriemas e caititus) e, em especial, os veados. Suas flores alimentam diversas espécies de borboletas e abelhas. Trata-se de um arbusto com altura que varia de 2,5m a 6m.

A espécie é uma boa fonte de nutriente e de água para os animais, revela o Mestre em Extensão Rural - Nilton de Brito Cavalcanti. Por quatro anos ele esteve à frente de testes experimentais com 360 plantas dessa espécie cultivadas em área de caatinga da Embrapa e fez entrevistas com agricultores em diversas comunidades dos municípios de Juazeiro, Curaçá, Uauá e Jaguarari, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco.

Para o cultivo, ele orienta a colheita dos frutos do mamãozinho no período da safra, retirar as sementes, por para secar e depois armazenar até o momento do plantio entre 30 e 60 dias após colhidos. Em cada cova de 3 cm a 4 cm de profundidade deve ser colocada de 3 a 5 sementes. Uma planta adulta chega a produzir 680 frutos por safra. Por sua vez, um fruto chega a conter até 140 sementes.

http://www.cpatsa.embrapa.br/imprensa/noticias/cultivo-de-planta-nativa-e-opcao-para-oferta-de-forragem-no-periodo-de-seca-1

Informação sobre saúde
Hipertensão é a principal causa de insuficiência cardíaca e AVC
A pressão arterial é a força que o sangue exerce contra as paredes das artérias. Cada vez que o coração bate e bombeia sangue, sua pressão estará mais elevada, o que se chama pressão arterial sistólica. Quando o coração está em repouso, entre um batimento e outro, a pressão sanguínea diminui, é a chamada pressão diastólica.

A pressão arterial elevada aumenta diretamente o risco de doença cardíaca coronariana o que leva ao ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC), especialmente se junto com outros fatores de risco. A hipertensão geralmente não apresenta sintomas, mas pode causar problemas graves, como insuficiência cardíaca e renal. É fácil controlar a pressão arterial através de um estilo de vida saudável e, se necessário, do uso de medicação.

A hipertensão pode ocorrer em crianças ou adultos, mas é mais comum em pessoas de meia-idade e idosos, obesos e alcoólatras. Pessoas com diabetes ou doença renal também têm pressão alta com mais frequência. Segundo o cardiologista do Instituto do Coração (Incor) Bruno Caramelli, a hipertensão arterial não é um gatilho para insuficiência cardíaca e derrame cerebral, mas sim o principal fator de risco. "Nos hipertensos há uma hipertrofia (aumento de tamanho) do coração para que consiga bombear o sangue pra frente mais facilmente", explica.

Se o órgão não dá conta de bombear todo o sangue, há o que chamamos de insuficiência cardíaca. Um dos sintomas mais comuns é a dificuldade de respirar, uma vez que o coração está inchado e rouba mais espaço dos pulmões. O especialista também lembra que a predisposição genética é outro fator determinante para a doença hipertensão arterial.

Por ser uma condição silenciosa, quase sem nenhum sintoma, a melhor indicação é para que as avaliações da pressão arterial se iniciem ainda durante a infância.

Com um teste simples, rápido e indolor é possível detectar a hipertensão no mesmo instante. E ela pode ser controlada. Porém, não apenas medicamentoso, o tratamento deve incluir: perda de peso, abandono do hábito de fumar ou beber alcoól, adoção de uma dieta com pouco teor de gordura e sal, além de exercícios físicos.

http://www.minhavida.com.br/conteudo/12629-Hipertensao-e-a-principal-causa-de-insuficiencia-cardiaca-e-AVC.htm