Quarta-Feira, 06 de JANEIRO de 2010

huConversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.


Versículo do dia;
De palavras de falsidade te afastarás, e não matarás o inocente e o justo; porque não justificarei o ímpio.
Também suborno não tomarás; porque o suborno cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos.
Êxodo 23;7e 8


Dica Culinária

Pão de nozes

Ingredientes
1, 650 quilo de farinha de trigo
400 g de nozes picadas
400 g de granola
300 g de aveia em flocos
250g de farinha de glúten
30g de sal fino
30g de açúcar
30g de melhoramento
30g de fermento biológico

Modo de preparo

Junte todos os ingredientes, exceto as nozes.
Coloque tudo para bater em uma batedeira, bata até o ponto de véu. Acrescente as nozes picadas e deixe bater por mais 2 minutos. Retire da batedeira, enrole a massa em formato de pão e asse em forno aquecido a 230 graus, por 25 minutos
http://www.minhavida.com.br/

Informação sobre Saúde:


Couve e espinafre fazem bem para a visão, diz pesquisa
Hortaliças e frutas de cor pode afetar o desempenho visual e podem evitar doenças dos olhos relacionadas com a idade, de acordo com um novo estudo publicado na revista no Journal of Food Science.
Segundo o estudo, realizado por uma equipe da universidade da Geórgia, Estados Unidos, estes alimentos contêm os carotenóides, que desempenham um papel importante na visão, além de terem um impacto positivo sobre a retina.
De cerca de 20 carotenóides encontrados no sangue humano, apenas a luteína e ( zeaquissantina) zeaxantina são encontradas no sistema visual, o que sugere que estes pigmentos possam desempenhar um papel especial na visão humana.
Segundo os pesquisadores, a luteína e zeaxantina podem ajudar a reduzir a incapacidade e o desconforto do brilho, o contraste e também podem aumentar o alcance visual. Os cientistas chegaram às suas conclusões depois de analisar vários estudos dos efeitos de luteína e zeaxantina no desempenho visual.
Os pesquisadores dizem que cerca de 600 carotenóides podem ser identificados na natureza, mas apenas uma fração é absorvida pelas pessoas. A luteína e ( zeaquissantina) zeaxantina são encontradas em couve e espinafre, entre outros vegetais.
Fonte: Journal of Food Science, Dezembro 2009.
http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=8428

MANCHETES:


Tecnologias de captação e disponibilização de água chegam ao semiárido
A qualidade de vida, a produção agrícola e a renda familiar de cerca de 1.500 famílias do semiárido baiano serão melhoradas com a implantação de tecnologias de armazenamento e captação de água e técnicas de irrigação sustentáveis.
Com investimento de R$ 8,2 milhões, o governo da Bahia, através do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), assinou convênio com nove organizações da sociedade civil vinculadas à Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) para desenvolver as ações do projeto Aguadas.
Até novembro deste ano, serão implantados em 70 municípios de 16 territórios de identidade 620 barreiros-trincheira, 322 limpezas de aguadas, 130 cisternas de enxurradas e 33 bombas d’água populares para dessedentação de animais. Entre outros benefícios, esses mecanismos vão garantir o aproveitamento máximo das águas de chuva que caem no semiárido.
Além do governo estadual e das famílias, participam das tomadas de decisão do Aguadas as comissões municipais, formadas por organizações das prefeituras locais, e as comissões comunitárias.
O semiárido baiano apresenta uma média pluviométrica anual de 750 milímetros e em determinadas regiões é inferior a 400 milímetros. Segundo estudos hidrológicos, essas chuvas são suficientes para suprir as demandas hídricas das populações, mas a falta de aproveitamento dessa água é causadora da escassez hídrica na região.
“Mais do que combater a seca, deve-se conviver com o clima, aproveitando a época das chuvas para armazenar água e poder aproveitar com tranquilidade o período de estiagem. Também é fundamental capacitar a população local para uma relação de convivência harmoniosa e sustentável com o clima da região”, disse o diretor-geral do Ingá, Julio Rocha.
http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2010/01/05/tecnologias-de-captacao-e-disponibilizacao-de-agua-chegam-ao-semiarido

Novo salário mínimo tem impacto positivo na economia baiana
Em vigor desde o dia 1º de janeiro, o novo salário mínimo no valor de R$510,00 irá representar impacto significativo na economia baiana, considerando que o estado é o segundo do país com maior número de trabalhadores que ganham o piso mínimo. A expectativa é do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, que informa ter a Bahia 186.869 trabalhadores formais ganhando um salário mínimo, atrás de Minas Gerais, com 192.805. Os dados são da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2008.
O secretário explica que este é o número de empregados formais. “Considerando que, na Bahia, 46,8% dos empregados não têm carteira assinada, significa dizer que há um contingente expressivo de trabalhadores informais que tem sua remuneração baseada no valor do salário mínimo”, diz Vasconcelos, observando que a valorização do salário mínimo tem sido uma estratégia importantíssima para o crescimento da economia regional.
http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2010/01/05/novo-salario-minimo-tem-impacto-positivo-na-economia-baiana

ACONETECE

Casa da Cultura/casa Brasil, apresenta:
Cine + Cultura
Com o filme
2012

UMA AVENTURA ÉPICA SOBRE UM CATACLISMO MUNDIAL QUE PROVOCA O FIM DO MUNDO, O FILME CONTA A LUTA DOS SOBREVIVENTES.

Quer saber um pouco mais sobre esta história? então assista o filme 2012, que será exibido na próxima quinta-feira dia (07) as 19 hs na casa da cultura.

Direção: Roland Emmerich
Gênero: Aventura
Duração: 158 min.

Classificação lndicativa; 16 anos

Projeto Sexta-Feira 08-01-2010
Com Artur Duarte
As 22 horas no clube da APAEB
Não Perca!