Segunda-Feira, 25 de JANEIRO de 2010

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículo do dia;

Provérbios 18.21, A morte e a vida estão no poder da língua.

Mateus 15; 11, O que sai da boca isto sim contamina o homem

Informação sobre saúde:
Vírus da dengue pode levar a transtornos neurológicos.
Durante a epidemia de dengue de 2002, muitos pacientes não diagnosticados com a doença deram entrada nos hospitais da rede pública com quadros neurológicos. Segundo a neurologista Marzia Puccioni-, não se tratava de coincidência. Como mostrou na pesquisa que coordena na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a presença do vírus da dengue pode desencadear doenças neurológicas, como a encefalite, a meningite, ou a síndrome de Guillain-Barrè.

Para confirmar e também compreender melhor a associação entre a infecção pelo vírus da dengue e as manifestações neurológicas, o estudo pesquisou a produção de anticorpos contra o vírus no sistema nervoso. Essa confirmação não apenas facilita o diagnóstico precoce das doenças associadas à dengue, como permite que se trace um tratamento mais eficaz.

Entre os casos de dengue provocados pelos vírus da dengue (dos tipos 2 e 3), de 1% a 5% evoluem para doenças neurológicas. Isso tanto pode acontecer pela atuação direta do vírus sobre o sistema nervoso, provocando inflamações – como no caso da mielite e da encefalite –, quanto pelo desenvolvimento de doenças neurológicas devido a uma reação imunológica, cujos sintomas costumam surgir cerca de um mês depois da contaminação pelo vírus.

Pacientes diagnosticados com essas doenças neurológicas associadas à dengue, no entanto, não devem preocupar-se demais. Em geral, elas são benignas. "Tratamos as manifestações neurológicas com medicamentos específicos e os sintomas tendem a desaparecer em alguns dias, sem deixar sequelas", tranquiliza a pesquisadora, embora situações mais graves possam eventualmente ocorrer. Ela esclarece ainda que nos casos de Guillain-Barrè uma doença autoimune, precedida por uma infecção, provocada muitas vezes pela entrada de um vírus no sistema nervoso, associada à dengue, segue durante 15 a 20 dias.

Depois desse processo, os pacientes evoluem com melhora e não há quaisquer consequências. "Apenas num único caso de mielite, entre os que estudamos, houve a perda de força nos membros inferiores, que se manteve por um ano, como seqüela da doença neurológica", diz.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2010/01/22/virus-da-dengue-pode-levar-a-transtornos-neurologicos.jhtm

MANCHETES:
Mais de 500 mil agricultores aderem ao Garantia-safra
A adesão dos agricultores familiares do Semiárido brasileiro ao Programa Garantia-Safra no ano agrícola 2009/2010 já chegou à marca de 583.849 inscritos, ultrapassando, assim, a adesão dos agricultores na safra anterior, que foi de 553.225.

Para a grande parte dos estados que participam do Programa, o período de adesão já encerrou: Ceará, Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Paraíba e regiões 1 da Bahia e Pernambuco. Para os agricultores familiares da região 2 de Pernambuco, o prazo segue até 25 de janeiro. Já para os estados de Alagoas e Sergipe as inscrições estão abertas até 17 de fevereiro.

O Garantia-Safra é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), executada em conjunto com prefeituras e governos estaduais, para atender as famílias agricultoras do Semiárido brasileiro que vivem em municípios que tiveram perda de, pelo menos, 50% da produção agrícola por causa da seca ou do excesso de chuvas.

Trata-se de um seguro de renda mínima, ou seja, no caso de perda comprovada, os agricultores que participam do Programa recebem R$ 600 por agricultor familiar, pagos em quatro parcelas.
Para a coordenadora-geral do Garantia-Safra, Dione Freitas, o aumento nas adesões ano a ano refletem a maior compreensão pelos agricultores da importância do Programa. Além disso, Dione destaca o trabalho de parceria com os governos estaduais, prefeituras e extensão rural para a divulgação do Programa. “O Garantia-Safra permite que o agricultor plante com tranquilidade”, diz.

Como participar

Para participar do Garantia-Safra é preciso que agricultores, prefeituras e governos estaduais se inscrevam no programa. Para os estados participarem, é necessária a assinatura de um Termo de Adesão junto à União. Quanto aos municípios, é feita uma assinatura do Termo de Adesão junto aos governos estaduais. Além disso, é preciso estar em dia com o Fundo Garantia-Safra. Já o agricultor precisa procurar as empresas estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) ou os sindicatos de trabalhadores rurais do município e obter as orientações.
O primeiro passo para o agricultor é a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), na versão eletrônica. Mesmo aquele que já tenha a DAP eletrônica deve procurar a empresa de Ater ou o sindicato para atualizar as informações, como área e culturas que pretende plantar nesta safra, entre outras informações.

As informações prestadas pelo agricultor são verificadas por meio do Sistema Garantia-Safra para assegurar que os agricultores inscritos tenham o perfil do Programa. Após essa verificação, é disponibilizada uma lista com os nomes dos agricultores efetivamente inscritos para homologação pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).
Os agricultores familiares homologados são convocados pela prefeitura para receber o boleto bancário referente à adesão ao Garantia-Safra. Cada estado e município possui uma cota anual de agricultores a serem atendidos pelo programa, que é definida pelo comitê gestor do Garantia-Safra.

O Garantia-Safra
Para participar, o agricultor deve cultivar arroz, feijão, milho, algodão ou mandioca, em áreas de, no máximo, dez hectares, e ter renda bruta mensal de até um salário mínimo e meio por família. Para fazer parte do Garantia-Safra, tanto os agricultores beneficiários, quanto estados e municípios, precisam cumprir algumas etapas, definidas pela Lei nº 10.420, de abril de 2002, que instituiu o programa.
http://www.mda.gov.br/portal/index/show/index/cod/134/codInterno/23203


Matrícula para cursos técnicos começa nesta segunda
A confirmação da matrícula para os jovens e trabalhadores contemplados no sorteio eletrônico para os cursos técnicos de nível médio da rede estadual de educação, modalidade subsequente, começa, nesta segunda-feira (25), e prossegue até sexta (29). Para se matricular, o aluno deve se dirigir ao Centro Estadual, Territorial ou unidades que ofertaram as vagas e para o qual se inscreveu e foi contemplado no sorteio eletrônico realizado no dia 18 de dezembro.

Para efetuar a matrícula, o aluno deve levar cópias do CPF, do histórico escolar e da cédula de identidade, sendo necessária a apresentação dos originais para a devida autenticação, e duas fotos 3/4. Os que concluíram o ensino médio em 2009, podem apresentar atestado de conclusão de curso, além dos demais documentos.

As aulas estão previstas para serem iniciadas no dia 22 de fevereiro.

- Antes de efetuar a matrícula, é preciso que o aluno confira a lista de classificação para saber se foi classificado de acordo com a quantidade de vagas ofertadas ou se entra no banco de reserva e aguarda alguma desistência. A lista está disponível no site da secretaria, http://www.sec.ba.gov.br/, clicando-se no banner banner Educação Profissional: Confira o resultado do sorteio!.
http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2010/01/22/matricula-para-cursos-subsequentes-de-25-a-29-de-janeiro

AVISOS
ATENÇÃO SOCIOS DA APAEB
A DIRETORIA EXECUTIVA DA APAEB AVISA QUE ACONTECERÁ ASSEMBLEIA NA PROXIMA SEXTA-FEIRA DIA 29 A PARTIR DAS 13 HORAS NO AUDITÓRO DA ASSOCIAÇÃO.
A PRESENÇA DE TODOS É INDISPENSAVEL.