Segunda-Feira, 10 de JANEIRO de 2011


Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 30 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.


Versículo do Dia;
“Pois o Filho do homem no seu dia será como o relâmpago cujo brilho vai de uma extremidade à outra do céu. Mas antes é necessário que ele sofra muito e seja rejeitado por esta geração.”
Lucas 17:24-25

Manchetes do Dia:
Seagri e MDA traçam planos para erradicar pobreza na Bahia
Iniciar um planejamento conjunto para erradicar a pobreza na Bahia, executando ações para ampliar o crédito agrícola, o seguro safra, o comércio justo para a agricultura familiar e a agroindustrialização no Estado. Este foi o principal objetivo da visita que o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Afonso Florence, fez na tarde da ultima sexta-feira, (7), à Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri).

“Entregamos ao ministro uma síntese das ações com esse objetivo, incluindo a regularização fundiária, com foco nas regiões produtivas”, disse o secretário da Agricultura, Eduardo Salles. Segundo ele, as proposições baianas foram apresentadas “dentro da visão da Seagri, apontando quais os principais e mais importantes focos para o Estado”.

Florence informou que este ano os governos federal e estadual vão elaborar seus planos plurianuais, a partir das experiências exitosas de políticas publicas no meio rural brasileiro e baiano. “Começamos fazendo um balanço, identificando os resultados obtidos e as possibilidades existentes, e iniciamos conversações para que os planos prevejam investimentos para os próximos quatro anos”, disse.

http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2011/1/07/seagri-e-mda-tracam-planos-para-erradicar-pobreza-na-bahia

Governo nomeará em fevereiro grupo para criar política nacional de resíduos sólidos
O governo federal tem até junho de 2011 para elaborar proposta do Plano Nacional de Resíduos Sólidos que inclua metas de redução, reutilização, reciclagem de resíduos, aproveitamento energético e extinção de depósitos de lixo a céu aberto. O plano será elaborado por grupo de técnicos e dirigentes de 12 ministérios, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Segundo o MMA, a nomeação do grupo interministerial sairá até fevereiro de 2011.O funcionamento do grupo e do comitê são fundamentais para induzir a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelecida em lei no ano passado. De acordo com a Lei 12.305/2010, além do nível federal, estados e municípios deverão elaborar seus planos para reaproveitamento, tratamento e eliminação de lixo orgânico e inorgânico. O prazo é até agosto de 2012.

As unidades da Federação que não tiverem essas políticas definidas até a data não poderão utilizar recursos da segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para o tratamento de resíduos. O programa terá cerca de R$ 1,5 bilhão, alocados pelos ministérios do Meio Ambiente e das Cidades.

Além da exigência de políticas locais, a lei determina que até agosto de 2014 nenhum resíduo sólido seja mandado para aterros sanitários, apenas o material orgânico para compostagem (utilizável como adubo) ou para geração de energia (gás). Até essa data, não poderão funcionar mais os depósitos de lixo a céu aberto (lixões).


Para criar aterros sanitários, as cidades poderão fazer consórcios. Conforme Sérgio Gonçalves, a medida racionaliza o esforço dos municípios.

Os indicadores mundiais estimam que 60% do lixo produzido nas cidades são de material orgânico e 40% de inorgânico (34% reaproveitáveis).

FONTE;fonte; http://agenciabrasil.ebc.com.br/

Informação sobre saúde;

Idosos que caminham mais rápido vivem por mais tempo, aponta estudo

A velocidade de caminhada parece indicar quanto tempo e quão bem os idosos ainda irão viver. De acordo com especialistas da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, a estimativa dos anos de vida restantes para homens e mulheres aumenta com o crescimento da velocidade de caminhada após os 65 anos de idade, com ganhos mais significativos após os 75 anos.

Avaliando nove estudos incluindo um total de 34 mil pessoas com mais de 65 anos, os pesquisadores observaram que, quanto mais rápido uma pessoa caminha, mais anos com saúde ela pode ter. E a predição da sobrevida baseada na velocidade de caminhada seria tão precisa quanto as previsões baseadas em fatores adicionais como condições crônicas, histórico de tabagismo, idade, gênero, pressão arterial, índice de massa corporal e hospitalizações.

http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=8827&mode=browse

ATENÇÃO
A EQUIPE DO ESPETACULO PAIXÃO DE CRISTO, REALIZADO EM VALENTE ENTRE OS DIAS 01, 02 E 03 DE ABRIL DE 2010 CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIR O FILME DESTA APRESENTAÇÃO NA PROXIMA SEXTA-FEIRA, DIA 14 DE JANEIRO NA CASA DA CULTURA AS 19:30, TODOS OS ATORES E COLABORADORES DA PEÇA ESTÃO CONVIDADOS PARA PRESTIGIAR A EXIBIÇÃO E SE INFORMAREM SOBRE A PROXIMA APRESENTAÇÃO QUE ACONTECERÁ ESTE ANO.