Sexta-Feira, 09 de Abril de 2010

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículo do dia;
Assim diz o SENHOR que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó Jacó, servo meu, e tu, Jesurum, a quem escolhi.
Isaias44.2


ANIVERSARIANTES
JARLAN SIMOES RODRIGUES /FIAÇÃO


PREVISÃO DO TEMPO

Fim de semana com tempo chuvoso em toda a Bahia

Muita nebulosidade e chuvas significativas no litoral leste (regiões Nordeste, Sul e Recôncavo, incluindo capital e região metropolitana) estão previstas para este fim de semana (de sexta-feira a domingo). É que a passagem do sistema frontal pelo setor sul do Nordeste do Brasil, associado ao calor e à umidade elevada, favorece a ocorrência de áreas de instabilidade na maior parte da Bahia.

Esse mesmo sistema também deve continuar influenciando as condições do tempo nas regiões Norte, Chapada Diamantina, Oeste e São Francisco, deixando o céu nublado com chuvas moderadas. Para a região Sudoeste, a previsão será de céu parcialmente nublado com chuvas fracas.

A partir do sábado (10), espera-se uma diminuição tanto na intensidade das chuvas quanto nas temperaturas em todas as regiões do estado. Temperaturas mais elevadas, com máximas de até 31°C, estão previstas para as regiões do Recôncavo, Norte, Nordeste, São Francisco e Oeste, enquanto que as mínimas podem chegar aos 19°C e devem ser registradas em áreas isoladas das regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste.

http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2010/copy3_of_01/08/fim-de-semana-com-tempo-chuvoso-em-toda-a-bahia

Em Valente, Muitas nuvens com curtos períodos de sol e pancadas de chuva com trovoadas. A temperatura varia entre a máxima de 31 e a mínima de 22 graus, a probabilidade de chuva é de 90%.de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos CPTEC. www.cptec.inpe.br ou www.tempoagora.uol.com.br

Informação sobre saude ;
Cárie pode ser transmitida até pelo contato salivar
Comumente interpretada como resultado de uma escovação inadequada e pela ingestão de sacarose (açúcar), a cárie também pode ser transmitida por um simples contato salivar. O ato de beijar, compartilhar talheres, a socialização da mesma escova de dente e até mesmo o hábito materno de experimentar a papinha do bebê, podem ser decisivos na transmissão dos micro-organismos da cárie (Streptococus do grupo mutans).

“As milhares de bactérias da boca se “hospedam” na saliva. E, com o micro-organismo Streptococus Mutans não é diferente. Encontrado na placa dentária de pessoas infectadas e de natureza contagiosa, a cárie utiliza o “canal” saliva para comprometer a saúde bucal. E quando a boca não saudável, que oferece condições favoráveis para essas bactérias se desenvolverem, recebe a saliva pelo contato, a contaminação acontece”.

As cáries dentárias são placas bacterianas que produzem ácidos que corroem os dentes, formando uma perfuração de cor escura, que pode provocar dores, inchaço e até a perda dos dentes. No entanto, o especialista faz uma observação: “Mesmo havendo o contato salivar de uma pessoa que possui cárie com outra que não tem, o micro-organismo só irá se proliferar, se houver um ambiente propício para isso, ou seja, se a saúde bucal da outra pessoa estiver precária”, ressalta.

Um dos problemas mais comuns encontrados na boca das pessoas, a cárie é uma grande preocupação dos especialistas em saúde bucal. Dados do estudo realizado na UFSC (Universidade de Santa Catarina), apontam que quase 40% dos adolescentes brasileiros, entre 15 e 19 anos, já perderam ao menos um dente e em 93% dos casos a perda foi provocada por uma cárie.

A prevenção é a melhor maneira encontrada pelos dentistas para se combater o problema causado pelo micro-organismo Streptococus Mutans. Uma higiene bucal adequada, com o uso de escova, fio dental e flúor é essencial. “A boca saudável não permite ação da cárie”.
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/carie.htm

ACONTECE

CAPACITAÇÃO
Teve inicio ontem no auditório da APAEB a capacitação em Design para artesãs dos grupos acompanhados e equipe técnica da Fundação APAEB,. Esta ação faz parte do Projeto Germinar, uma parceria entre FUNDAÇÃO APAEB, ALIANÇA EMPREENDEDORA de Curitiba E BANCO SANTANDER.

Projeto Sexta-feira
Com Miserávões
As 21 hs no clube da APAEB