Terça-Feira, 02 de Fevereiro de 2010

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Data comemorativa;
02 · Dia do Agente Fiscal
02 · Dia de Iemanjá

Versículo do dia;
Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido ( sem sabor ou desagradável) , com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
Mateus 5:13

Dica de Beleza
Lápis é o cosmético multiuso do make

Item indispensável da nécessaire, o lápis é sinônimo de versatilidade para a maquiagem. Além de ter o poder de realçar os olhos e dar o toque final ao visual, ele pode ser utilizado para valorizar a boca, definir sobrancelhas e até fazer a função de blush para corar as bochechas. "Com diversas cores e texturas, ele incrementa desde o make do dia a dia até produções mais elaboradas", explica a maquiadora Janaina Ferreira, do Studio Prime Hair e Beauty, de São Paulo.
A seguir, ela dá dicas de como usar esse produto coringa.

Desenhe o bocão Para ter lábios dignos de Angelina Jolie, escolha um tom próximo ao do batom e faça o contorno seguindo o traço da boca, aplicando batom e gloss logo em seguida. Quando for cremoso, o cosmético também pode substituir o batom . "O lápis possui melhor fixação e dura muito mais tempo", explica a maquiadora.
Bochechas coradas
Esqueceu o blush tradicional em casa? Apostar no lápis de boca é a melhor pedida para acabar com a palidez das bochechas e conquistar um aspecto saudável e natural. Escolha um lápis com ponta grossa e macia e faça pontos nas maçãs do rosto sobre um creme hidratante. Utilize os dedos ou uma esponja para espalhar bem o produto.
Arco do triunfo
Invista na sobrancelha bem desenhada para levantar a expressão facial. Para dar fim às falhas, sem parecer artificial, preencha o local com lápis no tom o mais próximo possível que a da cor natural do cabelo. Mas, em geral, a melhor pedida para não errar a mão é o produto de cor marrom ou cinza . "O lápis preto marcará demais, deixando o visual carregado e artificial", afirma Janaína.
Modifique o olhar
- Olhar definido: para ter o mesmo efeito que o delineador, faça um traço com lápis rente aos cílios superiores e por cima da sombra.- Levante o olhar caído: passe o lápis partindo do meio dos cílios superiores até o canto externo do olho.- Diminua olhos grandes: com lápis preto, contorne a parte interna dos cílios inferiores. - Aumente olhos pequenos: use o lápis branco para fazer o contorno interno dos olhos .- Ilumine o olhar e disfarce olheiras: com lápis branco, faça um ponto de luz no canto interno do olho.
http://www.minhavida.com.br/conteudo/5443-Lapis-e-o-cosmetico-multiuso-do-make.htm

Informação sobre saúde;
Vacinação contra meningite C começa nesta quarta-feira
A campanha de vacinação contra meningite C começa amanhã em Salvador e demais cidades da Região Metropolitana (RMS), além de Santo Amaro, Conde e Saubara. Nas outras 401 cidades do Estado, as vacinas chegarão em março.
A campanha se restringe a crianças de 2 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, faixa etária que apresenta maior risco de morte por meningite. Até novembro passado, foram registrados 18 óbitos de crianças de um a quatro anos, 13 pela meningite tipo C, segundo dados da Diretoria de Informação em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado. No total, foram 415 casos.
As crianças de 1 ano recebem duas doses da vacina, com intervalo de 60 dias. Após 12 a 15 meses, uma terceira dose será aplicada. Para as maiores, a aplicação de uma vacina é o indicado. É importante que os pais levem a caderneta de vacinação de seus filhos.
A Sesab comprou 1,5 milhão de vacinas distribuídas em três lotes, que serão enviados pelo laboratório fabricante em períodos diferentes. “O objetivo é vacinar 1,3 milhão de crianças da faixa etária da campanha”, revela a coordenadora do programa estadual de imunização, Fátima Guirra.
A opção pela capital e RMS para o início da campanha foi feita devido à quantidade de casos que as cidades apresentaram em 2009. Apenas em Salvador, foram registrados 109 dos 192 casos de meningite. O crescimento, comparado a 2008, foi de 95%. O número expressivo de pessoas contaminadas fez com que a campanha fosse ampliada e antecipada na Bahia. No Brasil, as crianças de até 2 anos começam a serem imunizadas a partir de agosto.
Em março, os postos de saúde dos outros 401 municípios recebem os lotes da vacina. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) ainda não definiu o plano de ação contendo datas e locais.

