Quarta-Feira, 15 de Setembro de 2010

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 30 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículos do dia;
Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o temperareis? Tende sal em vós mesmos, e paz uns com os outros.
Marcos 9.50

Data comemorativa:
15 . Dia do Cliente

Aniversariante:
GENIVAL MARTINS / EXPEDIÇÃO
MARCELO BRITO / S.PROD. DE TAPETES

Manchetes do Dia:

Ministro Cassel entrega máquinas desfibradoras de sisal em Valente

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, participa nesta quinta-feira (16), em Valente (BA), do ato de entrega de 140 Máquinas Desfibradoras de Sisal. A entrega será realizada às 10h, na Casa da Cultura de Valente, na Rua José Linhares, 170, Centro. Os equipamentos serão destinados a organizações produtivas comunitárias dos municípios de Araci, Cansação, Conceição do Coité, Irecê, Jacobina, Monte Santo, Nova Fátima, Queimadas, Retirolândia, São Domingos, Teofilândia e Valente, beneficiando diretamente mais de 3,6 mil agricultores familiares.

Antes do ato, a partir das 8h30, o ministro Guilherme Cassel visita a Batedeira Comunitária de Sisal e a Indústria de Tapetes e Carpetes da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb).

A entrega dos equipamentos é parte da estratégia de agregar valor à produção de sisal. Um Termo de Permissão de Uso firmado com a Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti) garante a posse dos equipamentos ao Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira do Estado da Bahia (Codes Sisal).

As novas desfibradoras são resultado de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Caixa Econômica Federal e o Governo da Bahia, que destinaram R$ 2,4 milhões para a produção e compra de equipamentos. O modelo, desenvolvido por José Faustino Santos, tem como principal diferença em relação às maquinas tradicionais o fato de evitar risco de mutilação. O equipamento também incorpora uma nova forma de processamento da folha, que evita esforços físicos por parte dos produtores. O primeiro protótipo do equipamento foi concebido em 1987.

A cultura do sisal está distribuída em uma área de 260 mil hectares e é fonte de renda para cerca de 150 mil famílias no Semiárido baiano. A Bahia responde por 94% da produção nacional.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério de Desenvolvimento Agrário

VI Encontro de Economia Baiana: “Brasil e Bahia na Nova Configuração da Economia Mundial”

Refletir e discutir a Economia Baiana, especialmente no que se refere ao mote do evento “Brasil e Bahia na Nova Configuração da Economia Mundial”, são as propostas do VI Encontro de Economia Baiana, que acontece nesta Quarta - Feira 16 e Quinta-Feira 17 de setembro no Bahia Othon Palace Hotel em Ondina, Salvador - BA.

O evento é realizado, com o apoio do Curso de Mestrado em Economia da Universidade Federal da Bahia, da Agência de Fomento do Estado da Bahia – DESENBAHIA e da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do Estado da Bahia – SEI.

A programação constará de artigos selecionados nas áreas de Economia Regional, Economia Baiana e Financiamento do Desenvolvimento, além de palestras de especialistas convidados.

Entre os artigos a serem apresentados está a (des)identidade do território do sisal e uma nova proposta de reconfiguração espacial
Thiago Henrique C. Rios Lopes (Ufrgs)
Dermeval Passos Da Hora (Uefs)

Desenvolvimento Regional e Aglomerações Produtivas na Bahia: uma visão a partir do emprego e dos Territórios de Identidade

Francisco L. C. Teixeira (NPGA/UFBA)
Sílvio V. A. Sousa (NPGA/UFBA)

http://www.mesteco.ufba.br/encontro

Dica Culinária:

Pão de Queijo Mineiro

Tipo de Culinária: Sudeste
Rendimento: 30 porções

Ingredientes

1/2 copo(s) de óleo de soja Sadia
1 copo(s) de leite
3 unidade(s) de ovo
250 gr de queijo
1/2 kg de polvilho doce
1 colher(es) (sobremesa) de sal

Modo de preparo

Coloque o polvilho, em uma bacia. Leve o óleo, o leite e o sal para ferverem juntos. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e escalde o polvilho. Mexa bem, com auxílio de uma colher de pau. Em seguida, adicione os ovos, um a um, até que a massa fique meio mole. Passe a trabalhar a massa com as mãos e junte o queijo. A massa deve ficar solta e fácil de moldar. Faça as bolinhas do tamanho desejado. Coloque-as separadas umas das outras, em uma assadeira sem untar Leve para assar em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 30 minutos. Retire os pães do forno assim que começar a dourar levemente embaixo.


Polvilho , também chamado de goma do norte, é usado na fabricação de Pão de Queijo, biscoitos e tapioca na chapa.