Terça-Feira, 31 de agosto de 2010

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 30 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Data Comemorativa:
31º • Dia da Nutricionista

Versículos do dia;
Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
Proverbios:3.5,6

Manchetes do Dia:
Pronaf integra a nova Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Na última semana, foi assinado o decreto nº 7.272/2010, que instituiu a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), prevista pela Lei 11.346/2006, Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan). O fortalecimento da agricultura familiar, povos indígenas e comunidades tradicionais é um dos objetivos dessa Política Nacional que visa promover a segurança alimentar e nutricional.
O decreto define diretrizes e objetivos da PNSAN e dispõe sobre a sua gestão, mecanismos de financiamento, monitoramento e avaliação, no âmbito do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

Políticas e programas relacionados à agricultura familiar integram o decreto e devem compor o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Entre eles, os programas: Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) e ações para regulação de preços dos alimentos, garantia de preços mínimos, entre outros.

Alguns dos objetivos específicos da Política Nacional abrangem a identificação dos fatores da insegurança alimentar e nutricional, a articulação de setores, o respeito à diversidade alimentar, a criação de instrumentos de exigibilidade, a proteção à agricultura familiar e à biodiversidade, o estímulo a sistemas alimentares sustentáveis de base agroecológica e a inclusão da soberania alimentar como política de Estado.
O decreto na íntegra encontra-se no site: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7272.htm

Informação sobre saúde;

Extrato de canela pode ser um aliado contra o diabetes, aponta pesquisa

Um extrato de canela solúvel em água pode ajudar a reduzir os níveis de glicose e, consequentemente, os riscos de diabetes e ataque cardíaco, segundo recente pesquisa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. De acordo com os autores, esses extratos podem aumentar de 13% a 23% as variedades e os níveis de antioxidantes, o que estaria relacionado à redução dos níveis de açúcar no sangue.
Avaliando 22 pessoas obesas com valores de glicose que os classificavam como pré-diabéticos, os pesquisadores descobriram que aqueles que passaram a tomar 250 mg de extrato de canela solúvel em água duas vezes por dia apresentaram, em 12 semanas, uma melhoria significativa no status de antioxidantes e nos níveis de glicose em relação aos valores iniciais e aos participantes que estavam tomando pílulas sem valor terapêutico.

Apesar de considerarem os resultados promissores, com a possibilidade de uma nova abordagem barata para a prevenção do diabetes, os especialistas destacam que mais estudos são necessários para confirmação e para desvendar os mecanismos envolvidos. “Apenas mais pesquisas nos dirão se o estudo apoia a ideia de que pessoas com sobrepeso ou obesidade podem reduzir o estresse oxidativo e a glicose no sangue ao consumir extratos de canela comprovadamente seguros e eficazes”, destacaram os autores, em artigo publicado na Revista do Colégio Americano de Nutrição.
http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=8652&mode=browse

Mais Noticias:

Cientista brasileiro da Unicamp descobre como coletar energia do ar
http://www.agrosoft.org.br/agropag/215395.htm

Planta para construção de frigoríficos da Seagri/Adab é referência no país
http://www.agrosoft.org.br/agropag/215400.htm