03 de Dezembro de 2009 (Quinta-Feira)

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículo do dia;
Não temas o pavor repentino, nem a investida dos perversos quando vier.Porque o SENHOR será a tua esperança; guardará os teus pés de serem capturados.
Provérbios 3:25,26
Data comemorativa:
03. Dia Internacional do Portador de Deficiência

Informação sobre saúde:

Bahia terá 1,5 milhão de vacinas contra meningite
As vacinas contra a meningite meningocócica serão disponibilizadas à população baiana gratuitamente por meio das unidades de saúde do Estado. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (2) pelo governador Jaques Wagner, durante o seminário 15 anos do Programa de Saúde da Família (PSF), dentro do Encontro Baiano de Gestão do SUS, que foi iniciado segunda-feira (30) e segue até esta quarta-feira (2), no Fiesta Bahia Hotel, em comemoração aos 15 anos do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Brasil.

Segundo o governador, inicialmente, as vacinas serão aplicadas em crianças até cinco anos, podendo a iniciativa ser ampliada para outros grupos, caso haja necessidade. Serão investidos mais de R$ 30 milhões na compra de 1,5 milhão de vacinas, que devem chegar à Bahia em janeiro, com recursos do Estado e do Ministério da Saúde. A aplicação deve ser realizada em todas as crianças da Bahia.

MANCHETE:

Grupo Santander Brasil e Aliança Empreendedora aprovam projeto da Fundação APAEB

O Grupo Santander Brasil em parceria com a Aliança Empreendedora aprovou o Projeto Germinar elaborado pela Fundação APAEB.

A seleção foi feita através do edital lançado no mês de setembro, para a seleção de organizações sociais sediadas em território nacional que executam ações de apoio a microempreendimentos e grupos produtivos comunitários liderados e formados por mulheres de regiões de baixa renda.

Somente organizações sociais sem fins lucrativos, brasileiras, devidamente formalizadas, que tenham como foco de atuação o apoio ao empreendedorismo comunitário e à geração de trabalho e renda, poderiam participar da seleção.

Por ter este perfil a Fundação APAEB, conseguiu a aprovação do Projeto Germinar, que tem por objetivo o desenvolvimento rural sustentável, beneficiando jovens e mulheres, com a criação de novas alternativas de geração de renda para a convivência com o semi-árido.

O Projeto Germinar foi escolhido entre os 239 projetos inscritos, os quais apenas cinco foram selecionados em todo o país, através de três etapas distintas de avaliação, a primeira avaliou-se o projeto enviado, a segunda a Fundação APAEB através da Gestora Educacional, Virgínia Araújo, participou de uma entrevista por via telefônica de aproximadamente 40 minutos e, por último, visita in loco, ou seja, a equipe da Aliança Empreendedora visitou, no dia 05 de novembro, os grupos que farão parte do projeto.

Os projetos selecionados receberão apoio financeiro e metodológico para a melhoria e ampliação de seu trabalho e impacto.

Serão fornecidos:

• Aporte financeiro de até R$ 40.000 (quarenta mil reais), que deverá ser utilizado em um período de 12 meses, para a execução do projeto;
• Treinamento e acompanhamento para implantação da metodologia “Sistema de Acessos”;
• Oficinas de gestão, produção e design;
• Acesso a canais de comercialização, plataformas web, parcerias e organizações no Brasil dedicadas à causa da inclusão empreendedora.

Segundo a Gestora Educacional da Fundação, quem coordenará o projeto, Virgínia Araújo, serão beneficiados dois grupos/empreendimentos de Valente (Grupo de Jovens da Comunidade de Cabochard e o Grupo de Mulheres - Sabores da Terra da Comunidade de Papagaio) e um grupo/empreendimento em Santa Luz (Associação das Mulheres Felizes de Pereira, no Povoado de Pereira).

Para nós é uma imensa alegria ter este projeto aprovado, pois concorremos entre muitos projetos para conseguirmos chegar até a final e ainda consegui ficar entre os cinco do Brasil, sem contar que vamos aprender novas metodologias para trabalhar com os grupos/empreendimentos envolvidos na perspectiva de fortalecê-los e desenvolvê-los cada vez mais. O Projeto Germinar faz nascer nos grupos uma nova esperança, afirma Virgínia Araújo.
Mais informações acesse: http://www.parceirosemacao.org.br/