Sexta-Feira, 16 de Abril de 2010

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículo do dia;
Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, o que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.

Tiago 4;14

Data comemorativa
16 . Dia da Voz

ANIVERSARIANTES;
NORMANDO GONÇALVES DE SOUZA/ CHECAGEM
FABIO LOPES DE ARAÚJO / S.PRODUÇAO DE
JOSE VALDO DA CUNHA SANTOS / ADMINISTRAÇÃO

Dica Culinária;

Moqueca Prática
Ingredientes


1 kg de cação em postas ( é um peixe) vc pode substituir por outro peixe.
quanto baste de sal
1/2 unidade(s) de limão espremida(s)
1 dente(s) de alho picado(s)
1 unidade(s) de cebola picada(s)
2 unidade(s) de tomate picado(s), sem pele(s), sem sementes
1 unidade(s) de pimentão vermelho picado(s)
1 vidro(s) de leite de coco
quanto baste de molho de pimenta vermelha
1 xícara(s) (chá) de salsinha picada(s)
1/4 xícara(s) (chá) de azeite de dendê

Modo de Preparo
Tempere as postas de cação com sal, limão, alho e cebola. Deixe tomar gosto por uns 30 minutos.
A seguir, coloque as postas com os temperos em um refratário fundo. Acrescente os tomates, o pimentão e o leite de côco. Tampe e leve ao microondas por 5 minutos em potência alta. Retire e acrescente o molho de pimenta, o coentro e o azeite de dendê. Inverta a posição das postas. Tampe e retorne ao microondas por 5 a 6 minutos em potência alta.
Prove o tempero e sirva.
http://cybercook.terra.com.br/receita-de-moqueca-pratica.html?codigo=11323

Manchetes do Dia;
Derivados de umbu do sertão baiano fazem sucesso na Europa

Depois de quatro meses, está chegando ao fim a safra do umbu no sertão da Bahia. No norte do estado, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) – já processou este ano 140 toneladas da fruta. A cooperativa produz doce, geleia, compota, suco e polpa de umbu e também, em menor proporção, de manga, goiaba, maracujá e banana.

A cooperativa tem 141 cooperados, mas 350 famílias das três cidades onde atua participam dos negócios que envolvem a cooperativa, desde a colheita até a comercialização. O maior cliente da cooperativa é a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) – que compra produtos derivados de frutas para a merenda escolar de 12 municípios da região, atendendo a 87 mil estudantes da rede pública de ensino.

Através do Comércio Justo, pequenos mercados da Áustria e França se tornaram clientes da Coopercuc e passaram a vender, na Europa, as guloseimas produzidas no sertão nordestino. Fruta nativa da caatinga, o umbu é uma das principais fontes de vitamina C que há no semiárido e ainda possui uma grande composição de outros elementos essenciais na alimentação, como cálcio, fósforo, ferro e vitamina A.

No Brasil, quase todos os estados compram produtos derivados do umbu. Mas o maior cliente do mercado interno é o Empório Chiappetta, em São Paulo, cujo proprietário esteve recentemente na Coopercuc para conhecer in loco a produção e as novas linhas para o mercado que a cooperativa está testando.

Estão em fase de teste as frutas desidratadas e a calda para sorvetes. "Esperamos colocar os novos produtos no mercado ainda esta ano [2010]", aposta a gerente comercial da Coopercuc, Jussara Dantas de Souza.
http://www.agrosoft.org.br/agropag/213986.htm

Lula sugere a criação de ministério para as micro e pequenas
empresas
O segmento das micro e pequenas empresas deveria reivindicar um ministério para cuidar do seu desenvolvimento. Esta foi uma das principais mensagens do do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em discurso proferido na plenária da 17ª Semana de Capacitação do Sistema Sebrae.


Comparando a relação entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que lida com grandes produtores rurais, e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que cuida da agricultura familiar e dos assentamentos, Lula disse não saber porque nunca foi reivindicada a criação do Ministério das Micro e Pequena Empresa no país. "É incompatível um mesmo ministério estar preocupado com o grande empresário e com os pequenos empresários, donos de pequenos negócios".

Lula citou outro exemplo para esclarecer a sugestão. "A pesca era do Ministério da Agricultura. Era impossível esse ministério cuidar de vaca, boi, plantação e peixe". Com a criação do Ministério da Pesca e Aquicultura, por sua iniciativa, o setor pesqueiro foi beneficiado ao ganhar maior foco do governo federal e suas políticas públicas.

Segundo o presidente, os pequenos negócios e os brasileiros mais pobres, ao consumir mais, ajudaram o País a enfrentar a crise internacional, no ano passado. "O Brasil está vivendo uma situação confortável em termos de estabilidade econômica, porque seu comércio diversificou, nos últimos anos".
http://www.agrosoft.org.br/agropag/213999.htm

Acontece
Projeto sexta Feira 16-04-010
Com Babal e C&A
A partir das 21 hs
no clube da APAEB

Campeonato de veteranos 16-04-010

Veterano X Batedeira as 19:30
Popular X Flamengo as 20:45

Prestigie !!