Quarta-Feira, 10 de Fevereiro de 2010

Conversa da gente - Um oferecimento da APAEB Valente – 29 anos, a missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo não pára.

Datas comemorativas;
10 . Dia do Atleta Profissional

Versículo do dia;
Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi.
Isaías 55:3

Informação sobre saúde;
Dores na coluna
A popularmente chamada dor na coluna pode vir de músculos, nervos, ossos, articulações ou outras estruturas na coluna vertebral. A dor pode ser constante ou intermitente, restrita a um local ou irradiar para outras áreas. A dor pode ser sentida no pescoço (podendo irradiar para os braços), coluna superior, ou na região lombar (podendo irradiar para as pernas).
Dor na coluna é um dos incômodos mais comuns da humanidade. Nos Estados Unidos a dor na região lombar, também chamada de lombalgia, é quinta causa mais comum de consultas médicas. Em torno de 90% dos adultos experimentam dor na coluna em algum ponto da vida, e 50% dos adultos que trabalham têm dor de coluna todos os anos.

Tratamento da dor na coluna
Nem todos os tratamentos para dor na coluna funcionam para os diversos casos e indivíduos na mesma condição, e muitos acham que precisam tentar varias opções de tratamento para descobrir o que funciona melhor. Apenas em uma minoria, estimada entre 1-10% dos casos, requer cirurgia. Geralmente acredita-se que alguma forma de alongamento e exercício físico consistente sejam um componente essencial dos programas para tratamento de dor de coluna.http://www.copacabanarunners.net/dor-na-coluna.html

MANCHETES:
Estatuto do Produtor Rural poderá ser aprovado ainda este ano
O produtor rural poderá ter em breve um estatuto que defina regras, deveres e direitos para os brasileiros que trabalham no campo. A ideia, a exemplo de outros estatutos como o da Criança e do Adolescente, é proteger os produtores rurais e conceituar o agronegócio dentro e após a porteira.
A nova legislação corrige questões mal definidas em várias legislações esparsas - incluindo o Estatuto da Terra e a Lei Agrícola - garantindo uma leitura mais fácil e objetiva para que o produtor possa ficar ciente de todos os direitos e obrigações em sua atividade.
O estatuto prevê ainda assistência técnica e extensão rural; assistência social e de saúde; acesso a terra e aos mercados com preços mínimos que garantam a cobertura dos custos de produção e crédito rural fácil. A proposta também define como infração à ordem econômica o abuso de poder de mercado contra os produtores.
O projeto que cria o Estatuto do Produtor Rural foi debatido na reunião de ontem (9/2) da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal. Tomou parte dos debates a advogada tributarista Marília Ferreira Guedes Vecci. Ela disse que o estatuto "é bem vindo" e que uma das maiores vantagens da proposição é a definição do que seja um produtor rural, inclusive com o reconhecimento do arrendatário e parceiro rural como produtor. Defendeu também uma fiscalização mais intensa por parte dos órgãos responsáveis no uso dos agrotóxicos no meio rural.
FONTE
Agência Senado
Cláudio Bernardo - Jornalista

Conab e IBGE estimam safra 2009/2010 como segunda maior da história
Conab e IBGE estimam safra 2009/2010 como segunda maior da história: O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, anuncia a quinta estimativa da produção de grãos da safra 2009/2010Créditos: Marcello Casal Jr/ABrA produção nacional de grãos da safra 2009/2010 deve chegar a 143,09 milhões de toneladas, de acordo com estimativa divulgada ontem (9/2) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume colhido deverá ser 5,9% superior aos 135,13 milhões de toneladas da safra passada, o que representará o segundo melhor resultado da história. Para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística o volume deverá chegar a 143,4 milhões de toneladas, 7,2% maior do que a safra anterior.
A diferença entre os dados divulgados pelo IBGE e pela Conab se deve aos períodos avaliados. O IBGE analisa a colheita de janeiro a dezembro, enquanto a Conab se baseia no chamado ano-safra, que vai de agosto a julho.
FONTE
Agência Brasil

Ingá recebe até sexta projetos para restauração de matas ciliares
Até esta sexta-feira (12), o Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) recebe projetos para seleção e celebração de convênio de restauração de matas ciliares e nascentes nas bacias hidrográficas em 21 macrobacias hidrográficas (regiões de planejamento e gestão das águas) na Bahia. Os convênios serão celebrados de maneira articulada entre as prefeituras e as instituições (pessoas jurídicas de direito público) e destas com organizações da sociedade civil.
Segundo o coordenador do Programa de Restauração e Conservação de Matas Ciliares e Nascentes do Ingá, Luís Barbosa, a chamada pública se justifica na necessidade de sensibilizar o poder público municipal dessas regiões para a restauração florestal e, consequentemente, para a manutenção da qualidade das águas.
Ele explicou que as matas ciliares funcionam como barreira natural para o material particulado (sedimento) que desce para o leito dos rios. Com a degradação da mata, há o excesso de material no leito. Esse excesso diminui a profundidade dos rios, o que pode provocar enchentes nos períodos mais chuvosos. “O grau de degradação das matas ciliares é grande e preocupante em nosso estado, pois temos importantes rios que apresentam redução de vazão (volume)”, disse Barbosa.
http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2010/02/09/inga-recebe-ate-sexta-feira-projetos-para-restauracao-de-matas-ciliares

ACONTECE;
Companhia Dallas de Rodeio promove grande festa de rodeio, no Clube da APAEB, o evento terá inicio na próxima sexta feira dia 12 e se estende até segunda-feira dia 15.
Não Perca!