Quinta-Feira, 11 de Março de 2010

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículo do dia;
O reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Romanos
14:17


Manchetes do Dia;

Informações da AGECOM

BID considera programa baiano de apoio aos APLs o mais avançado do país
O programa baiano de apoio aos arranjos produtivos locais foi considerado como o mais avançado do país, a avaliação é dos representantes do banco interamericano de desenvolvimento, que estão em salvador para acompanhar o andamento do programa de fortalecimento da atividade empresarial, que tem recursos da instituição.

Os arranjos produtivos são conjuntos de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outras organizações como governo, associações empresariais, instituições de crédito,ensino e pesquisa.

São beneficiários do Progredir os APLs de Tecnologia da Informação, na Região Metropolitana do Salvador (RMS), Transformação Plástica, também na RMS, Confecções, na RMS e em Feira de Santana, Fruticultura, em Juazeiro e Vale do São Francisco, Cadeia de Fornecedores Automotivos, na RMS, em Feira de Santana e no Recôncavo, Turismo, na Zona do Cacau, Piscicultura, em Paulo Afonso, Derivados da Cana-de-Açúcar, na Chapada Diamantina, Caprinovinocultura, em Senhor do Bonfim e Juazeiro, Rochas Ornamentais em Ourolândia, Jacobina e Lauro de Freitas, e Sisal, em Serrinha, Valente e outros municípios da região sisaleira.

A prorrogação do contrato entre Governo do Estado e o BID, que seria encerrado em dezembro, será definida em outubro próximo. Até junho, haverá uma nova reunião entre os representantes do BID para uma nova avaliação do andamento do Progredir.
http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2010/copy2_of_01/10/bid-considera-programa-baiano-de-apoio-aos-apls-o-mais-avancado-do-pais

Mais de mil inscritos na III Conferência de Ciência, Tecnologia & Inovação

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) encerrou, na ultima quarta-feira (10), as inscrições para a III Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada de 15 a 17 deste mês, na Fundação Luís Eduardo Magalhães, em Salvador. No total foram inscritas 1.012 pessoas.

O evento terá a participação de representantes dos 26 territórios de identidade e de comunidades rurais, indígenas e quilombolas, além de pesquisadores, acadêmicos e empresários. O tema central é Desenvolvimento Sustentável da Bahia.

A Conferência incluirá debates sobre inovação tecnológica nas empresas, matriz energética, ações eficientes de popularização da ciência, capacitação profissional, formação e permanência de doutores, inclusão digital e desenvolvimento social.

Os conferencistas devem também aprofundar as discussões sobre o Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para o Nordeste como forma de alavancar o desenvolvimento sustentável da região e combater as perdas de recursos dos Fundos Setoriais.

http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2010/copy2_of_01/10/mais-de-mil-inscritos-na-iii-conferencia-de-ciencia-tecnologia-inovacao

Informação da Embrapa-semiárido

Pesquisa da Embrapa Semiárido busca enriquecer caatinga com umbuzeiros

Reflorestar a caatinga com umbuzeiro é como se o agricultor investisse numa espécie de poupança verde.
Nos sertões do Nordeste praticamente não existem plantas novas de umbuzeiro na caatinga. As adultas, em densidades que variam de 3 a 9 plantas por hectare, são encontradas em quantidades cada vez menores. Na Embrapa Semiárido (Petrolina - PE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ações de pesquisa e de desenvolvimento buscam reverter o declínio da população de plantas dessa espécie na vegetação nativa.

Uma delas é o projeto Enriquecimento da caatinga com umbuzeiro gigante, financiado com recursos do Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa (PAC Embrapa), e que prevê a implantação de 5 mil mudas de umbuzeiro em propriedades de agricultores familiares de municípios da Bahia (Juazeiro, Curaçá, Uauá e Canudos) e de Pernambuco (Petrolina, Afrânio, Dormentes, Ouricuri e Lagoa Grande). Atualmente, 70% das mudas já foram plantadas.

