Quarta-Feira, 31de Março de 2010


Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículo do dia;
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2


Data Comemorativa;
31 · Dia da Integração Nacional
31 · Dia da Saúde e Nutrição

Dica Culinária;
Sardinha ao forno com batata, cebola e tomate

Sardinha: o peixe que cai bem no patê, no forno e no molho da massa

Ela é gostosa até quando é enlatada e dá para comer inclusive na hora do lanchinho na forma de um bom patê light. A carne é escura e pode ser preparada assada, grelhada ou como escabeche (molho ou conserva de temperos refogados, aos quais se adiciona vinagre e que serve para conservar peixes e carnes).

Popular e de baixo custo, a sardinha é altamente nutritiva . Ela carrega um importante tipo de gordura: a Ômega-3, que promove uma limpeza nas artérias, afastando os riscos de doenças cardiovasculares.

"A sardinha é também um alimento de fácil digestão e uma excelente fonte de minerais e vitaminas A e D, que se mantêm íntegras na conserva", explica a nutricionista, Patrícia Bertolucci, da PB Consultoria em Nutrição, de São Paulo.

Como preparar sardinha : assada, em molhos, saladas, canapés.



Sardinha ao forno com batata, cebola e tomate

Rendimento: 4 pessoas

Valor Nutricional da receita (por pessoa)
Valor calórico 251 kcal
Proteínas 28 g
Carboidratos 13 g
Gorduras 13 g


Ingredientes
4 batatas médias cozidas com sal e fatiadas
400 g de sardinha abertas, temperadas com pimenta-do-reino e limão
1 cebola fatiada
3 tomates picados
Sal e orégano a gosto
½ xícara de cheiro verde picados
4 colheres (sopa) de azeite

Modo de Preparo
Forre uma forma refrataria com as batatas fatiadas, faça uma camada com as sardinhas abertas, depois a cebola fatiada, os tomates picados, salpique um pouco de sal, orégano e cheiro verde. Por cima de tudo regue o azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno em fogo baixo por 15 minutos. Tire o papel alumínio e deixe dourar por mais 15 minutos.

http://www.minhavida.com.br/conteudo/11092-Sardinha-o-peixe-que-cai-bem-no-pate-no-forno-e-no-molho-da-massa.htm?utm_source=news_mv_pascoa&utm_medium=10_03_31&utm_term=header&utm_content=tem1&utm_campaign=sardinha_forno

Informação sobre saúde;
Pequenas quantidades de chocolate escuro faz bem ao coração, diz estudo
Ovos de Páscoa podem fazer bem à saúde, mas apenas se forem pequenos e feitos de chocolate escuro, com alto teor de cacau, revela o mais recente em uma série de estudos científicos a indicar potenciais benefícios do chocolate à saúde.

Pesquisadores alemães estudaram mais de 19.300 pessoas ao longo de uma década e descobriram que as que comiam mais chocolate - uma média de 7,5 gramas por dia - tinham pressão sanguínea mais baixa e um risco 39 por cento menor de sofrer um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral do que as que comiam menos chocolate - uma média de 1,7 gramas por dia.

Mas a diferença entre os dois grupos era de pouco menos de seis gramas de chocolate por dia, ou seja, menos de um quadrado pequeno de um tablete médio de 100 gramas, escreveram os cientistas em um estudo a ser publicado na quarta-feira no European Heart Journal.

as pessoas não devem usar o estudo como desculpa para se entupirem de chocolate.

"Quantidades pequenas de chocolate podem ajudar a prevenir doenças cardíacas, mas apenas se substituírem outros alimentos energeticamente densos, como lanches, para manter o peso corporal estável", disse o especialista Brian, do Instituto Alemão de Nutrição Humana.

Os pesquisadores acham que os flavanóis presentes no cacau podem ser a razão pela qual o chocolate parece fazer bem à pressão sanguínea e à saúde do coração - e, como há mais cacau no chocolate escuro, o chocolate escuro pode ter efeito maior.

Verduras, vinho e cacau

Os flavanóis são uma classe dos flavonóides, antioxidantes encontrados em muitas verduras, no cacau e no vinho tinto.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimsnoticias/reuters/2010/03/30/pequenas-quantidades-de-chocolate-escuro-faz-bem-ao-coracao-diz-estudo.jhtm

Manchetes do Dia;

Informação da AGECOM

Qualificação profissional beneficiará 25 mil jovens
Até o final do ano, o Programa Trilha-Setre vai qualificar 15 mil jovens, em 97 municípios baianos, com idade entre 18 e 29 anos, beneficiários do Programa Bolsa Família. O Trilha estimula o empreendedorismo e a geração de renda em atividades alternativas, além de buscar a inserção dos jovens qualificados no mercado de trabalho formal com o apoio do SineBahia.

O Trilha oferece cursos grátis, com carga horária de 350 e 600 horas, montados de acordo com o perfil e a necessidade de cada região do estado. Os jovens participantes recebem mensalmente uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100. Entre os arcos profissionais estão metal-mecânica, administração, agroextrativismo, vestuário, telemática, turismo e hospitalidade, esporte e lazer, construção civil, eletricidade, pedreiro e pintor, meio ambiente, saúde e promoção da qualidade de vida.

Pró-Jovem Trabalhador

O público jovem baiano também contará, em 2010, com ações do projeto Pró-Jovem Trabalhador. A ação é resultado de um convênio entre a Setre e o Ministério do Trabalho e Emprego e tem por meta atender 10 mil pessoas em todo o estado nas áreas de administração, agroextrativismo, alimentação, arte e cultura, comunicação, construção civil, esporte e lazer, metal mecânica, pesca, psicultura, turismo e vestuário.

Podem participar do Programa, jovens com idade entre 18 e 29 anos, desempregados, pertencentes a famílias com renda per capita de até um salário mínimo. É também requisito que o jovem esteja cursando ou tenha concluído o ensino fundamental ou ensino médio, mas que não esteja cursando ou que não tenha concluído o ensino superior.