Quarta-Feira, 26 de JANEIRO de 2011

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 30 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.


Versículo do Dia;
“Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus”.
Atos 4:31

Aniversariante:

EDICARLOS ARAUJO / LATICINIO

Manchete do Dia;

Começa a colheita de umbu no sertão da Bahia


Umbuzeiros verdinhos e carregados estão deixando a caatinga, no sertão baiano, mais atraente, neste começo de 2011. O início da safra do umbu está envolvendo centenas de famílias que trabalham com a colheita e processamento da fruta. Em três cidades do norte, o trabalho é coordenado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) que deve processar, este ano, 160 toneladas.

Os produtos derivados do umbu feitos pela cooperativa já são conhecidos por consumidores de delicatessens espalhadas pelo Brasil, que vendem doces, geleias e compotas. E mais de 80 mil estudantes do próprio sertão baiano também aproveitam as guloseimas na hora da merenda escolar. Cerca de 30% do que é produzido pela Coopercuc vão para escolas da região, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Por causa dos custos de comercialização, no ano passado, os produtos foram exportados apenas para a Itália. Em compensação, o mercado interno vem sendo intensificado. Recentemente, os cearenses de Fortaleza receberam os primeiros doces do sertão baiano.

Talentos do Brasil - COPA 2014

A Coopercuc é um dos 99 empreendimentos pré-selecionados em todo o país na Chamada Pública Talentos do Brasil, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O objetivo é classificar e selecionar empreendimentos constituídos por agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais das cinco regiões brasileiras para ofertarem artigos diferenciados a turistas durante a Copa de 2014, no Brasil. São produtos nas áreas de cosméticos, decorativos e utilitários (artesanato), alimentos e bebidas. O MDA e parceiros vão investir R$ 3 milhões na iniciativa, agregando valor à oferta turística.

Além da Coopercuc, que ficou em 1º lugar no setor de Alimentos e Bebidas, no Nordeste, a Bahia tem outros projetos inscritos nos Talentos do Brasil: Arco Sertão Bahia, Rede de Produtores da Bahia e Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (1º, 2º e 4º lugares, respectivamente, em Decorativos e Utilitários), além da Cooperativa dos Pequenos Produtores e Produtoras Agroecologistas do Sul da Bahia (3º lugar em Alimentos e Bebidas).

http://www.agrosoft.org.br/agropag/216910.htm


Coordenador do Núcleo de ATER da Fundação APAEB avalia execução do projeto Semear
O Projeto Semear tem como objetivo contribuir para a promoção do desenvolvimento rural sustentável através da formação e assessoria técnica para agricultores familiares e pequenos grupos/empreendimentos solidários no semiárido da Bahia. Este Projeto é desenvolvido pela Fundação APAEB através de convênio firmado com o Governo do Estado por meio da Superintendência de Agricultura Família – SUAF/SEAGRI e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR.

Em entrevista para o conversa da gente o Engenheiro Agrônomo e Coordenador do Núcleo de ATER da Fundação APAEB Jazon Ferreira primo avaliou a execução do projeto na região.

Iniciado em abril de 2010, o Semear beneficia 1500 pessoas - 1200 homens, 200 mulheres e 100 jovens de 16 a 29 anos- entre os municípios de Araci, Conceição do Coité, Valente, Santa Luz, Queimadas, Itiúba, Retirolândia e São Domingos, localizados no Território do Sisal, e os municípios de Nova Fátima e Capela do Alto Alegre, localizados no Território da Bacia do Jacuípe.

Dica Culinária

Manjar de Tapioca com Coco
Rendimento: 8 porções


Ingredientes
500 gr de farinha de tapioca
300 ml de leite de coco
600 ml de água
2 colher(es) (sopa) de açúcar
1 colher(es) (café) de sal


Modo de preparo
Acrescente a água no leite de côco.Adicione o açúcar e o sal misturando bem e,por último,a farinha de tapioca.
Coloque tudo em um refratário e deixe de repouso por, aproximadamente, 4 horas.
Para variar ,acrescente bagaço de coco à gosto. Sirva com leite de côco,se preferir.

http://cybercook.terra.com.br/cuscuz-de-tapioca.html?codigo=2202

Acontece

Assembléia de sócios da APAEB, próxima sexta-feira dia 28, a partir das 14 no auditório
da associação.

A diretoria executiva espera contar com a presença de todos!!