Segundo o engenheiro agrônomo da Embrapa,Francisco Pinheiro de Araújo a escolha dessa espécie para reflorestar a caatinga tem o nítido interesse de preservar uma planta que o escritor Euclides da Cunha considerava a "árvore sagrada do sertão". As ações do projeto coordenado por Francisco Pinheiro avaliam a melhor forma de implantar as mudas e de estimular nos agricultores e comunidades o cultivo como forma de reverter a devastação dessa fruteira nativa em muitos locais do sertão.

Os benefícios para os agricultores e suas comunidades, porém, não são apenas ambientais. Ele vê em várias experiências comunitárias incentivadas por organizações não governamentais e instituições públicas de pesquisa e de assistência técnica e extensão rural a gestação de empreendimentos que podem criar sólidas bases econômicas para a agricultura familiar nas áreas dependentes de chuva do Nordeste: o desenvolvimento de uma fruticultura de sequeiro com base em espécies nativas, principalmente o umbuzeiro.

Para o técnico da Embrapa, reflorestar a caatinga com umbuzeiro é como se o agricultor investisse numa espécie de poupança verde. Um pé de umbuzeiro produz, em média, de 80 kg a 300 kg de frutos por safra. No hectare instalado pelo projeto, com 50 plantas, o agricultor poderá, no mínimo, colher cerca de 4 toneladas. Uma quantidade dessa vendida hoje, mesmo in natura, gera uma renda considerável para os agricultores familiares.

A perspectiva, porém, é de uma renda ainda maior. O mercado para o fruto do umbu está crescendo e ficando diversificado. No sertão da Bahia, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) articula uma rede de pequenas fábricas de processamento de frutos de umbu e já exporta doce cremoso e geléia de umbu, dentre outros produtos, para a França, Áustria e Itália.

http://www.agrosoft.org.br/agropag/213611.htm

Dica Culinária;

Strogonoff de Frango

INGRDIENTES
2 colher(es) (sopa) de óleo de soja Sadia
1/2 unidade(s) de cebola ralada(s)
2 colher(es) (sopa) de Extrato de tomates Knorr
1/2 xícara(s) (chá) de leite desnatado
1 colher(es) (sopa) de catchup
1 colher(es) (chá) de mostarda
1 colher(es) (chá) de molho inglês
100 gr de champignon em conserva picado(s)
500 gr de peito de frango desossado Sadia em tiras
1/2 xícara(s) (chá) de maionese a base de leite
quanto baste de sal

MODO DE PREPARO
1 Em uma panela aqueça o óleo em fogo médio e refogue a cebola e o frango por cinco minutos ou até dourar.

2 Junte o extrato de tomate e o leite e deixe ferver por um minuto.

3 Acrescente o catchup, o molho de mostarda, o molho inglês e o cogumelo. Misture e cozinhe por um minuto

4 Adicione a maionese a base de leite e o sal. Misture até ficar homogêneo e cremoso. Sirva a seguir.

http://cybercook.terra.com.br/receitas_especial.php?codigo=EM30138312728

AVISO
Atenção Produtores
As inscrições de agricultores familiares para o programa Garantia Safra 2009/2010 encerram hoje dia 11 de março.

Para os agricultores terem acesso ao Garantia Safra devem comparecer a EBDA, munidos de DAP ou da Carteira de Identidade, CPF e um comprovante de posse ou propriedade da terra. As condicionantes para os produtores participarem do programa são renda bruta familiar mensal de até 1,5 salário mínimo, excluindo a aposentadoria rural, plantio em áreas não-irrigadas, entre 0,6 e 10 hectares, e adesão ao programa antes do plantio.

PROJETO SEXTA-FEIRA 12-03-010
COM A BANDA EU E VOCÊ
21HS NO CLUBE DA APAEB
NÃO PERCA!!

CINE + CULTURA
COM O FILME

Anahy de las Misiones (Missões Anahy)

Em meio à guerra dos farrapos uma mulher e seus filhos lutam para sobreviver. Foi inspirado na peça Mãe Coragem.

O elenco composto por Araci Esteves, Marcos Palmeiras, Dira Paes entre outros.

Classificação ;16 anos

Exibição Casa da cultura/Casa Brasil as 19 hs da quinta-feira dia 11, prestigie
Entrada gratuita.