Quinta-Feira, 25 de Março de 2010


Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículo do dia;
Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido.
Lucas 12;1e2

Aniversariantes;
SALVADOR DO NASCIMENTO / OFICINA

Dica Culinária;
Bolo de laranja de liquidificador
Aprenda um jeito diferente e prático de fazer esta deliciosa receita

Ingredientes
3 laranjas-pêra médias sem casca e sem caroços
4 ovos
½ xícara (chá) de óleo de canola
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) (cheia) de fermento em pó

Modo de Preparo
Insira todos os ingredientes no liquidificador execeto a farinha e o fermento e bata por aproximadamente 5 minutos até que o bagaço da laranja esteja triturado. Despeje o conteúdo do liquidificador em um vasilha. Ádicione aos poucos a farinha de trigo peneirada, incorporando-a à massa. Acrescente o fermento e misture bem devagar. Utilize uma forma retangular grande untada com óleo ou manteiga e enfarinha para assar em forno médio (aproximadamente 180º) pré-aquecido por 40 minutos.

Rendimento
Até 8 pessoas
http://www.minhavida.com.br/conteudo/4411-Bolo-de-laranja-de-liquidificador.htm
Manchetes do Dia;

Informações da AGECOM
Território do Sisal terá escola tecnológica com cursos de robótica e biologia

Um sorteio mobilizou, na ultima quarta-feira (24), famílias de 1.600 candidatos a uma das 400 vagas para a primeira turma do Centro de Educação Científica de Serrinha de formação em robótica, biologia e outras áreas. Criada nos moldes do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), no Rio Grande do Norte, a estrutura já está pronta para receber os alunos, que vão passar dois anos participando de oficinas práticas em diversas áreas da ciência.

Construído com o apoio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), com recursos do Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica (Inovatec), o Centro, também conhecido como Escola de Ciências de Serrinha, tem o apoio do médico paulista Miguel Nicolelis, um dos mais renomados cientistas da atualidade, coordenador do laboratório de neurociências da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e diretor do IINN-ELS. A aula inaugural será na segunda quinzena de abril próximo.

“Este Centro de Educação Científica está sintonizado com a nossa meta de interiorizar as ações de Ciência e Tecnologia, dando acesso a baianos à oportunidade de se tornarem pesquisadores. São estes jovens que dão os primeiros passos, agora que podem ser os responsáveis por grandes descobertas do futuro", afirma o secretário Eduardo Ramos.

O Centro recebe os alunos no turno oposto ao que eles frequentam as aulas nas escolas municipais e estaduais, a partir da 5ª série.
A próxima seleção acontece em dois anos, depois que os primeiros alunos tiverem concluído as oficinas de Ciência e Tecnologia, Ciência e Meio Ambiente, Ciência e Robótica, e Ciência e Arte. Até lá, outras cidades do Território Portal do Sertão devem ser incluídas, já que é preciso definir a logística de transporte. Para esta fase, os estudantes de Serrinha terão transporte garantido pela prefeitura municipal, parceira do projeto.

A unidade é gerida pela Associação Alberto Santos Dumont de Apoio à Pesquisa (ASSDAP). O valor repassado pela SECTI ao projeto é de R$ 5 milhões, para a implantação e operacionalização pelo prazo de 18 meses, já concluídos. Depois, a unidade será autossustentável.

http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2010/copy2_of_01/24/territorio-do-sisal-tera-escola-tecnologica-com-cursos-de-robotica-e-biologia

Produção sisaleira da Bahia certificada em gestão de qualidade

Após oito meses de adequações às normas exigidas por lei para certificação do sisal, a unidade de beneficiamento de sisal da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira – APAEB (Batedeira), no município de Valente, a 232 km de Salvador – acaba de conquistar a certificação da ISO 9001/2008, válida para a área de gestão de qualidade.

A certificação foi anunciada oficialmente pelo Comitê de Certificação do Ibametro. O próximo caminho, já em andamento, é a certificação inédita do produto, a fibra do sisal. Essa ação foi uma parceria entre APAEB, Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI), Sebrae-BA Regional Feira de Santana. Segundo Ismael Ferreira, diretor-executivo da APAEB, “o governo estadual atual tem ajudado, mas por muitos anos os agricultores sisaleiros foram deixados à margem no que se refere a políticas públicas estaduais”.

http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2010/copy2_of_01/24/territorio-do-sisal-tera-escola-tecnologica-com-cursos-de-robotica-e-biologia

Bahia é o estado que mais terá recursos do programa Territórios de Cidadania.

Com recursos previstos da ordem de R$ 2,1 bilhões, a Bahia é o estado que mais receberá investimentos por parte do Programa Territórios da Cidadania em 2010. Os valores foram revelados nesta quarta-feira (24), durante o ato de apresentação do balanço e da Matriz de Ações de 2010 do programa, ocorrido no II Salão Nacional dos Territórios Rurais - Territórios da Cidadania em Foco, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um Projeto de Lei que transforma em obrigatórias as transferências de recursos para ações e serviços do Programa Territórios da Cidadania em municípios com menos de 50 mil habitantes atendidos por esta ação do governo federal. Nestes casos, não serão mais cobradas das prefeituras exigências como adimplência com a União, o que vai facilitar o acesso aos recursos federais.

Participam do Territórios da Cidadania os municípios brasileiros com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), maior concentração de beneficiários do programa Bolsa Família, agricultores familiares, assentamentos da reforma agrária, populações quilombolas e indígenas.

O programa tem como linhas de ação o apoio à atividade produtiva e o acesso a direitos e fortalecimento institucional. A primeira é focada na oferta de políticas públicas destinadas à geração de renda e inclusão social em atividades produtivas, através, principalmente, de assistência técnica, acesso ao crédito rural e seguros, organização econômica, agregação de valor e comercialização, infraestrutura produtiva e reforma agrária.

A segunda consiste num conjunto de políticas públicas que visam assegurar as condições básicas de cidadania às populações do meio rural e proporcionar sua participação na gestão social do desenvolvimento, com o uso de instrumentos de planejamento territorial.

Como instrumentos para execução do programa o MDA estipulou a elaboração de Termos de Cooperação Interministerial para integração de políticas públicas, os editais públicos de chamada de projetos para os territórios rurais e a criação de consórcios públicos nos territórios rurais para operacionalização de programas e projetos territoriais.

http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2010/copy2_of_01/24/bahia-e-o-estado-que-mais-tera-recursos-do-programa-territorios-de-cidadania
ACONTECE;

ASSEMBLÉIA DA APAEB SEXTA-FEIRA DIA 26 AS 14 h NO AUDITÓRIO DA ASSOCIAÇÃO.
É IMPORTANTE A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS SOCIOS.


PROJETO SEXTA-FEIRA 26-03-010
COM CLEILTON DOS TECLADOS
AS 21 HS NO CLUBE DA APAEB
NÃO PERCA

Cine + Cultura
Com o filme
CAFUNÉ

CAFUNÉ conta a história do amor entre dois jovens de diferentes classes sociais. Marquinhos, morador da favela da rocinha, conhece Débora, uma jovem de classe média alta. Quando a relação se torna séria, os dois se deparam com a vida adulta e precisa enfrentar todo tipo de dificuldades para continuarem juntos.
Classificação indicativa; pessoas a partir de 16 anos
Exibição quinta-feira (25) na Casa da Cultura as 19s.
Entrada Gratuita.