Quarta-Feira, 06 de Outubro de 2010

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 30 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.
Versículos do dia;

Confiai no SENHOR perpetuamente, porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna;
Isaías 26:4

Pensamento: Quando vemos uma montanha, nos sentimos pequenos, sabendo que ela é muito maior que nós e também que existe muito mais tempo do que nós. Mas, o Senhor existia antes de qualquer montanha e existirá depois que ela desaparecer. Ele é a única rocha de segurança e estabilidade. O nosso "sempre" só existe nele.

Manchetes do Dia:
Gente de Valor prioriza organização e geração de renda para desenvolver comunidades rurais

O Projeto Gente de Valor, foi planejado para promover o desenvolvimento de comunidades rurais nas áreas mais carentes do Estado da Bahia, com uma proposta, que prioriza a participação direta dos homens e mulheres do campo na decisão e escolha das ações a serem implementadas em suas comunidades, o projeto tem a meta de atender 90 mil habitantes dos 34 municípios das regiões nordeste e sudoeste com os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano – IDH.

O Gente de Valor é executado pela Sedir – Secretaria do Desenvolvimento e Integração Regional - através da CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, empresa vinculada à secretaria, A coordenação do projeto concluiu a capacitação de técnicos, que foram a campo fazer um diagnóstico completo das comunidades contempladas, descobrindo suas potencialidades e vocações, com vistas a otimizar as atividades produtivas, proporcionando a geração de emprego e renda.


O objetivo é melhorar as condições de vida da população rural pobre do semi-árido; Promover o processo de desenvolvimento social, cultural, produtivo e econômico ambientalmente sustentável; Criar condições efetivas de participação e empoderamento da população pobre do semi-árido; Assegurar a participação do jovem e a eqüidade de gênero e de raça/etnia entre outras.

“Hoje o Gente de Valor atua em dois focos principais um é a organização e o outro é a questão da geração de renda”, destacou o gerente do escritório local da CAR em Euclides da Cunha, Idvandro Nery de Brito.

Uma das ações do projeto é a formação profissional e capacitação para o trabalho; como parte deste processo foi realizado de 04 a 08 de outubro no Centro de Aprendizagem e Intercambio de Saberes - CAIS, localizado na fazenda madeira a 12 km da sede de Valente, o 3º modulo da formação para Agentes de Desenvolvimento Subterritorial - ADS, que envolve jovens de vários municípios do nordeste com idade entre 18 e 25 anos.

A capacitação foi ministrada por dois educadores do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA que trabalharam a teoria e pratica de temas como; criação animal, agroecologia, administração de entidades populares, e baú solidário.

“Nesta etapa trabalhamos mas a prática mostramos como produzir feno, compostagem e outras ações para que estes jovens possam socializar as informações de forma incentivar a permanência do homem no campo” declarou a colaboradora do eixo educação do IRPAA Alaíde Regia.

Nas aulas praticas os jovens participaram de atividades realizadas na Escola Família Agrícola- EFA e visitaram alguns setores da APAEB.

“Nestas capacitações tenho aprendido muito sobre como valorizar o meio ambiente, cuidar da água, das plantas, dos animais, aprendi que existem muitas barreiras, mas que agente pode superar se tiver força de vontade”, acredita o agente de desenvolvimento subterritorial, Guilherme Matos, residente do município de Quijingue.

Segundo a jovem Larissa de Jesus Souza residente do município de Cansanção a formação é muito importante por que é uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos para poder por em pratica.

Informação sobre saúde:

Óleo de peixe pode ajudar no tratamento da epilepsia, aponta estudo

Um composto comumente encontrado nos óleos de peixe - o famoso ômega-3, além de apresentar conhecidas propriedades anti-inflamatórias - reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares -, pode ajudar a tratar a epilepsia, segundo recente estudo apresentado no Congresso Brasileiro de Nutrologia, em São Paulo.

A epilepsia é um distúrbio cerebral provocado por descarga neuronal intensa e que produz disfunções motora, sensorial ou psíquica associadas à perda de consciência e convulsões. E o novo estudo sugere que a suplementação de ômega-3 poderia ser útil para esses pacientes.

Em testes no laboratório, cientistas da Universidade Federal de São Paulo mostraram que havia maior formação de novos neurônios no cérebro de ratos após ingestão de ômega-3 - um processo conhecido como neurogênese -, comparados a ratos com uma dieta padrão. Além disso, a ingestão de um grama por dia da substância foi associada a uma queda de 50% nos casos das crises epilépticas.

De acordo com o pesquisador Fulvio Scorza, estudos internacionais já vêm indicando que o ômega-3 é importante para o desenvolvimento cerebral e de tecidos nervosos em pessoas, mas é a primeira vez que se observa neurogênese induzida pelo uso da substância. "Esses resultados sugerem que pode ser indicada a suplementação alimentar com ômega-3 como antiepiléptico", ressalta o especialista.

Suplementação com ômega-3

Para médico nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), uma dieta rica em ômega-3 traz, ainda, melhora no ritmo cardíaco, reduz o nível de triglicérides e colesterol “ruim” (LDL) no sangue e previne a formação de coágulos. "Por ser conhecido há apenas algumas décadas, a Medicina ainda não desvendou todos os benefícios do ômega-3, mas ser chamado de 'gordura do bem' é justo", observa o especialista.

Segundo o médico, as principais fontes da substância são peixes de água fria, como sardinha, salmão, arenque, atum e anchova, mas já existem compostos suplementares eficazes. "E a ciência já trabalha no desenvolvimento de alimentos naturalmente enriquecidos com ômega-3, como uma soja em aprovação nos Estados Unidos", completa.

Dica Culinária

Bife Enrolado com Cenoura

Tipo de Culinária: Culinária Popular
Categoria: Pratos Principais
Subcategorias: Carnes
Rendimento: 1 porção

Ingredientes

100 gr de patinho em bifes
quanto baste de sal
1/2 unidade(s) de cenoura em palitos
1 colher(es) (chá) de óleo de soja Sadia
20 gr de tomate picado(s)
1 colher(es) (sopa) de cebola picada(s)
1 colher(es) (sopa) de salsinha picada(s)
1 colher(es) (sopa) de cebolinha verde picada(s)

Modo de Preparo

Bata a carne para amaciá-la. Tempere com sal e o Aji-no-moto.
Recheie o bife com a cenoura, fechando-o com um palito.
Faça um refogado com o óleo, o tomate e a cebola, colocando o bife. Deixe refogar por 5 minutos e acrescente 0.5 xícara (chá) de água para que a carne fique bem cozida.
Sirva o bife com molho formado no cozimento e, por cima, acrescente a salsinha e a cebolinha.

************************
Acontece:

Projeto Sexta Feira 08/10/10
Apresenta:
TINHO MASCARENHAS
As 22 Hs no clube da APAEB

Prestigie!!!

********************************
VOCÊ NÃO PODE PERDER

CINE + CULTURA DESTA SEMANA

Com os Filmes

Leonel Pé-de-Vento, Lúmen, Relacionamento e A noite do Vampiro

Exibição quinta-feira (07-010) a partir das 19 hs na casa da Cultura

Classificação: Livre
Entrada Gratuita