Quinta-Feira, 14 de Outubro de 2010

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 30 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Data comemorativa:
14 • Dia Nacional da Pecuária

ANIVERSARIANTE:
Robson Araujo Cunha / Batedeira

Versículos do dia;
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2

Pensamento: Não seja moldado pelo mundo. É difícil obedecer este mandamento! É um lembrete de que o nosso pensamento é um dos lugares de maior luta espiritual. Pensar de maneira desleixada é mais que desleixo, é perigoso, porque somos alimentados constantemente por mensagens que distorcem a verdade de Deus e valores santos. Ao invés de ficar irado pelo fato de que o mundo age como o mundo, devemos ser transformados pela renovação das nossas mentes e fazer o que Paulo disse que fez -- levar todo pensamento, toda palavra, cativos para Cristo.

Manchetes do Dia:

Hoje tem cine + cultura na Casa Brasil  com o filme os esquilos sensação

Alvin, Simon e Theodore - estão de volta para um encore nesta hilariante sequela repleta de música, muita acção e ainda mais diversão para toda a família! os Esquilos fazem uma pausa na sua vida de estrelato e entram numa escola para conviver com outras crianças da sua idade. Mas depressa encontram concorrentes à sua altura quando conhecem um belíssimo e talentoso trio de esquilas,

Exibição hoje as 19h na Casa da cultura/ Casa Brasil
Classificação : Livre
Entrada: Gratuita

Não Perca!!


Programa de georreferenciamento vai mapear produção nacional de mel
Saber a origem dos produtos consumidos, identificando onde e por quem são fabricados. Seguindo tendência mundial, cada vez mais o consumidor brasileiro busca respostas para esses questionamentos, fazendo crescer as exigências de controle e segurança sobre os produtos e os apiários. Preocupada com isso, a Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), órgão maior do setor no País, tem trabalhado para implantação do Programa Nacional de Georreferenciamento e Cadastro de Apicultores (PNGEO).

"O Georreferenciamento e a rastreabilidade são assuntos imperativos para todos que querem se estabelecer de forma consistente e competitiva no mercado", observou o veterinário e coordenador do Programa Nacional de Georreferenciamento Apícola da Confederação Brasileira de Apicultura, Ricardo Lustosa Brito, no dia 12 de outubro de 2010, durante o 10º Congresso Iberolatinoamericano de Apicultura. O evento acontece até hoje (14/10/10), no Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte.

Segundo Lustosa, a CBA tem procurado estabelecer uma agenda estratégica para este tema, desenvolvendo parcerias que tornarão possível a consolidação de um avançado sistema de produção apícola no Brasil. Esta agenda tem como principal foco de atenção a implantação do PNGEO, cujo objetivo principal é promover o georreferenciamento, a rastreabilidade e a modernização da produção apícola no Brasil por meio de ações de mapeamento, diagnóstico, capacitação e regulamentação das atividades em todos os elos da cadeia.

Pesquisa mostra que cerca de 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo
Um estudo do Instituto Internacional de Investigação sobre Políticas Alimentares (IFPRI, na sigla em inglês) mostra que pelo menos 1 bilhão de pessoas sofrem de desnutrição no planeta. A situação é considerada grave na América Latina, especialmente na Bolívia, na Guatemala e no Haiti. As informações são da BBC Brasil. A pesquisa, intitulada Índice Global da Fome 2010, mostra que quase metade dos afetados pela desnutrição são crianças. Os níveis mais altos se encontram na África Subsaariana e no sul da Ásia.

O Brasil é considerado pelos pesquisadores como um caso de sucesso na questão do combate à fome. Segundo o estudo, entre 1974 e 1975, 37% das crianças brasileiras eram subnutridas. O índice caiu para 7% entre 2006 e 2007, melhora atribuída aos aumentos nos investimentos em programas de nutrição, saúde e educação ocorridos desde o fim da década de 70.

O estudo aponta também que o número de desnutridos voltou a crescer, após cair entre 1990 e 2006. A explicação é a crise econômica e o aumento nos preços globais dos alimentos. O IFPRI considera a situação "extremamente alarmante" em três países, todos africanos (Chad, Eritreia e República Democrática do Congo). Outros 26 países vivem situação "alarmante".

Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), um ser humano passa fome quando consome menos de 1.800 quilocalorias por dia, o mínimo para levar uma vida saudável e produtiva.

Com sede em Washington, o IFPRI é mantido pelo Grupo Consultivo de Pesquisas Internacionais em Agricultura (CGIAR, sigla em inglês), que é uma aliança de 64 governos, fundações privadas e organizações regionais. O objetivo do instituto é buscar soluções sustentáveis para acabar com a fome e a miséria no mundo.



Informação sobre saúde :

Azeite de oliva pode ajudar no combate à obesidade, aponta pesquisa

Enquanto dietas ricas em gorduras saturadas são associadas à obesidade, outro tipo de gordura - conhecido por ácidos graxos monoinsaturados -, encontrado no azeite de oliva, é capaz de trazer sensação de saciedade, evitando comer mais do que o necessário, o que ajuda a combater o excesso de peso, segundo recente estudo da Universidade de Campinas (Unicamp).

De acordo com os pesquisadores, a ingestão excessiva de gorduras saturadas promove lesão de uma região do cérebro chamada hipotálamo, responsável pelo controle da fome e do gasto energético. Sendo assim, as pessoas expostas a essa dieta passam a consumir mais calorias do que gastam, tornando-se obesas. Por outro lado, a gordura presente no azeite pode impedir essa inflamação, além de aumentar a produção do hormônio GLP1 no intestino, promovendo a saciedade e ajudando a evitar a obesidade.

Além de ser usado contra a obesidade, o azeite também tem ação antioxidante - que ajuda a retardar o envelhecimento da pele -, reduz o colesterol e previne doenças cardiovasculares. Outros alimentos que também possuem os bons ácidos graxos são o óleo de canola, óleo de amendoim, amendoins, nozes, amêndoas e abacate.

As nutricionistas Thaís Souza e Natália Lautherbach, que não participaram da pesquisa, destacam que o ideal é consumir em torno de 15 ml a 30 ml por dia de azeite de oliva, que pode ser acrescido em saladas ou no prato já servido. Elas lembram que o azeite não deve ser aquecido, pois isso faz com que a boa gordura se transforme em saturada, o que não é bom para o organismo. Outra recomendação importante é que é preciso aliar o uso do azeite de oliva com um estilo de vida saudável e atividades físic