Quarta -Feira, 12 de JANEIRO de 2011


Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 30 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.


Versículo do Dia;
Disse Jesus: Eu sou a videira verdadeira e o meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. JOÃO 15: 1,2.


Manchetes do Dia:
Produtos orgânicos sem certificação podem ser excluídos de canais de venda
Prazo para cadastro no Ministério da Agricultura terminou no fim de dezembro; produtores devem agora procurar agências certificadoras

A exigência da certificação para os produtos orgânicos, em vigor desde o começo deste ano, pode significar a exclusão de uma grande parcela de produtores que ainda não conseguiram regularizar sua situação. O alerta é do gerente da Unidade de Atendimento Coletivo - Agroindústria (UAGRO) do Sebrae, Paulo Alvim.

A procura pelos chamados alimentos saudáveis tem impulsionado nos últimos anos a produção de produtos sem agrotóxicos e fertilizantes no Brasil. Hoje o cultivo de orgânicos representa uma das principais fontes de renda para os produtores. Nem todos, porém, têm sua produção certificada.

“O número de certificações aumentou, mas o mercado está em plena expansão. Esses produtores que não conseguiram o certificado podem ficar sem lugar para comercializar seus produtos; para eles, vão sobrar as feiras livres”, observou Paulo Alvim.

Documentação

Segundo o primeiro balanço do governo, 1,5 mil produtores já estão regularizados e outros 3,5 mil aguardam o final do processo de cadastramento.

Aqueles que ainda não se cadastraram precisam, agora, procurar uma agência certificadora credenciada pelo Ministério, arcando com os custos do procedimento. Sem a certificação, o produtor fica impedido de exportar ou vender seus produtos para supermercados, por exemplo. Ele pode, porém, vender em feiras livres ou diretamente ao consumidor, a domicílio. Mas, para isso, deve se cadastrar no hotsite do Ministério (www.prefiraorganicos.com.br).

O produtor que precisar de mais orientações sobre o processo de regularização pode também procurar as superintendências federais do Ministério da Agricultura.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851/ 3243-7852/ 8118-9821/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br

http://www.agenciasebrae.com.br/noticia.kmf?canal=199&cod=11285474

Aumenta para 16 número de estados com risco muito alto de enfrentar epidemia de dengue

http://agenciabrasil.ebc.com.br/home?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-4&p_p_col_pos=2&p_p_col_count=8&_56_groupId=19523&_56_articleId=3161655

Dica Culinária

Sanduíche de Forno de Presunto e Queijo

Rendimento: 15 porções

Ingredientes
2 pacote(s) de pão de forma sem casca(s)
1 kg de mussarela
1 kg de presunto sem capa de gordura
quanto baste de manteiga


Molho
1 litro(s) de leite
1 unidade(s) de cebola média(s)
100 gr de queijo ralado
3 unidade(s) de ovo


Modo de Preparo
Passe um pouco de manteiga em cada pão (sem a casca). Molhe ligeiramente no líquido batido. Coloque em um refratário untado camadas de pão, presunto e mussarela, sucessivamente. Na última camada, coloque apenas mussarela. Leve ao forno, pré-aquecido, por cerca de 30 minutos. Dica: Entre as camadas, pode-se colocar também champignon e palmito picados.

Molho
No liqüidificador , bata todos os ingredientes do molho e reserve.

http://cybercook.terra.com.br/receita-de-sanduiche-de-forno-de-presunto-e-queijo.html?codigo=3085