MANCHETES:
Sisal com novo preço mínimo anima produtores e líderes comunitários
A autorização foi publicada Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira (29), na Portaria Interministerial Nº 26.
A comercialização do sisal ou agave, fibra biodegradável que sofre forte concorrência das cordas sintéticas, terá apoio do governo com a realização de leilões do Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A autorização foi publicada Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira (29), na Portaria Interministerial Nº 26.
Trata-se de um incentivo para que os produtores de sisal se mantenham na atividade sem vender a fibra por um preço abaixo do mínimo, resume a chefe da Divisão de Acompanhamento de Fibras e Oleaginosas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Andressa Beig. Ela lembra que, na safra 2009/2010, o preço mínimo do sisal foi elevado, de R$ 0,99 para R$ 1,04 por quilo.
Beig observa ainda que a cultura do sisal tem um grande impacto na economia nordestina, principalmente pela capacidade de tornar produtivas regiões semi-áridas, com baixo índice de desenvolvimento humano. Dados divulgados pela Conab indicam que a cultura desta fibra beneficia cerca de 700 mil trabalhadores, gerando emprego e renda.
Sisal - O Brasil é o maior produtor do mundo, com cerca de 100 mil toneladas por ano (43% do mercado), seguido por China (24%) e Tanzânia (13%). O sertão baiano concentra 90% da produção brasileira, com destaque para as cidades de Valente e Coité. Em 2009, o governo comprou 11 mil toneladas de sisal, totalizando 22 mil toneladas estocadas.
PEP - O Prêmio para Escoamento de Produto assegura o preço mínimo ao produtor. O governo paga o prêmio ao comprador que garanta ao agricultor o preço mínimo e o envio do produto para região pré-determinada, de acordo com as necessidades de abastecimento. Com esse mecanismo, o governo conduz uma política complementar para as regiões deficitárias e melhora a distribuição dos produtos agrícolas, sem necessidade de comprá-los.
Para o secretário da Agricultura, João Barreto Neves (dest) é necessário que a CONAB tenha uma estrutura de armazenamento e o governo facilitar a implantação de indústrias que utilizem o sisal como matéria prima, pois a China ta ganhando da gente, lamentou Barreto.
Para Ismael Ferreira, da APAEB, os movimentos sociais da região sisaleira tiveram duas vitorias recentemente.
A primeira foi de garantir que o programa do governo federal para aquisição da fibra do sisal chegasse realmente aos pequenos produtores, tirando os atravessadores do caminho, que vinham ficando com a maior parte dos recursos. Qualquer produtor poderá entregar sua produção a CONAB, bastando procurar a EBDA ou Sindicato dos Trabalhadores Rurais do seu município.
A segunda foi à equalização dos preços, depois de muitos meses de negociação. Com o novo procedimento, que deverá começar no próximo mês, a CONAB passa a pagar a diferença do preço de mercado para o preço mínimo.
Esse mecanismo, segundo Ismael , facilita todo processo, já que os produtores poderão entregar a fibra nos locais que vendem tradicionalmente, esses lhe pagariam o preço mínimo e comprovando depois, a CONAB reembolsaria a diferença. Além dessa vantagem que facilitaria o acesso dos produtores, as batedeiras e indústrias se tornariam mais competitivas e poderiam vender a fibra, evitando a armazenagem de grandes volumes.
Por: Valdemí de Assis
CALILA NOTÍCIAS