Quinta-Feira, 18 de Março de 2010

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Versículo do dia;
E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre
os que tais coisas fazem.
Romanos2;2

Informação sobre saúde;
Ovo é antioxidante e ajuda a prevenir a degeneração macular
Estudos recentes mostram que o ovo é rico em ácidos graxos de boa qualidade como o linoléico, linolênico, DHA, EPA, carotenoides e colina. Além de ser fonte de proteínas, vitaminas e minerais.

A partir de sua composição, podemos até dizer que o ovo é protetor do coração.

E para comprovar isso, já existem pesquisas como a realizada pela Universidade de Minesota nos EUA, onde os pesquisadores demonstraram não haver relação entre o consumo regular de ovos (1 ou mais por dia) e o aumento da incidência de doenças cardiovasculares, como infarto e derrame. Em comparação aos que não consumiam.

Outro ponto que está sendo bastante estudado é a relação do ovo contra a degeneração macular, um problema que atinge entre 20-25% dos brasileiros com mais de 65 anos e que causa bastante desconforto e pode levar à cegueira a longo prazo. Existem duas substâncias antioxidantes, presentes em boa quantidade no ovo, e que são fundamentais para a saúde ocular e o tratamento dessa doença. Existem outros alimentos fonte dessas substâncias como couve, repolho, milho, etc., mas sendo elas lipossolúveis, isto é, solúveis em gordura, sua absorção é melhor unida à gordura, e o ovo é perfeito.

Benefícios da gema

E para finalizar os inúmeros benefícios, outro nutriente importante que tem no ovo é a colina. Essa vitamina que está presente na gema, é importantíssima na gravidez para o desenvolvimento do bebê e para a memória, pois ela participa da construção da membrana de novas células cerebrais e na reparação daquelas já lesadas e assim ajuda a manter a memória sempre em dia.

Mas com tudo isso, você deve estar pensando: Pronto vou comer no café, almoço e jantar ovo! Não é por aí, tenha uma alimentação balanceada, bastante colorida e inclua o ovo como uma opção de fonte de proteínas, vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes. Aproveite!

O modo de preparo é determinante tanto para o ovo quanto para uma série de alimentos, quando falamos se faz bem ou mal para a saúde. Mesmo com todos os benefícios não adianta nada comer ovo frito, dê sempre preferência ao ovo cozido ou pochê, aquele feito na água fervente e que fica com cara de frito, mas não tem nada de gordura.

http://www2.uol.com.br/vyaestelar/nutricaofuncional_ovo.htm
Dica Culinária;

Omelete light
Simples e nutritivo ele incrementa o seu prato

Rendimento: 1 porção
Calorias: 110 por porção

Ingredientes:
- 2 Claras
- 1 Gema
- 1/2 Tomate Picado
- 1/4 Cebola Ralada
- 1 Pitada de Salsa
- 1 Colher de café de margarina light
- 1 fatia média de queijo branco magro ou prato light
- Sal a gosto

Preparo:
Bater os ovos, acrescentar o queijo, o tomate, a cebola, o sal e a salsa. Colocar a margarina em uma frigideira antiaderente, despejar a mistura e cozinhar. Virar com a ajuda de 1 prato.

http://www.minhavida.com.br/conteudo/118-Omelete-light.htm?utm_source=news_mv_rec&utm_medium=10_03_12&utm_term=header&utm_content=tem_1&utm_campaign=omelete

Manchetes do Dia;

Informação do MDA
Oficinas discutem formação de extensionistas no Norte e Nordeste
O Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Dater/SAF/MDA) realiza na próxima semana duas oficinas. A primeira será nos dias 23 e 24, em Fortaleza (CE). A segunda, dias 25 e 26, em Belém (PA).

O objetivo é discutir a programação do curso de formação inicial para técnicos contratados pelas empresas estaduais de assistência técnica e extensão rural (Ater) para atuação dentro dos convênios do Pacto Federativo.

Em Fortaleza, estarão reunidos técnicos de oito estados do Nordeste que assinaram o Pacto: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em Belém, o encontro reunirá profissionais de quatro estados do Norte: Acre, Amapá, Amazonas e Pará.

As oficinas abordarão temas como os princípios e diretrizes da Política Nacional de Ater (Pnater) e a importância das políticas públicas para a agricultura familiar.

O Pacto Federativo é uma ação do Governo Federal para aceleração da redução das desigualdades sociais. Ele foi firmado entre os governadores do Norte e Nordeste e o presidente da República. O Pacto contempla diversas ações, entre elas, a ampliação dos serviços de assistência técnica e extensão para agricultores familiares.

http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=3845739
Informação do INCRA

Muda regra para o georreferenciamento de imóveis rurais
O processo de certificação de imóveis rurais se tornará mais rápido, devido às mudanças na Norma Técnica para o Georreferenciamento. Os proprietários rurais têm 30 dias para se adequar às novas regras, a partir da data da publicação da 2ª. Edição da Norma, que ocorreu em 4 de março. A certificação de imóveis rurais é obrigatória para fazendas acima dos 500 hectares.

O georreferenciamento informa as coordenadas geodésicas (medidas por meio de GPS) do perímetro do imóvel rural. A certificação de propriedades rurais evita sobreposição de áreas e a grilagem de terras.

O Incra/BA alerta que para os processos de certificação protocolados junto ao órgão antes da publicação da nova regra, vale a norma antiga. Já os que deram entrada ao pedido de certificação a partir de 4 de março, passa a seguir as novas determinações.

A mudança tornará mais ágil à análise das documentações necessárias para a emissão de certificação do imóvel rural. Por outro lado, a 2ª. Edição da Norma Técnica para o Georreferenciamento exige critérios técnicos mais rígidos para os profissionais que executam os trabalhos técnicos exigidos para a certificação.

Mudanças

Todas as peças técnicas passam a ser apresentadas em meio digital. Antes eram necessárias três vias de cada documento. Também, com a nova regra, basta uma declaração única de respeito de divisas. A medida dispensa a apresentação de declarações de reconhecimento de limites, que eram exigidas dos donos de fazendas vizinhas ao imóvel rural que buscava a certificação.

ACONTECE;

CINE + CULTURA
COM ANIMAÇÕES INFANTINS
LOCAL; CASA DA CULTURA;
HORARIO; 19 HS
CLASSIFICAÇÃO; LIVRE
NÃO PERCA!

PROJETO SEXTA-FEIRA 19-03-010
COM DEL E ALINE, DE RETIROLANDIA
A PARTIR DAS 21 HS NO CLUBE DA APAEB
PARTICIPE!