Quarta-Feira, 23 de Junho de 2010


Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículo do dia;

E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram;
Galatas 2 ;6


Aniversariantes;
JOVANILTON NETO DA SILVA - SECRETÁRIO
EVERALDO SOUTO OLIVEIRA / S.PROD DE TAPETES
JOAO BATISTA DE JESUS /FIAÇÃO
RENILDA DE OLIVEIRA CUNHA / POSTO DE VENDA

Manchetes do Dia:

Informações da AGECOM

Sedes assina novos convênios para construção de cisternas no semiárido
Mais 94 mil pessoas de 110 municípios localizados no semiárido baiano terão acesso à água a partir de dez novos convênios do Projeto Água e Cidadania - Programa Água Para Todos, que serão assinados na próxima segunda-feira (28), às 9h, no Hotel Fiesta (Itaigara).

Para esta ação, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), vai disponibilizar recursos da ordem de R$ 42,4 milhões para a construção de 18.720 cisternas destinadas ao consumo humano e 1.230 cisternas destinadas à produção agrícola.

Além da assinatura dos novos convênios, a solenidade vai servir também para comemorar mais de 12 mil cisternas construídas no convênio 285/07, firmado entre a Sedes e o MDS e executado pela sociedade civil, por intermédio da Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA.

Água e cidadania

A construção de cisternas com capacidade para armazenar 16 mil litros de água da chuva captados diretamente do telhado, no período de “inverno”, permite o abastecimento humano – água para beber, cozinhar e higiene bucal – durante os meses de estiagem – normalmente oito meses – de uma família de cinco pessoas, considerando que cada pessoa gasta, em média, 14 litros de água/dia para as finalidades citadas.

A cisterna de produção, com capacidade para 50 mil litros de água captados da enxurrada, permite o cultivo de horta, a dessedentação emergencial de pequenos animais e irrigação de salvação de fruteiras. Além de ser uma nova tecnologia, a cisterna de produção representa uma inovação enquanto política pública, no que tange à convivência com o semiárido.

O Projeto Água e Cidadania garante capacitação em três níveis: Com os beneficiários, no intuito de compreenderem a importância do cuidado com a água e com o manejo da cisterna; com os pedreiros responsáveis pela execução das obras; e com os agentes comunitários de saúde, que farão uma ação pioneira para acompanhar, do ponto de vista da saúde e higiene, as famílias beneficiadas com as cisternas.

http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2010/copy5_of_01/22/sedes-assina-novos-convenios-para-construcao-de-cisternas-no-semiarido

Informação sobre saúde;

Gengivite pode causar problemas cardíacos
A Academia Americana de Cardiologia passará a recomendar que os cardiologistas americanos investiguem em seus pacientes a presença de gengivite. Essa resolução acontece porque a gengivite é uma infecção bacteriana que pode ter efeitos à distância, pois o problema permite às bactérias entrar na corrente sanguínea e aderir aos depósitos de gordura existentes nos vasos do coração. Isso causa coágulos e provoca um problema cardíaco.

A gengivite é muito frequente e muito comum e, justamente por isso, deve-se prestar atenção nos cuidados para evitar possíveis problemas cardíacos. As causas da gengivite são várias: genética e anatomia da gengiva, higiene oral incorreta, medicamentos, disfunção hormonal, como a gengivite da puberdade ou da gravidez (gravídica).

É fácil notar a presença da gengivite, pois os sintomas são visíveis. Qualquer alteração na gengiva, na sua forma ou na sua cor, gengiva inchada, lisa, brilhante ou avermelhada. Ou ainda, sangramentos de qualquer tipo com o uso de fio dental, por exemplo.

Lembre-se que a gengiva não pode sangrar nunca. É importante procurar um especialista em gengiva, o periodontista para um tratamento adequado.

Para evitar a gengivite mantenha uma higiene oral adequada, evite fumar e visite o dentista regularmente.
faça o uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia, não fumar, visitar o dentista regularmente.

Além dos problemas cardíacos, a gengivite tem consequências diversas como: mal hálito ou halitose, alteração estética do sorriso, inflamação dos tecidos em volta do dente com reabsorção do osso, periodontite ou doença do periodonto, perda dental, infecção pulmonar; e em mulheres grávidas, a gengivite pode aumentar a chance de terem bebês prematuros e de baixo peso.
http://minhavida.com.br/conteudo/11446-Gengivite-pode-causar-problemas-cardiacos.htm

Dica Culinária;

Bolo de tapioca
Ingredientes

Massa:
2 xícaras de chá de tapioca em flocos
200 ml de leite de coco
50 ml de leite comum
250 gramas de manteiga
1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
4 ovos
100 g de coco ralado seco
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 envelope (ou 1 colher de sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo Massa :

Coloque numa vasilha o leite de coco, o leite comum e a tapioca, misture e reserve.
Em uma batedeira coloque a manteiga e o açúcar e bata durante uns dois minutos, depois adicione as gemas dos ovos até obter uma mistura leve e esbranquiçada (bater bem para evitar o cheiro de ovo na massa, isso também pode ser evitado peneirando as gemas)

Depois junte a tapioca reservada(com leite de coco e leite comum), o coco ralado, a farinha de trigo e o fermento em pó Bata bem.

Coloque numa forma untada e asse em forno quente a uma temperatura de 200º c por uns 40 min ou quando ao enfiar um palito esse saia limpo sem massa

http://tudogostoso.uol.com.br/receita/2776-bolo-de-tapioca.html